O acolhimento na instituição de Educação Infantil durante o retorno presencial na pandemia de Covid-19 : a indissociabilidade entre acolher e escutar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/15512 |
Resumo: | Orientador: Maria Aparecida Guedes Monção |
id |
UNICAMP-30_1c93d9998a2037c9043bed176b6eb521 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1374798 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O acolhimento na instituição de Educação Infantil durante o retorno presencial na pandemia de Covid-19 : a indissociabilidade entre acolher e escutarThe welcoming in early childhood education institution during the covid-19 pandemic : the inseparability between welcoming and listeningAcolhimentoEscutaEducação infantilCOVID-19User embracementListeningEarly childhood educationCOVID-19 (Disease)Orientador: Maria Aparecida Guedes MonçãoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia QuímicaResumo: Sob o princípio de que as crianças são parte da sociedade, que criam hipóteses e produzem saberes e culturas a partir da interação e da leitura do mundo em que vivem, posto que a maneira com que a criança significa o mundo é diferente da adulta, e ao conceber que essa criança é capaz de participar ativamente dos seus processos de cuidado e educação, uma vez que a sua escuta está atrelada ao seu acolhimento cotidiano e frequente, esta pesquisa teve como objetivo principal investigar como foi o acolhimento no retorno presencial de crianças de 4 e 5 anos em uma instituição de Educação Infantil durante a pandemia de covid-19. Dessa forma, os objetivos específicos foram: compreender se e como ocorre o acolhimento das crianças pelas professoras e analisar o ponto de vista das professoras sobre o acolhimento das crianças. Os estudos de Staccioli (2013), Monção (2013, 2017, 2022), Amorim; Vitória; Rossetti-Ferreira (2000), Dentz; Castro; Neder; Amorim (2022), Manferrari (2001), Motta (2001), foram as referências para a discussão sobre acolhimento; e os estudos de Friedmann (2011), Dallari; Korczak (1986) e Rinaldi (2016, 2020), sobre escuta das crianças. Este trabalho, de tipo etnográfico, foi realizado a partir de uma entrevista e de três grupos focais com professoras, e da observação participante semanal com as crianças em âmbito escolar, durante sete meses. Os resultados desse estudo apontam que, diante do enfrentamento de uma pandemia, o acolhimento indissociado da escuta ativa das crianças e da concepção de que são sujeitos históricos, heterogêneos, de direito e produtoras de cultura, fez-se ainda mais necessário para lidar com os desafios apresentados pelas professoras como os de acolher as crianças com transtorno do espectro autista, os de administrar o cumprimento dos protocolos sanitários entre as crianças e os desafios ao cuidar e educar dos processos de desenvolvimento da autonomia e das emoções das crianças. Não obstante, reconhecendo a importância de um acolhimento cotidiano e permanente que não se restringe à entrada das crianças na instituição, observou-se que as crianças costumam recorrer primeiramente a quem elas percebem que mais as acolhe; que as crianças são ainda mais acolhedoras quando também percebem o acolhimento para com elas; e que as elas também são modelos de acolhimento que podem orientar as ações adultas. Sendo assim, para além da promoção dos direitos das crianças ao cuidar e educar de qualidade, o acolhimento contribui para a formação humana e serve à contínua promoção da participação das crianças nos processos que as envolvem e na promoção de estudos e políticas públicas para as infâncias e para a EducaçãoAbstract: Children are part of society. And through interaction with the world they live in, they create hypotheses and produce knowledge in a different way to adults. In this way, it is understood that children are able to be actively involved in both their care and education, because their participation takes place by listening to them and welcoming them. So, the main objective of this research was to investigate how children aged 4 and 5 were welcomed back in person at an Early Childhood Education institution during the covid-19 pandemic. The specific objectives were: to understand whether and how teachers welcome children and to analyze the teachers' point of view on welcoming children. The studies by Staccioli (2013), Monção (2013, 2017, 2022), Amorim; Vitória; Rossetti-Ferreira (2000), Dentz; Castro; Neder; Amorim (2022), Manferrari (2001), Motta (2001), were the references for the discussion on welcoming; and the studies by Friedmann (2011), Dallari; Korczak (1986) and Rinaldi (2016, 2020), on listening to children. This ethnographic research was carried out through an interview and three focus group meetings with teachers. A participant observation was also carried out with the children at the school every week for seven months. Faced with a pandemic, the results of this research show that welcoming children and listening to them has become even more necessary. Based on the observations and what the teachers said, there are: the challenges of welcoming children with autism spectrum disorder, the challenges of managing compliance with health protocols among children and the challenges of caring for and educating children in the processes of developing autonomy and emotions. In addition to these challenges, it was observed that children tend to turn first to those who they perceive to be most welcoming; that children are even more welcoming when they also perceive welcoming towards them; and that children are also models of welcoming that can guide adult actions. Finally, it is recognized that welcoming should not be restricted to when children enter the institution. Welcoming must be daily and permanent, always associated with listening to children and the idea that they are historical subjects with rights, heterogeneous and producers of culture. In this way, welcoming children contributes to the promotion of children's rights to quality care and education, to human formation, to the continuous promotion of children's participation in the processes that involve them and to the promotion of studies and public policies for childhoods and educationMestradoEducaçãoMestra em EducaçãoCAPES[s.n.]Monção, Maria Aparecida Guedes, 1966-Barbosa, Luciane Muniz RibeiroSerrão, Célia Regina BatistaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPiorini, Carolina Salinas, 1996-20232023-09-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (131 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/15512PIORINI, Carolina Salinas. O acolhimento na instituição de Educação Infantil durante o retorno presencial na pandemia de Covid-19: a indissociabilidade entre acolher e escutar. 2023. 1 recurso online (131 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15512. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1374798Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-24T12:53:27Zoai::1374798Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-02-24T12:53:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O acolhimento na instituição de Educação Infantil durante o retorno presencial na pandemia de Covid-19 : a indissociabilidade entre acolher e escutar The welcoming in early childhood education institution during the covid-19 pandemic : the inseparability between welcoming and listening |
title |
O acolhimento na instituição de Educação Infantil durante o retorno presencial na pandemia de Covid-19 : a indissociabilidade entre acolher e escutar |
spellingShingle |
O acolhimento na instituição de Educação Infantil durante o retorno presencial na pandemia de Covid-19 : a indissociabilidade entre acolher e escutar Piorini, Carolina Salinas, 1996- Acolhimento Escuta Educação infantil COVID-19 User embracement Listening Early childhood education COVID-19 (Disease) |
title_short |
O acolhimento na instituição de Educação Infantil durante o retorno presencial na pandemia de Covid-19 : a indissociabilidade entre acolher e escutar |
title_full |
O acolhimento na instituição de Educação Infantil durante o retorno presencial na pandemia de Covid-19 : a indissociabilidade entre acolher e escutar |
title_fullStr |
O acolhimento na instituição de Educação Infantil durante o retorno presencial na pandemia de Covid-19 : a indissociabilidade entre acolher e escutar |
title_full_unstemmed |
O acolhimento na instituição de Educação Infantil durante o retorno presencial na pandemia de Covid-19 : a indissociabilidade entre acolher e escutar |
title_sort |
O acolhimento na instituição de Educação Infantil durante o retorno presencial na pandemia de Covid-19 : a indissociabilidade entre acolher e escutar |
author |
Piorini, Carolina Salinas, 1996- |
author_facet |
Piorini, Carolina Salinas, 1996- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Monção, Maria Aparecida Guedes, 1966- Barbosa, Luciane Muniz Ribeiro Serrão, Célia Regina Batista Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piorini, Carolina Salinas, 1996- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acolhimento Escuta Educação infantil COVID-19 User embracement Listening Early childhood education COVID-19 (Disease) |
topic |
Acolhimento Escuta Educação infantil COVID-19 User embracement Listening Early childhood education COVID-19 (Disease) |
description |
Orientador: Maria Aparecida Guedes Monção |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-09-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/15512 PIORINI, Carolina Salinas. O acolhimento na instituição de Educação Infantil durante o retorno presencial na pandemia de Covid-19: a indissociabilidade entre acolher e escutar. 2023. 1 recurso online (131 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15512. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/15512 |
identifier_str_mv |
PIORINI, Carolina Salinas. O acolhimento na instituição de Educação Infantil durante o retorno presencial na pandemia de Covid-19: a indissociabilidade entre acolher e escutar. 2023. 1 recurso online (131 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15512. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1374798 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (131 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189195426562048 |