Os professores leitores dos livros de auto-ajuda para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Asbahr, Melissa Cristina Correa
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599820
Resumo: Orientador: Norma Sandra de Almeida Ferreira
id UNICAMP-30_271e321a5c322ea2d9d9dac3027b549a
oai_identifier_str oai::337184
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Os professores leitores dos livros de auto-ajuda para criançasLeituraCrianças - Livros e leituraComunicação de massa e culturaLeitores - Reação criticaLiteratura infantojuvenilProfessores de leitura - FormaçãoTrabalhoOrientador: Norma Sandra de Almeida FerreiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A proposta nesta pesquisa é conhecer o professor-leitor que vem trabalhando, efetivamente, com os livros de auto-ajuda para crianças em sala de aula. A opção pelos professores é justificada pela importância que esse profissional assume, enquanto ¿formador¿ do gosto pela leitura de seus alunos, bem como por ser um adulto que pertence a uma instituição socialmente reconhecida e valorizada pelo seu papel de ensinar conhecimentos escolares. O caminho metodológico consiste, basicamente, em dois momentos. No primeiro, sob uma perspectiva mais quantitativa, embora não restrita somente a esse aspecto, optamos pela aplicação de questionários em dois grupos de professores: Rede Municipal de Santa Bárbara D¿Oeste e duas turmas do curso PEFOPEX, da UNICAMP, apresentando como objetivo a localização de uma comunidade de leitores de livros de auto-ajuda para crianças. Posteriormente, tendo em vista maior adensamento no estudo desses leitores, entrevistamos três professoras (duas do curso PEFOPEX e uma da Rede Municipal de Santa Bárbara D¿Oeste). As informações coletadas e os ¿indícios¿ rastreados foram constantemente cruzados e confrontados, tendo como referência os estudos sobre a História Cultural e sobre a Leitura, bem como algumas teorias sobre a mídia e a indústria cultural. Algumas das questões que nortearam o desenvolvimento desta pesquisa: Quais aspectos parecem orientar/sustentar a escolha das professoras pelos livros de auto-ajuda para crianças? Como lêem esses livros? Para que lêem? Por que a escolha de tais livros? Que usos dão para esses livros em sua vida profissional e particular?Abstract: The proposal in this research is to know about the teacher-reader who working in fact with self-help books for children in the classroom. This option is justified by the matter of this professional as 'maker¿ of the taste¿s reading of his students, also to be an adult who belongs to a socialized and valuated institution recognized for his role of teaching scholarship knowledge. The methodologic ways basically consists about two moments. First, in the more quantitative perspective although not merely constraint by this way, we choice to an application of questionnaires on the two teacher's group: Rede Municipal de Santa Bárbara D¿Oeste and two teams of PEFOPEX Course from UNICAMP, showing as the goal the location of a readers¿ community of self-help books for children. Forward, with the purpose of a much deep survey of these readers we interviewed three teachers (two of PEFOPEX Course and one of Rede Municipal de Santa Bárbara D¿Oeste). The collected informations and the tracking 'signs¿ were often crossing and confronted and directed by the studies of Cultural History and Reading also some theories about Media and Cultural Industry. Some of questions who guide us for the development of this research: What aspects seems to direct/sustain the teachers¿ choices by self-help books for children? How they reading these books? What they reading for? What they choosing these books? How they use these books in their private and professional lives?MestradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteMestre em Educação[s.n.]Ferreira, Norma Sandra de Almeida, 1950-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAsbahr, Melissa Cristina Correa20052005-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf195p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599820ASBAHR, Melissa Cristina Correa. Os professores leitores dos livros de auto-ajuda para crianças. 2005. 195p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599820. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/337184porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T11:27:28Zoai::337184Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T11:27:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os professores leitores dos livros de auto-ajuda para crianças
title Os professores leitores dos livros de auto-ajuda para crianças
spellingShingle Os professores leitores dos livros de auto-ajuda para crianças
Asbahr, Melissa Cristina Correa
Leitura
Crianças - Livros e leitura
Comunicação de massa e cultura
Leitores - Reação critica
Literatura infantojuvenil
Professores de leitura - Formação
Trabalho
title_short Os professores leitores dos livros de auto-ajuda para crianças
title_full Os professores leitores dos livros de auto-ajuda para crianças
title_fullStr Os professores leitores dos livros de auto-ajuda para crianças
title_full_unstemmed Os professores leitores dos livros de auto-ajuda para crianças
title_sort Os professores leitores dos livros de auto-ajuda para crianças
author Asbahr, Melissa Cristina Correa
author_facet Asbahr, Melissa Cristina Correa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Norma Sandra de Almeida, 1950-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Asbahr, Melissa Cristina Correa
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Crianças - Livros e leitura
Comunicação de massa e cultura
Leitores - Reação critica
Literatura infantojuvenil
Professores de leitura - Formação
Trabalho
topic Leitura
Crianças - Livros e leitura
Comunicação de massa e cultura
Leitores - Reação critica
Literatura infantojuvenil
Professores de leitura - Formação
Trabalho
description Orientador: Norma Sandra de Almeida Ferreira
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-02-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599820
ASBAHR, Melissa Cristina Correa. Os professores leitores dos livros de auto-ajuda para crianças. 2005. 195p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599820. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
ASBAHR, Melissa Cristina Correa. Os professores leitores dos livros de auto-ajuda para crianças. 2005. 195p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599820. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/337184
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
195p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138399039258624