História das ciências no ensino de botânica : abordagens culturais na formação inicial de professores de ciências e biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Thailine Aparecida de, 1994-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640106
Resumo: Orientadores: Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa, Fernando Santiago dos Santos
id UNICAMP-30_2449d8a127a9a5e48069bcdd6011cc01
oai_identifier_str oai::1157716
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling História das ciências no ensino de botânica : abordagens culturais na formação inicial de professores de ciências e biologiaHistory of sciences in the teaching of botany : cultural approaches in pre-service formation of science and biology teachersHistória da ciênciaBotânicaDesenhosEnsinoHistory of scienceBotanyDrawingsTeachingOrientadores: Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa, Fernando Santiago dos SantosDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Muitas pesquisas evidenciam as problemáticas do ensino de Botânica desde o nível básico até o superior. Dentre as principais críticas, destaca-se o ensino pautado na memorização de termos científicos e desconectados dos contextos históricos e sociais. A fim de possibilitar um novo olhar e novas práticas para o Ensino de Botânica que auxiliem a superação das dificuldades enfrentadas pela área, a presente dissertação investiga as potencialidades da introdução de aspectos da História das Ciências e da Botânica através do uso de desenhos científicos históricos selecionados dentro do acervo do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) da Universidade de Lisboa, como suporte histórico para as aulas de Botânica ministradas aos futuros professores de Ciências e Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (campus São Roque), em associação a outros materiais. Além das discussões em prol da inserção da História da Ciência no ensino, principalmente no nível superior, os desenhos vêm ganhando espaço como opção metodológica que permite a inserção de debates sobre a natureza da ciência no ensino. No caso dos desenhos botânicos é possível discutir a origem e importância das plantas ilustradas e os conhecimentos botânicos da época de sua confecção. As imagens selecionadas e utilizadas no decorrer da pesquisa, em sua grande parte, resultaram de expedições, entre os séculos XVIII e XIX, patrocinadas pela Coroa portuguesa a seus domínios coloniais, no cerne de disputas políticas e econômicas com outras potências imperiais. Por meio do estudo das rotas de circulação das plantas é possível compreender os costumes, a cultura e os poderes exercidos pelos impérios, imbricando fortemente a atividade científica e as demais esferas da vida social, política e econômica. Admitimos como hipótese de trabalho que a inserção de perspectivas históricas e contextuais mais amplas permitirá dar novo sentido ao ensino de Botânica, ainda bastante criticado. A partir de reflexões sobre estas temáticas na formação de professores, observou-se que há possibilidades efetivas para a incorporação da História das Ciências no Ensino e Formação de Professores mediante o levantamento de concepções prévias sobre o tema e sua construção teórica, e que os desenhos científicos se mostraram importantes ferramentas que conectam a história, a botânica e a criatividadeAbstract: Many articles and investigations show the problems involved in botany teaching from the initial levels to higher education. Among the main criticisms, the teaching based on memorization of scientific terms and disconnected from historical and social contexts stands out. To enable a new look and new practices for Botany¿s teaching that helps overcome the difficulties faced by the area, the present dissertation investigates the potential of introducing elements of the History of Science and Botany to contribute to the amelioration of the teaching of that topic. It uses historical, scientific drawings selected from the collection of the National Museum of Natural History and Science (MUHNAC) of the University of Lisbon, as support for Botany classes taught to pre-service Science and Biology teachers at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (São Roque campus), in association with other materials of primary origin and digital platforms. Also, it is worth mentioning that drawings have been gaining space as a methodological option that allows the insertion of debates about the nature of science in teaching. In the case of botanical drawings, it is possible to discuss the origin and importance of the illustrated plants and the botanical knowledge contemporary to the time of their manufacture. The images selected and used in the course of the present research, for the most part, resulted from expeditions performed between the 18th and 19th centuries, sponsored by the Portuguese Crown to their colonial dominions, at the heart of political and economic disputes with other imperial powers. By studying plants¿ circulation routes, it is possible to understand the uses, cultures, and powers exercised by empires, strongly intermingling scientific activity and other spheres of social, political, and economic life. Our working hypothesis is that the insertion of broader historical and contextual perspectives will give new meaning to Botany¿s teaching, still highly problematic. Our investigation concludes that there are effective ways of incorporating the History of Sciences in science teaching and pre-service teacher education by understanding and debating students¿ previous conceptions. The scientific drawings proved to be relevant instruments that effectively connect history, botany, and creativityMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestra em Ensino de Ciências e MatemáticaFAPESP2018/09696-1[s.n.]Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça, 1959-Santos, Fernando Santiago dos, 1970-Pataca, Ermelinda MoutinhoCompiani, MauricioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima, Thailine Aparecida de, 1994-20202020-08-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (192 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640106LIMA, Thailine Aparecida de. História das ciências no ensino de botânica: abordagens culturais na formação inicial de professores de ciências e biologia. 2020. 1 recurso online (192 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640106. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157716Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-01T16:52:26Zoai::1157716Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-03-01T16:52:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv História das ciências no ensino de botânica : abordagens culturais na formação inicial de professores de ciências e biologia
History of sciences in the teaching of botany : cultural approaches in pre-service formation of science and biology teachers
title História das ciências no ensino de botânica : abordagens culturais na formação inicial de professores de ciências e biologia
spellingShingle História das ciências no ensino de botânica : abordagens culturais na formação inicial de professores de ciências e biologia
Lima, Thailine Aparecida de, 1994-
História da ciência
Botânica
Desenhos
Ensino
History of science
Botany
Drawings
Teaching
title_short História das ciências no ensino de botânica : abordagens culturais na formação inicial de professores de ciências e biologia
title_full História das ciências no ensino de botânica : abordagens culturais na formação inicial de professores de ciências e biologia
title_fullStr História das ciências no ensino de botânica : abordagens culturais na formação inicial de professores de ciências e biologia
title_full_unstemmed História das ciências no ensino de botânica : abordagens culturais na formação inicial de professores de ciências e biologia
title_sort História das ciências no ensino de botânica : abordagens culturais na formação inicial de professores de ciências e biologia
author Lima, Thailine Aparecida de, 1994-
author_facet Lima, Thailine Aparecida de, 1994-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça, 1959-
Santos, Fernando Santiago dos, 1970-
Pataca, Ermelinda Moutinho
Compiani, Mauricio
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Thailine Aparecida de, 1994-
dc.subject.por.fl_str_mv História da ciência
Botânica
Desenhos
Ensino
History of science
Botany
Drawings
Teaching
topic História da ciência
Botânica
Desenhos
Ensino
History of science
Botany
Drawings
Teaching
description Orientadores: Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa, Fernando Santiago dos Santos
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-08-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640106
LIMA, Thailine Aparecida de. História das ciências no ensino de botânica: abordagens culturais na formação inicial de professores de ciências e biologia. 2020. 1 recurso online (192 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640106. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640106
identifier_str_mv LIMA, Thailine Aparecida de. História das ciências no ensino de botânica: abordagens culturais na formação inicial de professores de ciências e biologia. 2020. 1 recurso online (192 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640106. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157716
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (192 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189167795535872