O ensino das lutas na escola : uma análise arquivista do discurso do currículo cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11258 |
Resumo: | Orientador: Mario Luiz Ferrari Nunes |
id |
UNICAMP-30_19470a1d9e5b7d0db505ed6ed0f4de74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1343534 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino das lutas na escola : uma análise arquivista do discurso do currículo culturalThe teaching of fights at school : an archivist analysis of the cultural curriculum discourseEducação físicaLuta corporalAnálise do discursoCurrículosArquivosPhysical EducationFightsDiscourse analysisCurriculumArchivesOrientador: Mario Luiz Ferrari NunesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Esta pesquisa focaliza a presença das Lutas no currículo da Educação Física, com foco no denominado Currículo Cultural, tomando-as como linguagem corporal que expressa modos de ser, pensar e agir e produz formas de pertencimento indentitário. Justifica-se pela ausência de estudos e pesquisas a respeito dos modos como esse tema é tratado no contexto das aulas do componente curricular da Educação Física. Em função da maior incidência de propostas, divulgadas na literatura da área, que tematizam as Lutas sob o enfoque das teorias pós-críticas do currículo, o estudo toma a produção discursiva dos docentes sobre a própria prática presentes em relatos de experiência, a fim de representar o encontro que estabelecem entre as bases epistemológicas em que se apoiam e a prática pedagógica que realizam, assim como produzem seus enfrentamentos, suas dificuldades e suas estratégias O estudo se concentra nas produções teóricas produzidas na articulação entre o campo dos Estudos Culturais, algumas ferramentas dos estudos foucaultianos, dentre elas o método arquivista, o qual se dedica a flagrar a iniquidade das certezas fixadas, com o objetivo de localizar como o tema Lutas acontece no âmbito do currículo cultural, e as teorias do currículo em geral e da Educação Física, em específico. Notamos, em um primeiro momento que a maioria das pesquisas encontradas acerca da presença das Lutas na escola se preocupa com as dificuldades encontradas pelos docentes para a sua efetivação. No segundo momento, observamos que os docentes que produzem o Currículo Cultural, ao se pautarem nas bases epistemólogicas pós-críticas criam um arquivo que permite a produção de discursos pedagógicos que tanto apagam os enunciados que impedem o estudo das Lutas nas escolas como fazem entrar para a história aqueles que tratam das questões culturais pertinentes aos processos de significação das Lutas, ao seu valor simbólico, seus aspectos de regulação que incidem na produção de posições identitárias de sujeito. À vista disso, nosso propósito foi a de ampliar a perspectiva de conhecimento, e alertar que é é possível tematizar as Lutas livres das representações que a própria EF ajuda a construir e assim produzir outros discursos sobre elasAbstract: This research focuses on the presence of Fights in the Physical Education curriculum, focusing on the so-called Cultural Curriculum, taking them as body language that expresses ways of being, thinking and acting and produces forms of identity belonging. It is justified by the absence of studies and researches regarding the ways in which this theme is treated in the context of classes of the curricular component of Physical Education. Due to the higher incidence of proposals published in the literature of the area, which thematize Struggles under the focus of post-critical theories of the curriculum, the study takes the discursive production of teachers about their own practice present in experience reports, in order to represent the encounter they establish between the epistemological bases they support and the pedagogical practice they carry out, as well as produce their confrontations, their difficulties and their strategies The study focuses on the theoretical productions produced in the articulation between the field of Cultural Studies, some tools of Foucauldian studies, among them the archival method, which is dedicated to catching the iniquity of fixed certainties, with the objective of locating how the theme Struggles happens within the cultural curriculum, and the theories of the curriculum in general and of Physical Education, in specific. We note, at first, that most of the research found about the presence of Struggles at school is concerned with the difficulties encountered by teachers for their implementation. In the second moment, we observe that the teachers who produce the Cultural Curriculum, based on post-critical epistemological bases, create an archive that allows the production of pedagogical discourses that both erase the statements that prevent the study of Struggles in schools and make them enter history those who deal with cultural issues pertinent to the processes of meaning of the Struggles, their symbolic value, their aspects of regulation that affect the production of identity positions of the subject. In view of this, our purpose was to broaden the perspective of knowledge, and to warn that it is possible to thematize the Free Fights of the representations that PE itself helps to build and thus produce other discourses about themMestradoEducação Física e SociedadeMestra em Educação FísicaCAPES001[s.n.]Nunes, Mario Luiz Ferrari, 1964-Gonçalves, Arisson Vinícius LandgrafVieira, Rubens Antonio GurgelUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASReis, Gabriela Cândido dos, 1986-20232023-06-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (143 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/11258REIS, Gabriela Cândido dos. O ensino das lutas na escola: uma análise arquivista do discurso do currículo cultural. 2023. 1 recurso online (143 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11258. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343534Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-28T09:56:41Zoai::1343534Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-07-28T09:56:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino das lutas na escola : uma análise arquivista do discurso do currículo cultural The teaching of fights at school : an archivist analysis of the cultural curriculum discourse |
title |
O ensino das lutas na escola : uma análise arquivista do discurso do currículo cultural |
spellingShingle |
O ensino das lutas na escola : uma análise arquivista do discurso do currículo cultural Reis, Gabriela Cândido dos, 1986- Educação física Luta corporal Análise do discurso Currículos Arquivos Physical Education Fights Discourse analysis Curriculum Archives |
title_short |
O ensino das lutas na escola : uma análise arquivista do discurso do currículo cultural |
title_full |
O ensino das lutas na escola : uma análise arquivista do discurso do currículo cultural |
title_fullStr |
O ensino das lutas na escola : uma análise arquivista do discurso do currículo cultural |
title_full_unstemmed |
O ensino das lutas na escola : uma análise arquivista do discurso do currículo cultural |
title_sort |
O ensino das lutas na escola : uma análise arquivista do discurso do currículo cultural |
author |
Reis, Gabriela Cândido dos, 1986- |
author_facet |
Reis, Gabriela Cândido dos, 1986- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nunes, Mario Luiz Ferrari, 1964- Gonçalves, Arisson Vinícius Landgraf Vieira, Rubens Antonio Gurgel Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física Programa de Pós-Graduação em Educação Física UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Gabriela Cândido dos, 1986- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Luta corporal Análise do discurso Currículos Arquivos Physical Education Fights Discourse analysis Curriculum Archives |
topic |
Educação física Luta corporal Análise do discurso Currículos Arquivos Physical Education Fights Discourse analysis Curriculum Archives |
description |
Orientador: Mario Luiz Ferrari Nunes |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-06-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11258 REIS, Gabriela Cândido dos. O ensino das lutas na escola: uma análise arquivista do discurso do currículo cultural. 2023. 1 recurso online (143 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11258. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11258 |
identifier_str_mv |
REIS, Gabriela Cândido dos. O ensino das lutas na escola: uma análise arquivista do discurso do currículo cultural. 2023. 1 recurso online (143 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11258. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343534 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (143 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189191333969920 |