Escrever se aprende reescrevendo : um estudo da interação professor/aluno na revisão de textos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582847 |
Resumo: | Orientador: Raquel Salek Fiad |
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Escrever se aprende reescrevendo : um estudo da interação professor/aluno na revisão de textosEscritaProfessores e alunosAnálise de interação na educaçãoOrientador: Raquel Salek FiadDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa está embasada em uma teoria sócio-interacionista, segundo a qual o conhecimento é constituído na dinâmica das interações sociais. O objeto de estudo é a interação professor/ aluno em atividades de revisão ou reescrita de textos. Estas atividades são encaradas como constitutivas da modalidade escrita da linguagem. O foco de estudo é o modo como as orientações da professora/pesquisadora interferem na reescrita de textos de dez alunos de uma sétima série de um curso supletivo. A seleção dos alunos foi feita usando como critério o desempenho na escrita, ou seja, procurou-se escolher alunos em diferentes estágios de familiaridade com a escrita. A análise dos textos foi feita observando como os comentários escritos na primeira versão dos textos dos alunos interferiram nas alterações ocorridas na segunda versão. Verificou-se que o sucesso das atividades de reescrita dependeu tanto do tipo de orientação do professsor, quanto da habilidade do aluno em alterar seu texto. Orientações que explicitavam o problema e apresentavam possíveis soluções tiveram mais chance de serem respondidas adequadamente, do que aquelas que somente explicitavam o problema. Alunos com uma maior familiaridade com a escrita apresentaram mais fàcilidade para reescrever seus textos seguindo as instruções escritas do professor. Entretanto, fatores relativos à história pessoal dos alunos como o contato extra-escolar com a escrita, a ocupação profissional, a militância em movimentos políticos, e fatores relativos ao tipo de ensino como os textos utilizados na preparação para a produção e o tipo de texto proposto também interagiram no processo de reescrita, interferindo na interação professor/alunoAbstract: This research is based on a socio-interactionist theory 01' language in which knowledge is constituted in the dynarnic 01' social interactions. The subject 01' study is the interaction between teacher and students in revising texts. The focus 01' study is the way the teacher/researcher's instructions interfere in the revision 01' the texts written by ten 7th grade adults. The choice 01' the students was made on the basis 01' writing development, that is, students in different stages 01' writing acquisition were chosen. The analysis was made by observIDg how writing instructions made by the teacher in the first version 01' the texts interfered in their rewriting. It was observed that success in rewriting depended both on the teacher's instructions and on the student's ability to rewrite bis texto The more explicit instructions were more adequately answered and students with higher proficiency in writing revised their texts easier according to the teacher's instructions. Nevertheless there are other factors that contributed to the revision proccess such as the degree 01' literacy at home, the profession, the participation in political activities as well as the kind 01' texts used at school for reading and writing. All these factors were present in the studentlteacher interactionsMestradoMestre em Linguística[s.n.]Fiad, Raquel Salek, 1948-Geraldi, João WanderleyKoch, Ingedore Grunfeld VillaçaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGrillo, Sheila Vieira de Camargo19951995-08-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf147f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582847GRILLO, Sheila Vieira de Camargo. Escrever se aprende reescrevendo: um estudo da interação professor/aluno na revisão de textos. 1995. 147f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582847. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/95536porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:21:55Zoai::95536Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:21:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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