Linguagem e desenho : reflexões teorico-praticas na clinica fonoaudiologica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Claudia Campos Machado
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593169
Resumo: Orientadores: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Nilceia Lopez Souza
id UNICAMP-30_1ae0962998a1a0fe6807309b4bbcd89d
oai_identifier_str oai::270910
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Linguagem e desenho : reflexões teorico-praticas na clinica fonoaudiologicaFonoaudiologiaCrianças - DesenvolvimentoFalaEscritaOrientadores: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Nilceia Lopez SouzaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias MedicasResumo: Neste momento em que a Fonoaudiologia busca refletir sobre sua _atuação, considera-se oportuno um estudo que focalize a atividade do desenho no desenvolvimento da linguagem, como uma das formas de representar, nomear e significar aspectos da realidade dialógica. O desenho pode indicar os múltiplos caminhos que a criança usa para registrar percepções, conhecimentos, emoções, imaginação e memória no desenvolvimento de uma forma de interação social, apropriada às suas condições psíquicas, históricas e culturais. Nesse trabalho, procura-se analisar a complexidade do dinâmico processo de construção/produção do desenho no contexto terapêutico fonoaudiológico e, compreender o desenho como esfera simbólica da linguagem que pode interferir nas funções psicológicas superiores. O interesse metodológico configura-se na utilização de pressupostos da abordagem naturalista-observacional e de um paradigma indiciário, a partir de sua articulação com a Teoria Histórico-Cultural, através da análise microgenética. Visa a análise qualitativa de um sujeito de oito anos - participante de um grupo terapêutico formado por cinco crianças bem como de suas produções gráficas, o qual foi atendido semanalmente em 26 sessões de fonoaudiologia de noventa minutos, durante nove meses. As atividades desenvolvidas nas sessões foram: produção de desenhos, leitura de contos de fadas e de textos de literatura infantil, produção de textos escritos, bem como jogos e brincadeiras. Os resultados mostram que o desenho tem um papel significativo nas atividades dialógicas, contribuindo para o desenvolvimento de linguagem, podendo se configurar como um elemento terapêutico importante na Clínica Fonoaudiológica. O desenho, favorecido pelas mediações, pode ser um recurso que possibilita o desenvolvimento da linguagem, a constituição da subjetividade e a construção de conhecimentos, principalmente para sujeitos que apresentam dificuldades e/ou limitações nas esferas de atividade simbólica da linguagemAbstract: In this moment in which the Speech Pathology tries to reflect about- its actuation, a study that focuses in the drawing 's activity in the developement of language is considered opportune, since it is one of the ways of representing, naming and giving meanings to aspects of the dialogical reality. The drawing can indicate the rnultiple ways that the child uses to register perceptions, knowledge, emotions, imagination and memory in' the development of a kind of social interaction, appropriate to his/her psychic, historic and cultural conditions. The objective in this study is to analyze the complexity of the dynamical process of construction /production of the drawing in the therapeutical speech pathologycal's context, and also to understand the drawing as a syrnbolic sphere of language that can interfere in the upper psychological functions. The rnethodological interest is the use of assumptions of the naturalistic-observational approach and of an indicational paradigm, beginning with its articulation with the historical-cultural theory, using the microgenetics analyzes. In a quality way, an 8-year-old subject is analyzed. He is part of a therapeutic group (composed of live children) that he had appointrnents weekly in 26 ninety-rninute speech pathology's sessions, for nine months. The activities developed in the sessions were: drawing productions, fairy tales readings and child literature texts, production of written texts, as well as games and plays. The results show that the drawing has a rneaningful role in the dialogical activities, contributing to the development of language, being able to become an important therapeutic elernent in the speech pathology clinic.Drawing, favored by mediations, can be a resource that makes the development of language, the constitution of subjectivity and the construction of knowledge, specially for subjects that have difficulties and/or limitations in the spheres of the symbolical activities of the languageMestradoSaúde da Criança e do AdolescenteMestre em Saúde da Criança e do Adolescente[s.n.]Lacerda, Cristina B. F. de (Cristina Broglia Feitosa de)Lopez-Souza, Nilcéia de, 1965-Lacerda, Cristina B. F. de (Cristina Broglia Feitosa de)Bicudo, Angélica MariaPanhoca, IvoneFreitas, Ana Paula deChun, Regina Yu ShonZanolli, Maria de LurdesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAraujo, Claudia Campos Machado20022002-09-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf146p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593169ARAUJO, Claudia Campos Machado. Linguagem e desenho: reflexões teorico-praticas na clinica fonoaudiologica. 2002. 146p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593169. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/270910porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:41:50Zoai::270910Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:41:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Linguagem e desenho : reflexões teorico-praticas na clinica fonoaudiologica
title Linguagem e desenho : reflexões teorico-praticas na clinica fonoaudiologica
spellingShingle Linguagem e desenho : reflexões teorico-praticas na clinica fonoaudiologica
Araujo, Claudia Campos Machado
Fonoaudiologia
Crianças - Desenvolvimento
Fala
Escrita
title_short Linguagem e desenho : reflexões teorico-praticas na clinica fonoaudiologica
title_full Linguagem e desenho : reflexões teorico-praticas na clinica fonoaudiologica
title_fullStr Linguagem e desenho : reflexões teorico-praticas na clinica fonoaudiologica
title_full_unstemmed Linguagem e desenho : reflexões teorico-praticas na clinica fonoaudiologica
title_sort Linguagem e desenho : reflexões teorico-praticas na clinica fonoaudiologica
author Araujo, Claudia Campos Machado
author_facet Araujo, Claudia Campos Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lacerda, Cristina B. F. de (Cristina Broglia Feitosa de)
Lopez-Souza, Nilcéia de, 1965-
Lacerda, Cristina B. F. de (Cristina Broglia Feitosa de)
Bicudo, Angélica Maria
Panhoca, Ivone
Freitas, Ana Paula de
Chun, Regina Yu Shon
Zanolli, Maria de Lurdes
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Claudia Campos Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Fonoaudiologia
Crianças - Desenvolvimento
Fala
Escrita
topic Fonoaudiologia
Crianças - Desenvolvimento
Fala
Escrita
description Orientadores: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Nilceia Lopez Souza
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-09-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593169
ARAUJO, Claudia Campos Machado. Linguagem e desenho: reflexões teorico-praticas na clinica fonoaudiologica. 2002. 146p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593169. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
ARAUJO, Claudia Campos Machado. Linguagem e desenho: reflexões teorico-praticas na clinica fonoaudiologica. 2002. 146p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593169. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/270910
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
146p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188877951303680