A construção do "Espaço para ser" em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chevbotar, Aletéia Eleutério Alves, 1982-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634422
Resumo: Orientador: Ana Archangelo
id UNICAMP-30_23c28bec7e670175cc4aaf8bad55b519
oai_identifier_str oai::1057980
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A construção do "Espaço para ser" em sala de aulaThe building of the "Space for being" in the classroomLiteratura infantilPsicanáliseEducaçãoEmotional experienceChildren's literatureChildren's narrativePsychoanalysisEducationExperiência emocionalNarrativas infantisOrientador: Ana ArchangeloTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho reflete sobre os resultados da investigação realizada com as crianças de uma escola pública do município de Campinas, em um ambiente especialmente organizado para compor o "espaço para ser em sala de aula". Para isso, tomaram-se por base alguns conceitos da teoria de Bion: a experiência emocional, a capacidade para a função alfa e o conceito de reverie ¿ como desencadeadores de experiências comunicativas e de elaboração de ansiedade em sala de aula. Em situação de sala de aula, a organização do "espaço para ser", pautado nesses conceitos, compreende a construção de um ambiente favorável às comunicações das crianças, capaz de acolher e tolerar as ansiedades nelas presentes. Com tal propósito, foram realizados encontros semanais para a contação de histórias e a escuta das narrativas orais e escritas, possibilitando a manifestação, o acolhimento e a elaboração de ansiedades presentes na sala de aula. Participaram desses encontros dez turmas do 1.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental I, atendidas por um grupo de dez bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ¿ PIBID/Capes. Também uma turma de 3.o ano do Ensino Fundamental da mesma escola pública foi acompanhada mais diretamente pela pesquisadora em atividades que buscavam promover o "espaço para ser" e analisar o impacto desse espaço para as crianças. No decorrer deste trabalho, entre erros e acertos, as crianças puderam reconhecer o "espaço para ser", construído em sala de aula, como um lugar de acolhimento aberto às suas manifestações. Esse espaço possibilitou, em diversas ocasiões, que as crianças pensassem suas próprias emoções e pudessem expressá-las através de um registro ou de uma narrativa oral, como resultado de uma elaboração emocional, vivenciada a partir dessa propostaAbstract: This work reflects upon the results of an enquiry carried out among children of a public school in Campinas town, in an environment specially organized to be the "space for being in the classroom". In order to do such, it was taken some concepts from Bion's theory, namely emotional experience, ability to alpha functioning and reverie, as triggers to communicative experiences and Anxiety Elaboration in the classroom. In the classroom context, the organization of the "space for being", ruled by these concepts, consists of building a favorable environment to children's communication, able to welcome and tolerate their anxiety. With this purpose in mind, weekly meetings were carried out, when storytelling and making of oral and written narratives took place, which enabled anxiety manifestation, acceptance and elaboration. Ten classes, from 1st to 5th grade, participated in the meetings, assisted by a group of ten scholarship teachers from PIBID/CAPES Institutional Program for Beginner Teachers. Also, an Elementary School 3rd grade class at the same school was directly accompanied by the researcher during activities which were aimed to put forward the "space for being" and to analyze the impact of that space on the children. Throughout this work, children could recognize the "space for being" built in the classroom as a place of welcoming, open to their manifestations. This space made possible, in many occasions, for children to think their own emotions and to express them by means of a record or an oral narrative, as a result of an emotional elaboration experienced through this proposalDoutoradoPsicologia EducacionalDoutora em Educação[s.n.]Archangelo, Ana, 1965-Paixão, Alexandro HenriqueVillela, Fabio Camargo BandeiraPrado, Guilherme do Val ToledoFaria, Maria Cecília de CorrêaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASChevbotar, Aletéia Eleutério Alves, 1982-20182018-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (168 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634422CHEVBOTAR, Aletéia Eleutério Alves. A construção do "Espaço para ser" em sala de aula. 2018. 1 recurso online (168 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634422. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1057980Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-23T09:48:22Zoai::1057980Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-10-23T09:48:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do "Espaço para ser" em sala de aula
The building of the "Space for being" in the classroom
title A construção do "Espaço para ser" em sala de aula
spellingShingle A construção do "Espaço para ser" em sala de aula
Chevbotar, Aletéia Eleutério Alves, 1982-
Literatura infantil
Psicanálise
Educação
Emotional experience
Children's literature
Children's narrative
Psychoanalysis
Education
Experiência emocional
Narrativas infantis
title_short A construção do "Espaço para ser" em sala de aula
title_full A construção do "Espaço para ser" em sala de aula
title_fullStr A construção do "Espaço para ser" em sala de aula
title_full_unstemmed A construção do "Espaço para ser" em sala de aula
title_sort A construção do "Espaço para ser" em sala de aula
author Chevbotar, Aletéia Eleutério Alves, 1982-
author_facet Chevbotar, Aletéia Eleutério Alves, 1982-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Archangelo, Ana, 1965-
Paixão, Alexandro Henrique
Villela, Fabio Camargo Bandeira
Prado, Guilherme do Val Toledo
Faria, Maria Cecília de Corrêa
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Chevbotar, Aletéia Eleutério Alves, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Psicanálise
Educação
Emotional experience
Children's literature
Children's narrative
Psychoanalysis
Education
Experiência emocional
Narrativas infantis
topic Literatura infantil
Psicanálise
Educação
Emotional experience
Children's literature
Children's narrative
Psychoanalysis
Education
Experiência emocional
Narrativas infantis
description Orientador: Ana Archangelo
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-07-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634422
CHEVBOTAR, Aletéia Eleutério Alves. A construção do "Espaço para ser" em sala de aula. 2018. 1 recurso online (168 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634422. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634422
identifier_str_mv CHEVBOTAR, Aletéia Eleutério Alves. A construção do "Espaço para ser" em sala de aula. 2018. 1 recurso online (168 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634422. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1057980
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (168 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138529076314112