O acolhimento na instituição de Educação Infantil durante o retorno presencial na pandemia de Covid-19 : a indissociabilidade entre acolher e escutar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piorini, Carolina Salinas, 1996-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15512
Resumo: Orientador: Maria Aparecida Guedes Monção
id UNICAMP-30_1c93d9998a2037c9043bed176b6eb521
oai_identifier_str oai::1374798
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O acolhimento na instituição de Educação Infantil durante o retorno presencial na pandemia de Covid-19 : a indissociabilidade entre acolher e escutarThe welcoming in early childhood education institution during the covid-19 pandemic : the inseparability between welcoming and listeningAcolhimentoEscutaEducação infantilCOVID-19User embracementListeningEarly childhood educationCOVID-19 (Disease)Orientador: Maria Aparecida Guedes MonçãoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia QuímicaResumo: Sob o princípio de que as crianças são parte da sociedade, que criam hipóteses e produzem saberes e culturas a partir da interação e da leitura do mundo em que vivem, posto que a maneira com que a criança significa o mundo é diferente da adulta, e ao conceber que essa criança é capaz de participar ativamente dos seus processos de cuidado e educação, uma vez que a sua escuta está atrelada ao seu acolhimento cotidiano e frequente, esta pesquisa teve como objetivo principal investigar como foi o acolhimento no retorno presencial de crianças de 4 e 5 anos em uma instituição de Educação Infantil durante a pandemia de covid-19. Dessa forma, os objetivos específicos foram: compreender se e como ocorre o acolhimento das crianças pelas professoras e analisar o ponto de vista das professoras sobre o acolhimento das crianças. Os estudos de Staccioli (2013), Monção (2013, 2017, 2022), Amorim; Vitória; Rossetti-Ferreira (2000), Dentz; Castro; Neder; Amorim (2022), Manferrari (2001), Motta (2001), foram as referências para a discussão sobre acolhimento; e os estudos de Friedmann (2011), Dallari; Korczak (1986) e Rinaldi (2016, 2020), sobre escuta das crianças. Este trabalho, de tipo etnográfico, foi realizado a partir de uma entrevista e de três grupos focais com professoras, e da observação participante semanal com as crianças em âmbito escolar, durante sete meses. Os resultados desse estudo apontam que, diante do enfrentamento de uma pandemia, o acolhimento indissociado da escuta ativa das crianças e da concepção de que são sujeitos históricos, heterogêneos, de direito e produtoras de cultura, fez-se ainda mais necessário para lidar com os desafios apresentados pelas professoras como os de acolher as crianças com transtorno do espectro autista, os de administrar o cumprimento dos protocolos sanitários entre as crianças e os desafios ao cuidar e educar dos processos de desenvolvimento da autonomia e das emoções das crianças. Não obstante, reconhecendo a importância de um acolhimento cotidiano e permanente que não se restringe à entrada das crianças na instituição, observou-se que as crianças costumam recorrer primeiramente a quem elas percebem que mais as acolhe; que as crianças são ainda mais acolhedoras quando também percebem o acolhimento para com elas; e que as elas também são modelos de acolhimento que podem orientar as ações adultas. Sendo assim, para além da promoção dos direitos das crianças ao cuidar e educar de qualidade, o acolhimento contribui para a formação humana e serve à contínua promoção da participação das crianças nos processos que as envolvem e na promoção de estudos e políticas públicas para as infâncias e para a EducaçãoAbstract: Children are part of society. And through interaction with the world they live in, they create hypotheses and produce knowledge in a different way to adults. In this way, it is understood that children are able to be actively involved in both their care and education, because their participation takes place by listening to them and welcoming them. So, the main objective of this research was to investigate how children aged 4 and 5 were welcomed back in person at an Early Childhood Education institution during the covid-19 pandemic. The specific objectives were: to understand whether and how teachers welcome children and to analyze the teachers' point of view on welcoming children. The studies by Staccioli (2013), Monção (2013, 2017, 2022), Amorim; Vitória; Rossetti-Ferreira (2000), Dentz; Castro; Neder; Amorim (2022), Manferrari (2001), Motta (2001), were the references for the discussion on welcoming; and the studies by Friedmann (2011), Dallari; Korczak (1986) and Rinaldi (2016, 2020), on listening to children. This ethnographic research was carried out through an interview and three focus group meetings with teachers. A participant observation was also carried out with the children at the school every week for seven months. Faced with a pandemic, the results of this research show that welcoming children and listening to them has become even more necessary. Based on the observations and what the teachers said, there are: the challenges of welcoming children with autism spectrum disorder, the challenges of managing compliance with health protocols among children and the challenges of caring for and educating children in the processes of developing autonomy and emotions. In addition to these challenges, it was observed that children tend to turn first to those who they perceive to be most welcoming; that children are even more welcoming when they also perceive welcoming towards them; and that children are also models of welcoming that can guide adult actions. Finally, it is recognized that welcoming should not be restricted to when children enter the institution. Welcoming must be daily and permanent, always associated with listening to children and the idea that they are historical subjects with rights, heterogeneous and producers of culture. In this way, welcoming children contributes to the promotion of children's rights to quality care and education, to human formation, to the continuous promotion of children's participation in the processes that involve them and to the promotion of studies and public policies for childhoods and educationMestradoEducaçãoMestra em EducaçãoCAPES[s.n.]Monção, Maria Aparecida Guedes, 1966-Barbosa, Luciane Muniz RibeiroSerrão, Célia Regina BatistaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPiorini, Carolina Salinas, 1996-20232023-09-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (131 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/15512PIORINI, Carolina Salinas. O acolhimento na instituição de Educação Infantil durante o retorno presencial na pandemia de Covid-19: a indissociabilidade entre acolher e escutar. 2023. 1 recurso online (131 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15512. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1374798Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-24T12:53:27Zoai::1374798Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-02-24T12:53:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O acolhimento na instituição de Educação Infantil durante o retorno presencial na pandemia de Covid-19 : a indissociabilidade entre acolher e escutar
The welcoming in early childhood education institution during the covid-19 pandemic : the inseparability between welcoming and listening
title O acolhimento na instituição de Educação Infantil durante o retorno presencial na pandemia de Covid-19 : a indissociabilidade entre acolher e escutar
spellingShingle O acolhimento na instituição de Educação Infantil durante o retorno presencial na pandemia de Covid-19 : a indissociabilidade entre acolher e escutar
Piorini, Carolina Salinas, 1996-
Acolhimento
Escuta
Educação infantil
COVID-19
User embracement
Listening
Early childhood education
COVID-19 (Disease)
title_short O acolhimento na instituição de Educação Infantil durante o retorno presencial na pandemia de Covid-19 : a indissociabilidade entre acolher e escutar
title_full O acolhimento na instituição de Educação Infantil durante o retorno presencial na pandemia de Covid-19 : a indissociabilidade entre acolher e escutar
title_fullStr O acolhimento na instituição de Educação Infantil durante o retorno presencial na pandemia de Covid-19 : a indissociabilidade entre acolher e escutar
title_full_unstemmed O acolhimento na instituição de Educação Infantil durante o retorno presencial na pandemia de Covid-19 : a indissociabilidade entre acolher e escutar
title_sort O acolhimento na instituição de Educação Infantil durante o retorno presencial na pandemia de Covid-19 : a indissociabilidade entre acolher e escutar
author Piorini, Carolina Salinas, 1996-
author_facet Piorini, Carolina Salinas, 1996-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monção, Maria Aparecida Guedes, 1966-
Barbosa, Luciane Muniz Ribeiro
Serrão, Célia Regina Batista
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Piorini, Carolina Salinas, 1996-
dc.subject.por.fl_str_mv Acolhimento
Escuta
Educação infantil
COVID-19
User embracement
Listening
Early childhood education
COVID-19 (Disease)
topic Acolhimento
Escuta
Educação infantil
COVID-19
User embracement
Listening
Early childhood education
COVID-19 (Disease)
description Orientador: Maria Aparecida Guedes Monção
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-09-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/15512
PIORINI, Carolina Salinas. O acolhimento na instituição de Educação Infantil durante o retorno presencial na pandemia de Covid-19: a indissociabilidade entre acolher e escutar. 2023. 1 recurso online (131 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15512. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/15512
identifier_str_mv PIORINI, Carolina Salinas. O acolhimento na instituição de Educação Infantil durante o retorno presencial na pandemia de Covid-19: a indissociabilidade entre acolher e escutar. 2023. 1 recurso online (131 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15512. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1374798
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (131 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189195426562048