Análise de propostas de avaliação de rendimento em livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ana Paula de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614978
Resumo: Orientadores: Matilde Virgínia Ricardi Scaramucci, Claudia Hilsdorf Rocha
id UNICAMP-30_284773f2a3a927c8af3d6db65c2c06c8
oai_identifier_str oai::788947
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Análise de propostas de avaliação de rendimento em livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental IAnalysis of achievement tests proposed by some English textbooks for elementary schoolLingua inglesa - Estudo e ensino - CriançasRendimento escolar - AvaliaçãoLivros didáticosEnglish language - Study and teaching - ChildrenAcademic achievement - EvaluationTextbooksOrientadores: Matilde Virgínia Ricardi Scaramucci, Claudia Hilsdorf RochaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O ensino de língua inglesa tem se iniciado cada vez mais cedo nas escolas regulares brasileiras (SCHEIFER, 2008; COSTA, 2008). A expansão desse ensino incentiva as pesquisas na área, que revelam, dentre outras coisas, a escassez de estudos sobre o livro didático de língua inglesa (RAMOS; ROSELLI, 2008) e sobre avaliação em língua estrangeira para crianças (REA-DICKINS; RIXON, 1997; SCARAMUCCI et al., 2008; COSTA, 2008). Esses dados nos chamaram a atenção, tendo em vista a forte influência dos livros didáticos no processo de ensino-aprendizagem de línguas (RICHARDS, 2002; PINTO; PESSOA, 2009; DIAS, 2009, dentre outros), bem como das avaliações na vida dos alunos, no ambiente escolar e na sociedade como um todo (SCARAMUCCI, 1998/1999; 2000/2001; 2004; 2006; HUGHES, 2003; SHOHAMY, 2004; MCNAMARA, 2000), podendo causar tanto impactos positivos quanto negativos. Propomo-nos, então, neste trabalho qualitativo e de cunho interpretativista, a analisar as avaliações de rendimento sugeridas por alguns livros didáticos de inglês voltados para alunos do Ensino Fundamental I. Como as avaliações de rendimento visam a observar se os objetivos de ensino foram alcançados, nosso objetivo é analisar se as concepções de linguagem, ensino e aprendizagem que as fundamentam são as mesmas que embasam o ensino, bem como se os objetivos de ensino são contemplados na avaliação. Analisamos, ainda, se as avaliações propostas por esses materiais estão em consonância com o que as pesquisas na área de avaliação consideram adequadas para a condução do processo de ensino-aprendizagem-avaliação nesse segmento. A análise revelou desencontros entre o que se ensina e o que se avalia, tendo em vista que nem todos os conteúdos ensinados são avaliados e que as habilidades orais, apesar de enfatizadas pelos materiais, são pouco recorrentes nas avaliações. Observamos também que, apesar da maioria das avaliações refletir as visões de linguagem, ensino e aprendizagem que embasam o ensino, essas concepções estão muito distantes das visões mais contemporâneas, segundo as quais a aprendizagem ocorre por meio da interação significativa e a língua é entendida como um sistema holístico de comunicação e de reflexão que permite ao indivíduo "agir no mundo" (SCARAMUCCI, 2006, p. 59)Abstract: Even though the teaching of foreign languages is not mandatory in Elementary School in Brazil, English has been taught since early schooling (ROCHA, 2006; SCHEIFER, 2008; COSTA, 2008). The interest in this area has increased and research has shown the scarcity of studies about English textbooks (RAMOS; ROSELLI, 2008) and assessment (REA-DICKINS; RIXON, 1997; SCARAMUCCI et al. 2008; COSTA, 2008) for children. Considering the influence of textbooks (RICHARDS, 2002; PINTO; PESSOA, 2009; DIAS, 2009) and assessments (SCARAMUCCI, 1998/1999; 2000/2001; 2004; 2006; HUGHES, 2003; SHOHAMY, 2004; MCNAMARA, 2000) in the teaching-learning process, we conducted this qualitative and interpretive study to analyze the tests proposed by some English textbooks for elementary level students in order to observe the concepts of language teaching and learning that underlie them; in addition, we investigated whether the learning objectives are included in the assessment. We also analyzed whether the tests proposed by these materials are in line with what the research in the language assessment area consider appropriate to conduct the teaching-learning-assessment process in this segment. This study shows that there is a mismatch between teaching and assessment: the content taught is not totally assessed and the oral skills, although emphasized in the material, are not usually evaluated in the tests. Most of the tests reflect the views of language, teaching and learning that underlie the teaching process. However these concepts are not on a par with contemporary views, in which learning occurs through interaction and meaningful language is understood as a holistic system of communication and reflection that allows the individual to "act in the world" (SCARAMUCCI, 2006, p. 59)MestradoLíngua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965-Scaramucci, Matilde Virginia RicardiGattolin, Sandra Regina ButtrosMaher, Terezinha de Jesus MachadoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima, Ana Paula de2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf135 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614978LIMA, Ana Paula de. Análise de propostas de avaliação de rendimento em livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I. 2011. 135 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614978. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/788947porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:12:42Zoai::788947Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:12:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de propostas de avaliação de rendimento em livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I
Analysis of achievement tests proposed by some English textbooks for elementary school
title Análise de propostas de avaliação de rendimento em livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I
spellingShingle Análise de propostas de avaliação de rendimento em livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I
Lima, Ana Paula de
Lingua inglesa - Estudo e ensino - Crianças
Rendimento escolar - Avaliação
Livros didáticos
English language - Study and teaching - Children
Academic achievement - Evaluation
Textbooks
title_short Análise de propostas de avaliação de rendimento em livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I
title_full Análise de propostas de avaliação de rendimento em livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I
title_fullStr Análise de propostas de avaliação de rendimento em livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I
title_full_unstemmed Análise de propostas de avaliação de rendimento em livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I
title_sort Análise de propostas de avaliação de rendimento em livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I
author Lima, Ana Paula de
author_facet Lima, Ana Paula de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-
Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965-
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi
Gattolin, Sandra Regina Buttros
Maher, Terezinha de Jesus Machado
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ana Paula de
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua inglesa - Estudo e ensino - Crianças
Rendimento escolar - Avaliação
Livros didáticos
English language - Study and teaching - Children
Academic achievement - Evaluation
Textbooks
topic Lingua inglesa - Estudo e ensino - Crianças
Rendimento escolar - Avaliação
Livros didáticos
English language - Study and teaching - Children
Academic achievement - Evaluation
Textbooks
description Orientadores: Matilde Virgínia Ricardi Scaramucci, Claudia Hilsdorf Rocha
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614978
LIMA, Ana Paula de. Análise de propostas de avaliação de rendimento em livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I. 2011. 135 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614978. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614978
identifier_str_mv LIMA, Ana Paula de. Análise de propostas de avaliação de rendimento em livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I. 2011. 135 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614978. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/788947
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
135 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138480393027584