Utilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639460 |
Resumo: | Orientador: Eduardo Galembeck |
id |
UNICAMP-30_1f9b71de5b7c9dd5c390dabe687337f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1141250 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigaçãoRemote lab usage as a tool for science inquiry in elementary gradesEnsino por investigaçãoLaboratórios remotosEnsino de ciênciasEnsino remotoTeaching by investigationRemote laboratoriesScience teachingRemote teachingOrientador: Eduardo GalembeckDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: O presente trabalho, em caráter de parceria entre a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José Narciso Vieira Ehremberg, analisa como a metodologia de Ensino de Ciências por investigação é aplicada no primeiro ano do Ensino Fundamental e a decorrente utilização do laboratório remoto como uma ferramenta no processo de aplicação da sequência didática elaborada por professora participante e pesquisadora. A pesquisa apresenta caráter qualitativo, sendo os dados analisados coletados em entrevistas gravadas mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido emitido pelo Comitê de Ética em Pesquisa. A revisão bibliográfica inclui o ensino de ciências no Ensino Fundamental, assim como o ensino por investigação e o laboratório didático de ciências físico e baseado em computador, tendo como ênfase o laboratório remoto. Notou-se que os professores iniciam as aulas considerando o conhecimento prévio dos alunos, no entanto, demonstram-se inseguros em conduzir as aulas de ciências por julgarem ter pouco conhecimento acadêmico na área. Observou-se que a professora parceira compreende a importância do ensino de ciências ao buscar colegas especialistas quando necessário em sua prática pedagógica. A proposição da pesquisa transcendeu os objetivos traçados quando as professoras participantes viram no laboratório remoto uma possibilidade de aproximar a universidade da comunidade em que lecionam. O discurso de apropriação do ensino superior público e de ocupação do espaço que a universidade apresenta foi constante durante o desenvolvimento da pesquisa. Percebeu-se como o ensino de ciências através do laboratório remoto tem o potencial de aproximar às comunidades periféricas ao ensino e espaço da universidade públicaAbstract: This research, as an established partnership formed by University of Campinas and Elementary School Padre José Narciso Vieira Ehremberg analyses aspects of science education in elementary school and the application of a unit lesson based on inquiry and supported by the usage of a remote lab as a resource. Since it is qualitative research, the interviews and personal notes produced by participants generated the analysed data. The bibliographic review includes science education in elementary school and science labs, both physical and computer-based, emphasysing remote labs. We noticed the interviewed teachers start the lessons considering student's previous knowledge. However, they show an insecure attitude conducting lectures by self-judgement, because of the lack of content knowledge for teaching. We observed that the interviewed teacher comprehends the importance of science education when she reaches specialists in order to improve her pedagogical practices. This research proposal transcended the goals when enrolled teachers identified in the remote lab a possibility to bring their communities and the university close together. The appropriation speech about higher education and occupation of the public universities was constant during this research. We noticed how science education through remote labs has the potential to connect low-income communities to the context of public high educationMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestra em Ensino de Ciências e MatemáticaCAPES88887.141441/2017-00 [s.n.]Galembeck, Eduardo, 1968-Girotto Júnior, GildoSilva, ThanuciUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Gabriela Ferreira de, 1991-20192019-08-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (141 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639460SOUZA, Gabriela Ferreira de. Utilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigação. 2019. 1 recurso online (141 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639460. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1141250Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-06T10:24:09Zoai::1141250Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-08-06T10:24:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigação Remote lab usage as a tool for science inquiry in elementary grades |
title |
Utilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigação |
spellingShingle |
Utilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigação Souza, Gabriela Ferreira de, 1991- Ensino por investigação Laboratórios remotos Ensino de ciências Ensino remoto Teaching by investigation Remote laboratories Science teaching Remote teaching |
title_short |
Utilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigação |
title_full |
Utilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigação |
title_fullStr |
Utilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigação |
title_full_unstemmed |
Utilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigação |
title_sort |
Utilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigação |
author |
Souza, Gabriela Ferreira de, 1991- |
author_facet |
Souza, Gabriela Ferreira de, 1991- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Galembeck, Eduardo, 1968- Girotto Júnior, Gildo Silva, Thanuci Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghin Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Gabriela Ferreira de, 1991- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino por investigação Laboratórios remotos Ensino de ciências Ensino remoto Teaching by investigation Remote laboratories Science teaching Remote teaching |
topic |
Ensino por investigação Laboratórios remotos Ensino de ciências Ensino remoto Teaching by investigation Remote laboratories Science teaching Remote teaching |
description |
Orientador: Eduardo Galembeck |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-08-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639460 SOUZA, Gabriela Ferreira de. Utilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigação. 2019. 1 recurso online (141 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639460. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639460 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Gabriela Ferreira de. Utilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigação. 2019. 1 recurso online (141 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639460. Acesso em: 15 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1141250 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (141 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138553148473344 |