Os professores leitores dos livros de auto-ajuda para crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599820 |
Resumo: | Orientador: Norma Sandra de Almeida Ferreira |
id |
UNICAMP-30_271e321a5c322ea2d9d9dac3027b549a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::337184 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os professores leitores dos livros de auto-ajuda para criançasLeituraCrianças - Livros e leituraComunicação de massa e culturaLeitores - Reação criticaLiteratura infantojuvenilProfessores de leitura - FormaçãoTrabalhoOrientador: Norma Sandra de Almeida FerreiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A proposta nesta pesquisa é conhecer o professor-leitor que vem trabalhando, efetivamente, com os livros de auto-ajuda para crianças em sala de aula. A opção pelos professores é justificada pela importância que esse profissional assume, enquanto ¿formador¿ do gosto pela leitura de seus alunos, bem como por ser um adulto que pertence a uma instituição socialmente reconhecida e valorizada pelo seu papel de ensinar conhecimentos escolares. O caminho metodológico consiste, basicamente, em dois momentos. No primeiro, sob uma perspectiva mais quantitativa, embora não restrita somente a esse aspecto, optamos pela aplicação de questionários em dois grupos de professores: Rede Municipal de Santa Bárbara D¿Oeste e duas turmas do curso PEFOPEX, da UNICAMP, apresentando como objetivo a localização de uma comunidade de leitores de livros de auto-ajuda para crianças. Posteriormente, tendo em vista maior adensamento no estudo desses leitores, entrevistamos três professoras (duas do curso PEFOPEX e uma da Rede Municipal de Santa Bárbara D¿Oeste). As informações coletadas e os ¿indícios¿ rastreados foram constantemente cruzados e confrontados, tendo como referência os estudos sobre a História Cultural e sobre a Leitura, bem como algumas teorias sobre a mídia e a indústria cultural. Algumas das questões que nortearam o desenvolvimento desta pesquisa: Quais aspectos parecem orientar/sustentar a escolha das professoras pelos livros de auto-ajuda para crianças? Como lêem esses livros? Para que lêem? Por que a escolha de tais livros? Que usos dão para esses livros em sua vida profissional e particular?Abstract: The proposal in this research is to know about the teacher-reader who working in fact with self-help books for children in the classroom. This option is justified by the matter of this professional as 'maker¿ of the taste¿s reading of his students, also to be an adult who belongs to a socialized and valuated institution recognized for his role of teaching scholarship knowledge. The methodologic ways basically consists about two moments. First, in the more quantitative perspective although not merely constraint by this way, we choice to an application of questionnaires on the two teacher's group: Rede Municipal de Santa Bárbara D¿Oeste and two teams of PEFOPEX Course from UNICAMP, showing as the goal the location of a readers¿ community of self-help books for children. Forward, with the purpose of a much deep survey of these readers we interviewed three teachers (two of PEFOPEX Course and one of Rede Municipal de Santa Bárbara D¿Oeste). The collected informations and the tracking 'signs¿ were often crossing and confronted and directed by the studies of Cultural History and Reading also some theories about Media and Cultural Industry. Some of questions who guide us for the development of this research: What aspects seems to direct/sustain the teachers¿ choices by self-help books for children? How they reading these books? What they reading for? What they choosing these books? How they use these books in their private and professional lives?MestradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteMestre em Educação[s.n.]Ferreira, Norma Sandra de Almeida, 1950-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAsbahr, Melissa Cristina Correa20052005-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf195p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599820ASBAHR, Melissa Cristina Correa. Os professores leitores dos livros de auto-ajuda para crianças. 2005. 195p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599820. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/337184porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T11:27:28Zoai::337184Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T11:27:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os professores leitores dos livros de auto-ajuda para crianças |
title |
Os professores leitores dos livros de auto-ajuda para crianças |
spellingShingle |
Os professores leitores dos livros de auto-ajuda para crianças Asbahr, Melissa Cristina Correa Leitura Crianças - Livros e leitura Comunicação de massa e cultura Leitores - Reação critica Literatura infantojuvenil Professores de leitura - Formação Trabalho |
title_short |
Os professores leitores dos livros de auto-ajuda para crianças |
title_full |
Os professores leitores dos livros de auto-ajuda para crianças |
title_fullStr |
Os professores leitores dos livros de auto-ajuda para crianças |
title_full_unstemmed |
Os professores leitores dos livros de auto-ajuda para crianças |
title_sort |
Os professores leitores dos livros de auto-ajuda para crianças |
author |
Asbahr, Melissa Cristina Correa |
author_facet |
Asbahr, Melissa Cristina Correa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Norma Sandra de Almeida, 1950- Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Asbahr, Melissa Cristina Correa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Crianças - Livros e leitura Comunicação de massa e cultura Leitores - Reação critica Literatura infantojuvenil Professores de leitura - Formação Trabalho |
topic |
Leitura Crianças - Livros e leitura Comunicação de massa e cultura Leitores - Reação critica Literatura infantojuvenil Professores de leitura - Formação Trabalho |
description |
Orientador: Norma Sandra de Almeida Ferreira |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-02-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599820 ASBAHR, Melissa Cristina Correa. Os professores leitores dos livros de auto-ajuda para crianças. 2005. 195p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599820. Acesso em: 14 mai. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) ASBAHR, Melissa Cristina Correa. Os professores leitores dos livros de auto-ajuda para crianças. 2005. 195p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599820. Acesso em: 14 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/337184 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 195p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138399039258624 |