O desempenho em escrita de alunos do Ensino Fundamental : relações com memória, atenção e funções executivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640165 |
Resumo: | Orientador: Selma de Cássia Martinelli |
id |
UNICAMP-30_1ae5f2ec2615006fb35bdb71e02a5759 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1157861 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O desempenho em escrita de alunos do Ensino Fundamental : relações com memória, atenção e funções executivasThe performance in writing of elementary school students : relationships with memory, attention and executive functionsAlfabetizaçãoAtençãoDesempenhoEscritaMemóriaLiteracyAttentionPerformanceWritingMemoryOrientador: Selma de Cássia MartinelliTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar qual(is) variável(is) cognitiva(s) prediz(em) o desempenho em escrita de alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Dentre as variáveis cognitivas investigadas estão a memória, a atenção e as funções executivas. Participaram do estudo 227 crianças de 8 a 12 anos de idade, de ambos os sexos, de escolas públicas de uma cidade do estado de São Paulo. Os participantes foram avaliados por meio do Teste de Avaliação da Escrita - TAE; Protocolo de Avaliação de Memória de Trabalho; Teste de Cancelamento; Teste de Trilhas; e Teste Cor-Palavra de Stroop. O estudo é de natureza quantitativa e a análise de dados foi realizada por meio do programa estatístico SPSS, a partir de análise descritiva, correlação de Pearson e regressão linear múltipla. Os resultados das análises apontaram que a memória de trabalho, a atenção e a flexibilidade cognitiva se correlacionaram significativamente com a escrita em todos os subtestes do TAE. A análise de regressão apontou um modelo explicativo de predição do desempenho em escrita composto por subtestes referentes às variáveis de memória de trabalho e atenção. Os dados reforçam estudos anteriores sobre a importância das variáveis cognitivas no processo de escrita e sugerem que as habilidades de memória e atenção são as que melhor respondem ao desempenho em escrita de crianças do Ensino Fundamental I. Porém, é necessário, ainda, estudos que investiguem de forma mais detalhada as habilidades que compõem as funções executivas, como flexibilidade cognitiva, controle inibitório e planejamento, no processo inicial de produção da escrita, pois, a partir da compreensão do funcionamento de cada uma dessas habilidades, será possível elaborar estratégias mais precisas que otimizem a escrita de crianças no processo de alfabetizaçãoAbstract: The present work had as its aim to investigate which cognitive variable or variables predict the performance in writing of 3rd to 5th grade elementary school students. Among the cognitive variables investigated are memory, attention and executive functions. Two hundred and twenty-seven public school students in a city located in the state of São Paulo, ages 8 to 12 of both genders, participated in the study. The participants were evaluated through the Test of Writing Assessment ¿ TWA; Work Memory Assessment Protocol; Cancellation Test; Trail Making Test and Stroop Color-Word Test. This was a quantitative study and the data analysis was carried out by the statistics program SPSS, through descriptive analysis, Pearson correlation and multiple linear regression. The results showed that work memory, attention and cognitive flexibility correlated significantly to writing in all TWA subtests. The regression analysis pointed to an explanatory model of prediction of performance in writing comprised of work memory variables and attention subtests. The data confirm previous studies on the importance of cognitive variables in the writing process and suggest that memory and attention abilities are the ones that have the most influence on the performance in writing of elementary school children. However, studies that investigate more thoroughly the abilities which comprise the executive functions, such as cognitive flexibility, inhibitory control and planning, in the initial process of writing, are still necessary, for the comprehension of how each of these abilities operate will enable the development of more precise strategies to improve the writing of children during the literacy processDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Martinelli, Selma de Cássia, 1964-Osti, AndreiaOliveira, Katya Luciane deCunha, Neide de BritoLopes, Rebecca de Magalhães MonteiroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFerreira, Andresa Aparecida, 1984-20202020-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 121 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640165FERREIRA, Andresa Aparecida. O desempenho em escrita de alunos do Ensino Fundamental: relações com memória, atenção e funções executivas. 2020. 1 recurso online ( 121 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640165. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157861Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-25T11:37:59Zoai::1157861Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-01-25T11:37:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desempenho em escrita de alunos do Ensino Fundamental : relações com memória, atenção e funções executivas The performance in writing of elementary school students : relationships with memory, attention and executive functions |
title |
O desempenho em escrita de alunos do Ensino Fundamental : relações com memória, atenção e funções executivas |
spellingShingle |
O desempenho em escrita de alunos do Ensino Fundamental : relações com memória, atenção e funções executivas Ferreira, Andresa Aparecida, 1984- Alfabetização Atenção Desempenho Escrita Memória Literacy Attention Performance Writing Memory |
title_short |
O desempenho em escrita de alunos do Ensino Fundamental : relações com memória, atenção e funções executivas |
title_full |
O desempenho em escrita de alunos do Ensino Fundamental : relações com memória, atenção e funções executivas |
title_fullStr |
O desempenho em escrita de alunos do Ensino Fundamental : relações com memória, atenção e funções executivas |
title_full_unstemmed |
O desempenho em escrita de alunos do Ensino Fundamental : relações com memória, atenção e funções executivas |
title_sort |
O desempenho em escrita de alunos do Ensino Fundamental : relações com memória, atenção e funções executivas |
author |
Ferreira, Andresa Aparecida, 1984- |
author_facet |
Ferreira, Andresa Aparecida, 1984- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martinelli, Selma de Cássia, 1964- Osti, Andreia Oliveira, Katya Luciane de Cunha, Neide de Brito Lopes, Rebecca de Magalhães Monteiro Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Andresa Aparecida, 1984- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Atenção Desempenho Escrita Memória Literacy Attention Performance Writing Memory |
topic |
Alfabetização Atenção Desempenho Escrita Memória Literacy Attention Performance Writing Memory |
description |
Orientador: Selma de Cássia Martinelli |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-11-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640165 FERREIRA, Andresa Aparecida. O desempenho em escrita de alunos do Ensino Fundamental: relações com memória, atenção e funções executivas. 2020. 1 recurso online ( 121 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640165. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640165 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Andresa Aparecida. O desempenho em escrita de alunos do Ensino Fundamental: relações com memória, atenção e funções executivas. 2020. 1 recurso online ( 121 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640165. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157861 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online ( 121 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189167927656448 |