O ideario do progresso no discurso politico educacional : uma analise discursiva das relações de poder-saber /\ c Marcia Aparecida Amador Mascia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mascia, Marcia Aparecida Amador
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588458
Resumo: Orientador: Maria Jose R. Faria Coracini
id UNICAMP-30_271e45179d11144ed99e9c5a6e0e46a4
oai_identifier_str oai::185978
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O ideario do progresso no discurso politico educacional : uma analise discursiva das relações de poder-saber /\ c Marcia Aparecida Amador MasciaLinguística aplicadaLíngua inglesa - Estudo e ensinoLíngua inglesa - Análise do discursoCurrículosPós-modernismoOrientador: Maria Jose R. Faria CoraciniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta tese tem como objeto de estudo o Discurso Político Educacional (D.P.E.) em um recorte específico constituído pelos documentos curriculares de ensino de Língua Estrangeira (Inglês) no estado de São Paulo a partir da década de 80. Partimos da hipótese de que o D.P.E. se encontra atravessado pelo ideário de progresso que o coloca como veículo do bem social e da busca da verdade, o que se evidencia pela imbricação de relações de poder-saber. O arcabouço teórico-metodológico desta pesquisa se situa na convergência da Análise do Discurso de Linha Francesa e da Desconstrução que visa a proceder à análise da materialidade lingüística a partir das condições de produção. Pela análise concluímos que o funcionamento discursivo aponta para a existência de um jogo dicotômico que se constrói no eixo ausência versus presença (de progresso), atravessado pelo ideal de completude. O discurso se sustenta pela Ideologia Positivista que permeia as relações de poder-saber na Educação. Concluímos, também, que, apesar dos documentos focalizados veicularem mudanças e transformações em nível pedagógico e social, visando à inclusão dos excluídos, eles operam, na verdade, no sentido da manutenção das relações de poder-saber, promovendo, apenas, mudança dos mecanismos. Mas, como toda voz de poder traz o eco do contra-poder, verificamos, finalmente, formas de significação de resistência veiculadas pelas vozes dos professores. As conclusões satisfazem a nossa proposta de desestabilização do conceito positivista de progresso e sustentam uma postura pós-moderna que vê as transformações como pequenos pontos de rupturaAbstract: The object of study of this dissertation is the Political Educational Discourse (P.E.D.), focusing upon the curricula documents of foreign language teaching (English) produced in São Paulo state since the 80's. Our hypothesis is that the P.E.D. is crossed by the "ideais of progress" and, in this sense, it is shown as the vehicle of social changes and the search for the truth which is evidenced through the imbrication of power and knowledge. The theoretical and methodological framework of this research consists in the convergence between the French Discourse Analysis and the Deconstruction. Within this framework and taking into account the conditions of production, we proceeded to analyse the linguistic materiality of the discourse. Through our analysis we concluded that the discursive functioning points to the existence of a dicotomical game that is constructed around the axis absence versus presence (of progress), crossed by the ideal of completeness. This discourse is sustained by the Positivist Ideology that permeates the relations of power-knowledge in Education. Also, we concluded that, in spite of trying to transmit pedagogical and social changings and transformations, focusing on the inclusion of the excluded ones, this discourse, actually, operates in a sense of maintaining the relations of power and knowledge, only promoting the changing of mechanisms. But, on the other hand, based upon the argument that every voice of power brings the echo of counter-power, we, finally, verified the existence of forms of resistance which were shaped by the voices of the teachers. The conclusions satisfy our proposal of desestablishment of the Positivist concept of progress and they sustain a post-modern point-of-view that sees the transformations as smaIl points of ruptureDoutoradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949-Carmagnani, Anna Maria GrammaticoBolonhini, Carmen ZinkSchmitz, John RobertGregolin, Maria do Rosario de Fatima ValenciseUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMascia, Marcia Aparecida Amador19991999-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf184 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588458MASCIA, Marcia Aparecida Amador. O ideario do progresso no discurso politico educacional: uma analise discursiva das relações de poder-saber /\ c Marcia Aparecida Amador Mascia. 1999. 184 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588458. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/185978porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:05:47Zoai::185978Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:05:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ideario do progresso no discurso politico educacional : uma analise discursiva das relações de poder-saber /\ c Marcia Aparecida Amador Mascia
title O ideario do progresso no discurso politico educacional : uma analise discursiva das relações de poder-saber /\ c Marcia Aparecida Amador Mascia
spellingShingle O ideario do progresso no discurso politico educacional : uma analise discursiva das relações de poder-saber /\ c Marcia Aparecida Amador Mascia
Mascia, Marcia Aparecida Amador
Linguística aplicada
Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Análise do discurso
Currículos
Pós-modernismo
title_short O ideario do progresso no discurso politico educacional : uma analise discursiva das relações de poder-saber /\ c Marcia Aparecida Amador Mascia
title_full O ideario do progresso no discurso politico educacional : uma analise discursiva das relações de poder-saber /\ c Marcia Aparecida Amador Mascia
title_fullStr O ideario do progresso no discurso politico educacional : uma analise discursiva das relações de poder-saber /\ c Marcia Aparecida Amador Mascia
title_full_unstemmed O ideario do progresso no discurso politico educacional : uma analise discursiva das relações de poder-saber /\ c Marcia Aparecida Amador Mascia
title_sort O ideario do progresso no discurso politico educacional : uma analise discursiva das relações de poder-saber /\ c Marcia Aparecida Amador Mascia
author Mascia, Marcia Aparecida Amador
author_facet Mascia, Marcia Aparecida Amador
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949-
Carmagnani, Anna Maria Grammatico
Bolonhini, Carmen Zink
Schmitz, John Robert
Gregolin, Maria do Rosario de Fatima Valencise
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Mascia, Marcia Aparecida Amador
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística aplicada
Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Análise do discurso
Currículos
Pós-modernismo
topic Linguística aplicada
Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Análise do discurso
Currículos
Pós-modernismo
description Orientador: Maria Jose R. Faria Coracini
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-12-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588458
MASCIA, Marcia Aparecida Amador. O ideario do progresso no discurso politico educacional: uma analise discursiva das relações de poder-saber /\ c Marcia Aparecida Amador Mascia. 1999. 184 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588458. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MASCIA, Marcia Aparecida Amador. O ideario do progresso no discurso politico educacional: uma analise discursiva das relações de poder-saber /\ c Marcia Aparecida Amador Mascia. 1999. 184 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588458. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/185978
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
184 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188833569275904