A visão de currículo nos livros didáticos: o eletromagnetismo no Ensino Médio como exemplo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-27072018-141159/ |
Resumo: | No presente trabalho é desenvolvida uma análise do currículo que se pode inferir de três conjuntos de livros didáticos para o Ensino Médio, com especial atenção ao desenvolvimento dos conceitos de eletromagnetismo. A teoria de currículo de Michael APPLE foi tomada como principal recurso para essa análise. Inicialmente, é apresentado o desenvolvimento dos conceitos de currículo dominantes em diferentes períodos, considerando-se autores como TYLER, EISNER e chegando-se à teoria de currículo de Michael APPLE, que aborda a relação entre o currículo e fatores sociais como política, economia e cultura. Esses fatores externos são considerados ao se analisar diferentes temas relacionados aos currículos, como a legitimação do conhecimento através do livro didático, as influências da implementação de um currículo nacional ou de uma avaliação nacional, as características internas de uma escola, a reprodução do conhecimento e o comércio do livro didático. Depois de definir o referencial teórico faz-se breve histórico do currículo em livros didáticos de física no Brasil, entre eles os textos associados a projetos como o PSSC, FAI, PEF, PBEF e GREF. Essa abordagem leva em consideração a teoria de APPLE; ou seja, essa evolução é relacionada a fatores políticos, sociais e culturais de nosso país. Analisam-se então os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Exame Nacional do Ensino Médio e os exames vestibulares que são fatores específicos que hoje condicionam o Ensino Médio no Brasil. Por fim, faz-se uma análise do ensino dos conceitos de eletromagnetismo em três livros didáticos contemporâneos para o Ensino Médio como exemplo do uso do referencial teórico desenvolvido e da análise dos fatores condicionantes em nosso país. |
id |
USP_3d8e02775276181147c557956e2fb296 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-27072018-141159 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A visão de currículo nos livros didáticos: o eletromagnetismo no Ensino Médio como exemploA VISÃO DE CURRÍCULO NOS LIVROS DIDÁTICOS: O ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO COMO EXEMPLOCurrículoCurriculumEnsino de FísicaEnsino MédioHigh SchoolLivros DidáticosPhysics TeachingText BooksNo presente trabalho é desenvolvida uma análise do currículo que se pode inferir de três conjuntos de livros didáticos para o Ensino Médio, com especial atenção ao desenvolvimento dos conceitos de eletromagnetismo. A teoria de currículo de Michael APPLE foi tomada como principal recurso para essa análise. Inicialmente, é apresentado o desenvolvimento dos conceitos de currículo dominantes em diferentes períodos, considerando-se autores como TYLER, EISNER e chegando-se à teoria de currículo de Michael APPLE, que aborda a relação entre o currículo e fatores sociais como política, economia e cultura. Esses fatores externos são considerados ao se analisar diferentes temas relacionados aos currículos, como a legitimação do conhecimento através do livro didático, as influências da implementação de um currículo nacional ou de uma avaliação nacional, as características internas de uma escola, a reprodução do conhecimento e o comércio do livro didático. Depois de definir o referencial teórico faz-se breve histórico do currículo em livros didáticos de física no Brasil, entre eles os textos associados a projetos como o PSSC, FAI, PEF, PBEF e GREF. Essa abordagem leva em consideração a teoria de APPLE; ou seja, essa evolução é relacionada a fatores políticos, sociais e culturais de nosso país. Analisam-se então os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Exame Nacional do Ensino Médio e os exames vestibulares que são fatores específicos que hoje condicionam o Ensino Médio no Brasil. Por fim, faz-se uma análise do ensino dos conceitos de eletromagnetismo em três livros didáticos contemporâneos para o Ensino Médio como exemplo do uso do referencial teórico desenvolvido e da análise dos fatores condicionantes em nosso país.On this work we developed an curriculum analysis on three sets of didatic books fo rhigh school teaching, with special attention to the development of electromagnetism concepts. Michael APPLE\'s curriculum theory was taken as the main guideline for this analysis. Initially, the development of the concepts of curriculum are presented, considering authors such as TYLER, EISNER and finally APPLE that studies the relation between curriculum and social factors such as politics, economy and culture. Those external factors are considered while analyzing different subjects related to the curriculum, as the legitimation of the knowledge through the didactic book, the influences of the implementation of a national curriculum or evaluation, the internal characteristics of a school, the reproduction of knowledge and the commerce of didactic books. After defining the theoretical reference, we carried out a brief survey on the historical development of the curriculum and didactic books of physics in Brazil, dealing with texts related to projects such as PSSC, FAI, PEF, PBEF and GREF. This approach also takes into consideration the theory of APPLE; meaning that this discussion is related to political, social and cultural elements of our country. An analysis is then conducted on the National Curricular Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais), on the Nacional High School Examination (Exame Nacional do Ensino Médio) and on the university entrance examinations (exames vestibulares) which are the main factors that determine the high school teaching in Brazil. Finally, an analysis is made on three contemporary didactic books for high school, with special attention to the development of electromagnetism concepts, that exemplify the use of the developed theoretical referential and of the analysis of the condition factors in our country.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMenezes, Luis Carlos deOlguin, Giuliano Salcas2005-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-27072018-141159/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-27072018-141159Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A visão de currículo nos livros didáticos: o eletromagnetismo no Ensino Médio como exemplo A VISÃO DE CURRÍCULO NOS LIVROS DIDÁTICOS: O ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO COMO EXEMPLO |
title |
A visão de currículo nos livros didáticos: o eletromagnetismo no Ensino Médio como exemplo |
spellingShingle |
A visão de currículo nos livros didáticos: o eletromagnetismo no Ensino Médio como exemplo Olguin, Giuliano Salcas Currículo Curriculum Ensino de Física Ensino Médio High School Livros Didáticos Physics Teaching Text Books |
title_short |
A visão de currículo nos livros didáticos: o eletromagnetismo no Ensino Médio como exemplo |
title_full |
A visão de currículo nos livros didáticos: o eletromagnetismo no Ensino Médio como exemplo |
title_fullStr |
A visão de currículo nos livros didáticos: o eletromagnetismo no Ensino Médio como exemplo |
title_full_unstemmed |
A visão de currículo nos livros didáticos: o eletromagnetismo no Ensino Médio como exemplo |
title_sort |
A visão de currículo nos livros didáticos: o eletromagnetismo no Ensino Médio como exemplo |
author |
Olguin, Giuliano Salcas |
author_facet |
Olguin, Giuliano Salcas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Menezes, Luis Carlos de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Olguin, Giuliano Salcas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Curriculum Ensino de Física Ensino Médio High School Livros Didáticos Physics Teaching Text Books |
topic |
Currículo Curriculum Ensino de Física Ensino Médio High School Livros Didáticos Physics Teaching Text Books |
description |
No presente trabalho é desenvolvida uma análise do currículo que se pode inferir de três conjuntos de livros didáticos para o Ensino Médio, com especial atenção ao desenvolvimento dos conceitos de eletromagnetismo. A teoria de currículo de Michael APPLE foi tomada como principal recurso para essa análise. Inicialmente, é apresentado o desenvolvimento dos conceitos de currículo dominantes em diferentes períodos, considerando-se autores como TYLER, EISNER e chegando-se à teoria de currículo de Michael APPLE, que aborda a relação entre o currículo e fatores sociais como política, economia e cultura. Esses fatores externos são considerados ao se analisar diferentes temas relacionados aos currículos, como a legitimação do conhecimento através do livro didático, as influências da implementação de um currículo nacional ou de uma avaliação nacional, as características internas de uma escola, a reprodução do conhecimento e o comércio do livro didático. Depois de definir o referencial teórico faz-se breve histórico do currículo em livros didáticos de física no Brasil, entre eles os textos associados a projetos como o PSSC, FAI, PEF, PBEF e GREF. Essa abordagem leva em consideração a teoria de APPLE; ou seja, essa evolução é relacionada a fatores políticos, sociais e culturais de nosso país. Analisam-se então os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Exame Nacional do Ensino Médio e os exames vestibulares que são fatores específicos que hoje condicionam o Ensino Médio no Brasil. Por fim, faz-se uma análise do ensino dos conceitos de eletromagnetismo em três livros didáticos contemporâneos para o Ensino Médio como exemplo do uso do referencial teórico desenvolvido e da análise dos fatores condicionantes em nosso país. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-27072018-141159/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-27072018-141159/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1818279119836676096 |