A dança no contexto da educação fisica : os (des)encontros entre a formação e a atuação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sborquia, Silvia Pavesi
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591460
Resumo: Orientador: Jorge Sergio Perez Gallardo
id UNICAMP-30_20b2921348ef0d38817a2f56dc4c9d28
oai_identifier_str oai::225583
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A dança no contexto da educação fisica : os (des)encontros entre a formação e a atuação profissionalDança na educação físicaProfessores - FormaçãoProfessores de educação físicaOrientador: Jorge Sergio Perez GallardoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: A dança, embora integrante da cultura corporal, raramente aparece como um dos conteúdos constitutivos da Educação Física para ser trabalhado no contexto escolar. Tal procedimento por parte da escola pode estar vinculado à concepção que os professores de Educação Física têm sobre a dança e quanto ao perfil profissional que as universidades vêm formando. Esta pesquisa buscou diagnosticar a base conceitual de sustentação epistemológica sobre o conteúdo da dança dos professores da formação inicial e dos professores de Educação Física da educação básica. Para atingir este objetivo foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica e de campo, visando o conhecimento da realidade. Como técnica de coleta de dados utilizamos entrevistas semi-estruturadas aplicadas em dois grupos: O primeiros com professores da disciplina Dança e de disciplinas com conteúdos ligados a ela nos cursos de formação inicial em Educação Física das universidades estaduais do Paraná e, o segundo com os professores de Educação Física que atuam na educação básica nas escolas estaduais da cidade de Londrina-Pr. A opção por ambos os grupos se deu pela razão de estarmos inseridos nessa realidade. A análise de conteúdos seguiu orientações da 'análise temática'. As informações coletadas possibilitou refletirmos sobre a concepção que os professores apresentaram sobre a dança, seus pressupostos epistemológicos e educacionais. De acordo com a realidade investigada apresentamos algumas perspectivas para o trato do conhecimento da dança na educação básica, contribuindo para discussões acerca da reformulação curricular e para o implemento de processos de intervenção tanto na formação inicial quanto na educação básicaAbstract: Even though the activity or art of dancing is part of the Corporal Culture, it is seldom seen as one of the contents in the field of Physical Education to be worked in the scholar contexto This procedure on the schools' part may be linked to the concept that Physical Education teachers have concerning Dance and their professional profiles taught at Universities. The purpose of this research is to diagnose the conceptual foundations that epistemologically supports the matter of Dance on teachers in their initial upbringing education and on Physical Education teachers who have been teaching junior-high school students. To reach this goal, a qualitative bibliographical and afield research was done. The data was collected through semi-structured interviews applied in two groups: The first ones were done with the Dance discipline teachers and teachers from disciplines which matters were germane to the Dance subject in the initial upbringing courses of Physical Education at the Parana States Universities, and the second one was done with Physical Education teachers who have been teaching juniorhigh students in public schools of Londrina-Parana. The analysis of the contents were oriented from the thematic analysis. The data collected brought a new field to be considered on the concepts that teachers have shown about Dance and their epistemological and educational purposes. According to the investigated reality we showed some perspectives to the knowledge of Dance in the junior-high school program, contributing to discussions regarding the reformulation and implement of intervention processes in the initial upbringing education as well as in the junior-high school programoMestradoMestre em Educação Física[s.n.]Pérez Gallardo, Jorge Sergio, 1946-Pérez Gallardo, Jorge Sergio, 1946-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSborquia, Silvia Pavesi20022002-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf199p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591460SBORQUIA, Silvia Pavesi. A dança no contexto da educação fisica: os (des)encontros entre a formação e a atuação profissional. 2002. 199p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591460. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/225583porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:30:35Zoai::225583Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:30:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A dança no contexto da educação fisica : os (des)encontros entre a formação e a atuação profissional
title A dança no contexto da educação fisica : os (des)encontros entre a formação e a atuação profissional
spellingShingle A dança no contexto da educação fisica : os (des)encontros entre a formação e a atuação profissional
Sborquia, Silvia Pavesi
Dança na educação física
Professores - Formação
Professores de educação física
title_short A dança no contexto da educação fisica : os (des)encontros entre a formação e a atuação profissional
title_full A dança no contexto da educação fisica : os (des)encontros entre a formação e a atuação profissional
title_fullStr A dança no contexto da educação fisica : os (des)encontros entre a formação e a atuação profissional
title_full_unstemmed A dança no contexto da educação fisica : os (des)encontros entre a formação e a atuação profissional
title_sort A dança no contexto da educação fisica : os (des)encontros entre a formação e a atuação profissional
author Sborquia, Silvia Pavesi
author_facet Sborquia, Silvia Pavesi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pérez Gallardo, Jorge Sergio, 1946-
Pérez Gallardo, Jorge Sergio, 1946-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Sborquia, Silvia Pavesi
dc.subject.por.fl_str_mv Dança na educação física
Professores - Formação
Professores de educação física
topic Dança na educação física
Professores - Formação
Professores de educação física
description Orientador: Jorge Sergio Perez Gallardo
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-02-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591460
SBORQUIA, Silvia Pavesi. A dança no contexto da educação fisica: os (des)encontros entre a formação e a atuação profissional. 2002. 199p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591460. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SBORQUIA, Silvia Pavesi. A dança no contexto da educação fisica: os (des)encontros entre a formação e a atuação profissional. 2002. 199p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591460. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/225583
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
199p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188862379950080