O desempenho em escrita de alunos do Ensino Fundamental : relações com memória, atenção e funções executivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Andresa Aparecida, 1984-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640165
Resumo: Orientador: Selma de Cássia Martinelli
id UNICAMP-30_1ae5f2ec2615006fb35bdb71e02a5759
oai_identifier_str oai::1157861
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O desempenho em escrita de alunos do Ensino Fundamental : relações com memória, atenção e funções executivasThe performance in writing of elementary school students : relationships with memory, attention and executive functionsAlfabetizaçãoAtençãoDesempenhoEscritaMemóriaLiteracyAttentionPerformanceWritingMemoryOrientador: Selma de Cássia MartinelliTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar qual(is) variável(is) cognitiva(s) prediz(em) o desempenho em escrita de alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Dentre as variáveis cognitivas investigadas estão a memória, a atenção e as funções executivas. Participaram do estudo 227 crianças de 8 a 12 anos de idade, de ambos os sexos, de escolas públicas de uma cidade do estado de São Paulo. Os participantes foram avaliados por meio do Teste de Avaliação da Escrita - TAE; Protocolo de Avaliação de Memória de Trabalho; Teste de Cancelamento; Teste de Trilhas; e Teste Cor-Palavra de Stroop. O estudo é de natureza quantitativa e a análise de dados foi realizada por meio do programa estatístico SPSS, a partir de análise descritiva, correlação de Pearson e regressão linear múltipla. Os resultados das análises apontaram que a memória de trabalho, a atenção e a flexibilidade cognitiva se correlacionaram significativamente com a escrita em todos os subtestes do TAE. A análise de regressão apontou um modelo explicativo de predição do desempenho em escrita composto por subtestes referentes às variáveis de memória de trabalho e atenção. Os dados reforçam estudos anteriores sobre a importância das variáveis cognitivas no processo de escrita e sugerem que as habilidades de memória e atenção são as que melhor respondem ao desempenho em escrita de crianças do Ensino Fundamental I. Porém, é necessário, ainda, estudos que investiguem de forma mais detalhada as habilidades que compõem as funções executivas, como flexibilidade cognitiva, controle inibitório e planejamento, no processo inicial de produção da escrita, pois, a partir da compreensão do funcionamento de cada uma dessas habilidades, será possível elaborar estratégias mais precisas que otimizem a escrita de crianças no processo de alfabetizaçãoAbstract: The present work had as its aim to investigate which cognitive variable or variables predict the performance in writing of 3rd to 5th grade elementary school students. Among the cognitive variables investigated are memory, attention and executive functions. Two hundred and twenty-seven public school students in a city located in the state of São Paulo, ages 8 to 12 of both genders, participated in the study. The participants were evaluated through the Test of Writing Assessment ¿ TWA; Work Memory Assessment Protocol; Cancellation Test; Trail Making Test and Stroop Color-Word Test. This was a quantitative study and the data analysis was carried out by the statistics program SPSS, through descriptive analysis, Pearson correlation and multiple linear regression. The results showed that work memory, attention and cognitive flexibility correlated significantly to writing in all TWA subtests. The regression analysis pointed to an explanatory model of prediction of performance in writing comprised of work memory variables and attention subtests. The data confirm previous studies on the importance of cognitive variables in the writing process and suggest that memory and attention abilities are the ones that have the most influence on the performance in writing of elementary school children. However, studies that investigate more thoroughly the abilities which comprise the executive functions, such as cognitive flexibility, inhibitory control and planning, in the initial process of writing, are still necessary, for the comprehension of how each of these abilities operate will enable the development of more precise strategies to improve the writing of children during the literacy processDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Martinelli, Selma de Cássia, 1964-Osti, AndreiaOliveira, Katya Luciane deCunha, Neide de BritoLopes, Rebecca de Magalhães MonteiroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFerreira, Andresa Aparecida, 1984-20202020-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 121 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640165FERREIRA, Andresa Aparecida. O desempenho em escrita de alunos do Ensino Fundamental: relações com memória, atenção e funções executivas. 2020. 1 recurso online ( 121 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640165. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157861Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-25T11:37:59Zoai::1157861Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-01-25T11:37:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desempenho em escrita de alunos do Ensino Fundamental : relações com memória, atenção e funções executivas
The performance in writing of elementary school students : relationships with memory, attention and executive functions
title O desempenho em escrita de alunos do Ensino Fundamental : relações com memória, atenção e funções executivas
spellingShingle O desempenho em escrita de alunos do Ensino Fundamental : relações com memória, atenção e funções executivas
Ferreira, Andresa Aparecida, 1984-
Alfabetização
Atenção
Desempenho
Escrita
Memória
Literacy
Attention
Performance
Writing
Memory
title_short O desempenho em escrita de alunos do Ensino Fundamental : relações com memória, atenção e funções executivas
title_full O desempenho em escrita de alunos do Ensino Fundamental : relações com memória, atenção e funções executivas
title_fullStr O desempenho em escrita de alunos do Ensino Fundamental : relações com memória, atenção e funções executivas
title_full_unstemmed O desempenho em escrita de alunos do Ensino Fundamental : relações com memória, atenção e funções executivas
title_sort O desempenho em escrita de alunos do Ensino Fundamental : relações com memória, atenção e funções executivas
author Ferreira, Andresa Aparecida, 1984-
author_facet Ferreira, Andresa Aparecida, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martinelli, Selma de Cássia, 1964-
Osti, Andreia
Oliveira, Katya Luciane de
Cunha, Neide de Brito
Lopes, Rebecca de Magalhães Monteiro
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Andresa Aparecida, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Atenção
Desempenho
Escrita
Memória
Literacy
Attention
Performance
Writing
Memory
topic Alfabetização
Atenção
Desempenho
Escrita
Memória
Literacy
Attention
Performance
Writing
Memory
description Orientador: Selma de Cássia Martinelli
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-11-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640165
FERREIRA, Andresa Aparecida. O desempenho em escrita de alunos do Ensino Fundamental: relações com memória, atenção e funções executivas. 2020. 1 recurso online ( 121 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640165. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640165
identifier_str_mv FERREIRA, Andresa Aparecida. O desempenho em escrita de alunos do Ensino Fundamental: relações com memória, atenção e funções executivas. 2020. 1 recurso online ( 121 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640165. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157861
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 121 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189167927656448