Atenção, memoria e dificuldades de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medina Curi, Nicolás
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591668
Resumo: Orientador: Fermino Fernandes Neto
id UNICAMP-30_2667ae8b8ec8af9321b56505bacbd186
oai_identifier_str oai::227737
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Atenção, memoria e dificuldades de aprendizagemAtençãoMemória imediataPsicologia da aprendizagemAttentionDifficulties in writingReading abilitiesMemory and learningOrientador: Fermino Fernandes NetoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo teve como propósito analisar os desempenhos em atenção e em memória de um grupo de crianças com e sem dificuldades de aprendizagem na escrita e na leitura, tendo-se em vista que todas elas eram possuidoras de inteligência normal ou superior. Sob o suposto geral de que a atenção e a memória constituem atividades cognitivas envolvidas no processo da aprendizagem na escrita e na leitura, no que a inteligência estaria neutralizada, levantou-se a hipótese de trabalho que pressupõe que as crianças com dificuldades de aprendizagem na escrita e com deficiências no desempenho em leitura, e que apresentam inteligência normal ou superior, mostram baixos índices de atenção e memória, o que não se verifica com as crianças que não apresentam essas dificuldades e deficiências. Com a finalidade de verificar essa hipótese foram examinadas 267 crianças, de 2' e 3' séries de ensino fundamental de escolas estaduais de Campinas, diagnosticadas com inteligência normal ou superior através do teste do Desenho da Figura Humana. Depois foram avaìiadas suas habilidades na escrita e na leitura e, também seus desempenhos em atenção e em memória. Com base nos dados dessas avaliações, as variações do desempenho em atenção e em memória foram analisadas considerando os níveis de dificuldades de aprendizagem na escrita e os níveis de desempenho em leitura como fatores estáveis, mediante a análise de variância com um nível de significação de 0,05. Os resultados dessa análise estatística mostram que as crianças de ambos os grupos (2' e 3' séries) com dificuldades de aprendìzagem na escrita, apresentaram baixos índices de atenção e memória e aquelas sem dificuldades de aprendizagem na escrita expressaram altos índices de atenção e memória, enquanto que as crianças com deficiências no desempenho em leitura manifestaram baixos índices de atenção e memória e aquelas sem deficiências na leitura expressaram altos índices de atenção e memória. Em conseqiiência, de acordo com esses resultados verificou-se a hipótese de trabalho desta pesquisaAbstract: This study had as purpose to analyze performances in attention and memory of a group of children with and without learning difhculties in writing and reading abilities, considering that all of them have normal or superior intelligence. Under the general supposition that attention and memory constitute cognitive activities involved in the process of learning writing and reading capabilities, in which intelligence would not be relevant, the working hypothesis of this research is formulated. This hypothesis presupposes that children with learning difficulties in writing and with performance deficiencies in reading, presenting normal or superior intelligence, show low indexes of attention and memory. This is not verified with children that do not present those difhculties and deficiencies. With the purpose of verifying this hypothesis, 267 children of 2nd and 3rd series of fundamental teaching of state schools in Campinas werc examined. They were diagnosed with normal or superior intelligence through the test of Drawing the Human Figure. Then they were evaluated in its abilities of writing and reading and also in its performances for attention and memory. Using data resulting from those evaluations, variations of performance in attention and memory were realyzed considering the levels of learning difhculties in writing and the levels of performance in reading as stable, by means of analizing the variance with a level of significance of 0,05. The results of this statistical analysis showed that children from both groups (2nd and 3rd series) with learning difficulties in writing skill presented low indexes of attention and memory. Those without learning difficulties in writing skill expressed high indexes of attention and memory. Children with performance deficiencies in reading skill manifested low indexes of attention and memory and those without deficiencies in reading expressed high indexes of attention and memory. In consequence, in agreement with those results the working hypothesis of this research was verified.DoutoradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Sisto, Fermino Fernandes, 1949-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMedina Curi, Nicolás20022002-06-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf135p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591668MEDINA CURI, Nicolás. Atenção, memoria e dificuldades de aprendizagem. 2002. 135p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591668. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/227737porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T22:34:15Zoai::227737Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T22:34:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atenção, memoria e dificuldades de aprendizagem
title Atenção, memoria e dificuldades de aprendizagem
spellingShingle Atenção, memoria e dificuldades de aprendizagem
Medina Curi, Nicolás
Atenção
Memória imediata
Psicologia da aprendizagem
Attention
Difficulties in writing
Reading abilities
Memory and learning
title_short Atenção, memoria e dificuldades de aprendizagem
title_full Atenção, memoria e dificuldades de aprendizagem
title_fullStr Atenção, memoria e dificuldades de aprendizagem
title_full_unstemmed Atenção, memoria e dificuldades de aprendizagem
title_sort Atenção, memoria e dificuldades de aprendizagem
author Medina Curi, Nicolás
author_facet Medina Curi, Nicolás
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sisto, Fermino Fernandes, 1949-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Medina Curi, Nicolás
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção
Memória imediata
Psicologia da aprendizagem
Attention
Difficulties in writing
Reading abilities
Memory and learning
topic Atenção
Memória imediata
Psicologia da aprendizagem
Attention
Difficulties in writing
Reading abilities
Memory and learning
description Orientador: Fermino Fernandes Neto
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-06-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591668
MEDINA CURI, Nicolás. Atenção, memoria e dificuldades de aprendizagem. 2002. 135p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591668. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591668
identifier_str_mv MEDINA CURI, Nicolás. Atenção, memoria e dificuldades de aprendizagem. 2002. 135p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591668. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/227737
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
135p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138364466659328