O ensino das lutas na escola : uma análise arquivista do discurso do currículo cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Gabriela Cândido dos, 1986-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11258
Resumo: Orientador: Mario Luiz Ferrari Nunes
id UNICAMP-30_19470a1d9e5b7d0db505ed6ed0f4de74
oai_identifier_str oai::1343534
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O ensino das lutas na escola : uma análise arquivista do discurso do currículo culturalThe teaching of fights at school : an archivist analysis of the cultural curriculum discourseEducação físicaLuta corporalAnálise do discursoCurrículosArquivosPhysical EducationFightsDiscourse analysisCurriculumArchivesOrientador: Mario Luiz Ferrari NunesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Esta pesquisa focaliza a presença das Lutas no currículo da Educação Física, com foco no denominado Currículo Cultural, tomando-as como linguagem corporal que expressa modos de ser, pensar e agir e produz formas de pertencimento indentitário. Justifica-se pela ausência de estudos e pesquisas a respeito dos modos como esse tema é tratado no contexto das aulas do componente curricular da Educação Física. Em função da maior incidência de propostas, divulgadas na literatura da área, que tematizam as Lutas sob o enfoque das teorias pós-críticas do currículo, o estudo toma a produção discursiva dos docentes sobre a própria prática presentes em relatos de experiência, a fim de representar o encontro que estabelecem entre as bases epistemológicas em que se apoiam e a prática pedagógica que realizam, assim como produzem seus enfrentamentos, suas dificuldades e suas estratégias O estudo se concentra nas produções teóricas produzidas na articulação entre o campo dos Estudos Culturais, algumas ferramentas dos estudos foucaultianos, dentre elas o método arquivista, o qual se dedica a flagrar a iniquidade das certezas fixadas, com o objetivo de localizar como o tema Lutas acontece no âmbito do currículo cultural, e as teorias do currículo em geral e da Educação Física, em específico. Notamos, em um primeiro momento que a maioria das pesquisas encontradas acerca da presença das Lutas na escola se preocupa com as dificuldades encontradas pelos docentes para a sua efetivação. No segundo momento, observamos que os docentes que produzem o Currículo Cultural, ao se pautarem nas bases epistemólogicas pós-críticas criam um arquivo que permite a produção de discursos pedagógicos que tanto apagam os enunciados que impedem o estudo das Lutas nas escolas como fazem entrar para a história aqueles que tratam das questões culturais pertinentes aos processos de significação das Lutas, ao seu valor simbólico, seus aspectos de regulação que incidem na produção de posições identitárias de sujeito. À vista disso, nosso propósito foi a de ampliar a perspectiva de conhecimento, e alertar que é é possível tematizar as Lutas livres das representações que a própria EF ajuda a construir e assim produzir outros discursos sobre elasAbstract: This research focuses on the presence of Fights in the Physical Education curriculum, focusing on the so-called Cultural Curriculum, taking them as body language that expresses ways of being, thinking and acting and produces forms of identity belonging. It is justified by the absence of studies and researches regarding the ways in which this theme is treated in the context of classes of the curricular component of Physical Education. Due to the higher incidence of proposals published in the literature of the area, which thematize Struggles under the focus of post-critical theories of the curriculum, the study takes the discursive production of teachers about their own practice present in experience reports, in order to represent the encounter they establish between the epistemological bases they support and the pedagogical practice they carry out, as well as produce their confrontations, their difficulties and their strategies The study focuses on the theoretical productions produced in the articulation between the field of Cultural Studies, some tools of Foucauldian studies, among them the archival method, which is dedicated to catching the iniquity of fixed certainties, with the objective of locating how the theme Struggles happens within the cultural curriculum, and the theories of the curriculum in general and of Physical Education, in specific. We note, at first, that most of the research found about the presence of Struggles at school is concerned with the difficulties encountered by teachers for their implementation. In the second moment, we observe that the teachers who produce the Cultural Curriculum, based on post-critical epistemological bases, create an archive that allows the production of pedagogical discourses that both erase the statements that prevent the study of Struggles in schools and make them enter history those who deal with cultural issues pertinent to the processes of meaning of the Struggles, their symbolic value, their aspects of regulation that affect the production of identity positions of the subject. In view of this, our purpose was to broaden the perspective of knowledge, and to warn that it is possible to thematize the Free Fights of the representations that PE itself helps to build and thus produce other discourses about themMestradoEducação Física e SociedadeMestra em Educação FísicaCAPES001[s.n.]Nunes, Mario Luiz Ferrari, 1964-Gonçalves, Arisson Vinícius LandgrafVieira, Rubens Antonio GurgelUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASReis, Gabriela Cândido dos, 1986-20232023-06-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (143 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/11258REIS, Gabriela Cândido dos. O ensino das lutas na escola: uma análise arquivista do discurso do currículo cultural. 2023. 1 recurso online (143 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11258. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343534Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-28T09:56:41Zoai::1343534Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-07-28T09:56:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino das lutas na escola : uma análise arquivista do discurso do currículo cultural
The teaching of fights at school : an archivist analysis of the cultural curriculum discourse
title O ensino das lutas na escola : uma análise arquivista do discurso do currículo cultural
spellingShingle O ensino das lutas na escola : uma análise arquivista do discurso do currículo cultural
Reis, Gabriela Cândido dos, 1986-
Educação física
Luta corporal
Análise do discurso
Currículos
Arquivos
Physical Education
Fights
Discourse analysis
Curriculum
Archives
title_short O ensino das lutas na escola : uma análise arquivista do discurso do currículo cultural
title_full O ensino das lutas na escola : uma análise arquivista do discurso do currículo cultural
title_fullStr O ensino das lutas na escola : uma análise arquivista do discurso do currículo cultural
title_full_unstemmed O ensino das lutas na escola : uma análise arquivista do discurso do currículo cultural
title_sort O ensino das lutas na escola : uma análise arquivista do discurso do currículo cultural
author Reis, Gabriela Cândido dos, 1986-
author_facet Reis, Gabriela Cândido dos, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Mario Luiz Ferrari, 1964-
Gonçalves, Arisson Vinícius Landgraf
Vieira, Rubens Antonio Gurgel
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Gabriela Cândido dos, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Luta corporal
Análise do discurso
Currículos
Arquivos
Physical Education
Fights
Discourse analysis
Curriculum
Archives
topic Educação física
Luta corporal
Análise do discurso
Currículos
Arquivos
Physical Education
Fights
Discourse analysis
Curriculum
Archives
description Orientador: Mario Luiz Ferrari Nunes
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-06-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/11258
REIS, Gabriela Cândido dos. O ensino das lutas na escola: uma análise arquivista do discurso do currículo cultural. 2023. 1 recurso online (143 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11258. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/11258
identifier_str_mv REIS, Gabriela Cândido dos. O ensino das lutas na escola: uma análise arquivista do discurso do currículo cultural. 2023. 1 recurso online (143 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11258. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343534
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (143 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138579885064192