Um estudo com licenciandos em física sobre a energia nuclear em livros didáticos e textos de divulgação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brugliato, Érica Talita, 1990-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639153
Resumo: Orientador: Maria José Pereira Monteiro de Almeida
id UNICAMP-30_230cd0ccf6ef1ec0c07a135fce6d1b03
oai_identifier_str oai::1129160
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Um estudo com licenciandos em física sobre a energia nuclear em livros didáticos e textos de divulgação científicaA study with physics teacher training on nuclear energy in didactic book and scientific divulgation textsLivros didáticosDivulgação científicaEnergia nuclearLicenciatura - FísicaAnálise do discursoTextbooksScientific disseminationNuclear energyDegree in - PhysicsDiscourse analysisOrientador: Maria José Pereira Monteiro de AlmeidaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Neste estudo temos como conteúdo físico central, noções de Energia Nuclear que podem ser trabalhadas com alunos do Ensino Médio. Nele, nos propomos a levar para licenciandos em física trechos extraídos de livros didáticos, feitos para o Ensino Médio, e de divulgação científica sobre alguns elementos da Energia Nuclear. Com isso, nosso objetivo era compreender como o tema Energia Nuclear era apresentado nos livros didáticos e nos materiais de divulgação, além de compreender como alunos ingressantes no curso de licenciatura em física atribuíam sentidos para o uso desses recursos em sala de aula do Ensino Médio. Buscando atingir nossos objetivos, apresentamos noções que embasam a produção e distribuição do livro didático na rede pública de ensino no Brasil e algumas noções que caracterizam o tipo de discurso da divulgação científica, além de noções relacionadas à Energia Nuclear. Para a análise dos dados, apoiamo-nos em noções da análise do discurso cuja linha utilizada teve início na França com Michel Pêcheux. A nossa unidade de ensino, desenvolvida ao longo de três semanas, convidou os licenciandos a efetuarem a leitura de trechos extraídos do livro didático e dos textos de divulgação científica, responderem a questionários sobre a atividade e discutirem junto à sala sobre esses recursos. Observamos que os tipos de discursos selecionados são compostos por subtipos que possibilitam grandes diferenças dentro de um mesmo tipo, assim, embora tenhamos trabalhado com três livros didáticos, cada um deles possuía características únicas, o mesmo aconteceu com os textos de divulgação científica. Entretanto, aparentemente, o que motivou os alunos a participarem das atividades e das discussões não foi o subtipo de discurso, mas sim o assunto sobre o qual ele versava. Já com relação ao uso desses materiais, alguns alunos apresentam indícios de corroborarem com a autora, no sentido de acreditar que o uso de diferentes recursos pode auxiliar no processo de aprendizado. Entretanto, o livro didático, embora apontado como recurso que os licenciandos utilizariam em suas aulas, nas discussões ainda apresentou indícios de lhes causar certo repúdio, o que torna o assunto controverso, uma vez que o discurso da maioria dos alunos é contra esse recurso, porém ainda é o mais utilizado em sala de aula e nas propostas de aulas por eles elaboradasAbstract: In this study we have as core physical content, notions of Nuclear Energy that can be worked with high school students. In it, we propose to take to physics teacher training excerpts from textbooks, made for high school, and scientific dissemination about some elements of Nuclear Energy. Thus, our goal was to understand how the topic Nuclear Energy was presented in textbooks and dissemination materials, and understand how students entering in physics teacher training course assigned directions for the use of these resources in the high school classroom. Seeking to achieve our goals, we present notions that support the production and distribution of the textbook in the public school system in Brazil and some notions that characterize the type of discourse of scientific dissemination, as well as notions related to Nuclear Energy. For data analysis, we rely on notions of discourse analysis whose line started in France with Michel Pêcheux. Our teaching unit, which was developed over the course of three weeks, invited graduates to read excerpts from the textbook and science-related texts, answer questionnaires about the activity and discuss with the classroom about these resources. We observed that the types of speeches selected are composed of subtypes that allow great differences within the same type, so, although we worked with three textbooks, each one of them had unique characteristics, as did the texts of scientific dissemination. Apparently, however, what motivated the students to participate in the activities and discussions was not the discourse subtype, but the subject he was talking about. Regarding the use of these materials, some students show evidence of corroborating with the author, in the belief that the use of different resources can help in the learning process. However, the textbook, although pointed out as a resource that undergraduates would use in their classes, still showed evidence of causing them some repudiation, which makes the subject controversial, since the discourse of most students is against this feature, however, it is still the most used in the classroom and in the class proposals developed by themDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutora em Ensino de Ciências e MatemáticaCAPES88882.435454/2019-01[s.n.]Almeida, Maria José Pereira Monteiro de, 1944-Santos, Marcelo GiordanPetrucci-Rosa, Maria InêsKleinke, Maurício UrbanGurgel, IvãUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBrugliato, Érica Talita, 1990-20202020-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (259 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639153BRUGLIATO, Érica Talita. Um estudo com licenciandos em física sobre a energia nuclear em livros didáticos e textos de divulgação científica . 2020. 1 recurso online (259 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639153. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129160Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-07T12:23:22Zoai::1129160Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-07-07T12:23:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo com licenciandos em física sobre a energia nuclear em livros didáticos e textos de divulgação científica
A study with physics teacher training on nuclear energy in didactic book and scientific divulgation texts
title Um estudo com licenciandos em física sobre a energia nuclear em livros didáticos e textos de divulgação científica
spellingShingle Um estudo com licenciandos em física sobre a energia nuclear em livros didáticos e textos de divulgação científica
Brugliato, Érica Talita, 1990-
Livros didáticos
Divulgação científica
Energia nuclear
Licenciatura - Física
Análise do discurso
Textbooks
Scientific dissemination
Nuclear energy
Degree in - Physics
Discourse analysis
title_short Um estudo com licenciandos em física sobre a energia nuclear em livros didáticos e textos de divulgação científica
title_full Um estudo com licenciandos em física sobre a energia nuclear em livros didáticos e textos de divulgação científica
title_fullStr Um estudo com licenciandos em física sobre a energia nuclear em livros didáticos e textos de divulgação científica
title_full_unstemmed Um estudo com licenciandos em física sobre a energia nuclear em livros didáticos e textos de divulgação científica
title_sort Um estudo com licenciandos em física sobre a energia nuclear em livros didáticos e textos de divulgação científica
author Brugliato, Érica Talita, 1990-
author_facet Brugliato, Érica Talita, 1990-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Maria José Pereira Monteiro de, 1944-
Santos, Marcelo Giordan
Petrucci-Rosa, Maria Inês
Kleinke, Maurício Urban
Gurgel, Ivã
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Brugliato, Érica Talita, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos
Divulgação científica
Energia nuclear
Licenciatura - Física
Análise do discurso
Textbooks
Scientific dissemination
Nuclear energy
Degree in - Physics
Discourse analysis
topic Livros didáticos
Divulgação científica
Energia nuclear
Licenciatura - Física
Análise do discurso
Textbooks
Scientific dissemination
Nuclear energy
Degree in - Physics
Discourse analysis
description Orientador: Maria José Pereira Monteiro de Almeida
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-02-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639153
BRUGLIATO, Érica Talita. Um estudo com licenciandos em física sobre a energia nuclear em livros didáticos e textos de divulgação científica . 2020. 1 recurso online (259 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639153. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639153
identifier_str_mv BRUGLIATO, Érica Talita. Um estudo com licenciandos em física sobre a energia nuclear em livros didáticos e textos de divulgação científica . 2020. 1 recurso online (259 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639153. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129160
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (259 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189161732669440