Utilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gabriela Ferreira de, 1991-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639460
Resumo: Orientador: Eduardo Galembeck
id UNICAMP-30_1f9b71de5b7c9dd5c390dabe687337f7
oai_identifier_str oai::1141250
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Utilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigaçãoRemote lab usage as a tool for science inquiry in elementary gradesEnsino por investigaçãoLaboratórios remotosEnsino de ciênciasEnsino remotoTeaching by investigationRemote laboratoriesScience teachingRemote teachingOrientador: Eduardo GalembeckDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: O presente trabalho, em caráter de parceria entre a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José Narciso Vieira Ehremberg, analisa como a metodologia de Ensino de Ciências por investigação é aplicada no primeiro ano do Ensino Fundamental e a decorrente utilização do laboratório remoto como uma ferramenta no processo de aplicação da sequência didática elaborada por professora participante e pesquisadora. A pesquisa apresenta caráter qualitativo, sendo os dados analisados coletados em entrevistas gravadas mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido emitido pelo Comitê de Ética em Pesquisa. A revisão bibliográfica inclui o ensino de ciências no Ensino Fundamental, assim como o ensino por investigação e o laboratório didático de ciências físico e baseado em computador, tendo como ênfase o laboratório remoto. Notou-se que os professores iniciam as aulas considerando o conhecimento prévio dos alunos, no entanto, demonstram-se inseguros em conduzir as aulas de ciências por julgarem ter pouco conhecimento acadêmico na área. Observou-se que a professora parceira compreende a importância do ensino de ciências ao buscar colegas especialistas quando necessário em sua prática pedagógica. A proposição da pesquisa transcendeu os objetivos traçados quando as professoras participantes viram no laboratório remoto uma possibilidade de aproximar a universidade da comunidade em que lecionam. O discurso de apropriação do ensino superior público e de ocupação do espaço que a universidade apresenta foi constante durante o desenvolvimento da pesquisa. Percebeu-se como o ensino de ciências através do laboratório remoto tem o potencial de aproximar às comunidades periféricas ao ensino e espaço da universidade públicaAbstract: This research, as an established partnership formed by University of Campinas and Elementary School Padre José Narciso Vieira Ehremberg analyses aspects of science education in elementary school and the application of a unit lesson based on inquiry and supported by the usage of a remote lab as a resource. Since it is qualitative research, the interviews and personal notes produced by participants generated the analysed data. The bibliographic review includes science education in elementary school and science labs, both physical and computer-based, emphasysing remote labs. We noticed the interviewed teachers start the lessons considering student's previous knowledge. However, they show an insecure attitude conducting lectures by self-judgement, because of the lack of content knowledge for teaching. We observed that the interviewed teacher comprehends the importance of science education when she reaches specialists in order to improve her pedagogical practices. This research proposal transcended the goals when enrolled teachers identified in the remote lab a possibility to bring their communities and the university close together. The appropriation speech about higher education and occupation of the public universities was constant during this research. We noticed how science education through remote labs has the potential to connect low-income communities to the context of public high educationMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestra em Ensino de Ciências e MatemáticaCAPES88887.141441/2017-00  [s.n.]Galembeck, Eduardo, 1968-Girotto Júnior, GildoSilva, ThanuciUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Gabriela Ferreira de, 1991-20192019-08-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (141 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639460SOUZA, Gabriela Ferreira de. Utilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigação. 2019. 1 recurso online (141 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639460. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1141250Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-06T10:24:09Zoai::1141250Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-08-06T10:24:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigação
Remote lab usage as a tool for science inquiry in elementary grades
title Utilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigação
spellingShingle Utilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigação
Souza, Gabriela Ferreira de, 1991-
Ensino por investigação
Laboratórios remotos
Ensino de ciências
Ensino remoto
Teaching by investigation
Remote laboratories
Science teaching
Remote teaching
title_short Utilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigação
title_full Utilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigação
title_fullStr Utilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigação
title_full_unstemmed Utilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigação
title_sort Utilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigação
author Souza, Gabriela Ferreira de, 1991-
author_facet Souza, Gabriela Ferreira de, 1991-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galembeck, Eduardo, 1968-
Girotto Júnior, Gildo
Silva, Thanuci
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Gabriela Ferreira de, 1991-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino por investigação
Laboratórios remotos
Ensino de ciências
Ensino remoto
Teaching by investigation
Remote laboratories
Science teaching
Remote teaching
topic Ensino por investigação
Laboratórios remotos
Ensino de ciências
Ensino remoto
Teaching by investigation
Remote laboratories
Science teaching
Remote teaching
description Orientador: Eduardo Galembeck
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-08-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639460
SOUZA, Gabriela Ferreira de. Utilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigação. 2019. 1 recurso online (141 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639460. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639460
identifier_str_mv SOUZA, Gabriela Ferreira de. Utilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigação. 2019. 1 recurso online (141 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639460. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1141250
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (141 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138553148473344