Sob o signo da memoria : o conhecimento historico dos professores das series iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Sonia Regina
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599621
Resumo: Orientador: Ernesta Zamboni
id UNICAMP-30_2b00aa9ccf3bcaf78c7f72f8e170a24c
oai_identifier_str oai::335204
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Sob o signo da memoria : o conhecimento historico dos professores das series iniciaisUnder the sign of memory: the historical knowledge of beginning school year teachersHistória - Estudo e ensinoDidáticaSociologia do conhecimentoHistory - Study and teachingTeachingKnowledge, Sociology ofOrientador: Ernesta ZamboniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta tese busca contribuir para o campo de reflexões acerca dos saberes docentes e aprofundar a compreensão sobre como diferentes cenários de cultura interferem na variabilidade do conhecimento que professores sem formação específica têm a respeito da História. Partindo de um quadro teórico constituído em função de autores que advogam a especificidade do conhecimento escolar, e particularmente da compreensão de que a H istória ensinada na escola configura um conhecimento específico em face de sua matriz disciplinar acadêmica, enveredou-se por uma pesquisa que priorizou a investigação de como instituições escolares distintas lidam com o conteúdo histórico prescrito para o ensino nas séries iniciais. Foram selecionadas, como focos específicos de análise, duas escolas em diferentes cidades mineiras, selecionadas dentre os resultados públicos do Programa de Avaliação Educacional de Minas Gerais. A partir de então, cada instituição escolar foi estudada com o objetivo de auxiliar no entendimento de como diferentes quadros culturais interferem tanto na conformação das práticas escolares como no conhecimento histórico dos professores, o que não deixou de ter repercussões importantes para o desvelamento de aspectos que ficam obscurecidos em meio às estatísticas oficiais. Ao priorizar a cultura urbana como foco de análise, a discussão relativa aos projetos de memória - e do esquecimento - projetou-se como tema privilegiado de reflexão e compreensão a respeito dos processos de constituição dos saberes docentesAbstract: This thesis seeks to contribute to the field of reflections concerning professors' knowledge and deepen the understanding on how different cultural scenarios interfere with the variability of the knowledge that professors without a specific field of study have regarding H istory. Starting from a theoretical picture established due to authors who advocate the specificity of school knowledge, and particularly of the understanding that H istory taught in school configures a specific knowledge in its academic disciplinary matrix, the study led to a research that prioritized the inquiry of how distinct school institutions deal with the prescribed historical content for education in the initial school years. Two schools in different cities in Minas Gerais were selected as specific foci of analysis, selected amongst the public results of the Programa de Avaliação da Educação de Minas Gerais. From that point on, each school institution was studied with the purpose of assisting in the understanding of how different cultural pictures interfere with the conformation of the school practices as well as in the historical knowledge of the professors, that didn't fail in leaving important repercussions for the unraveling of aspects that are overcast in official statistics. When prioritizing the urban culture as focus of analysis, the discussion regarding the projects of memory - and the forgetfulness - was projected as privileged issue of reflection and understanding regarding the process of constituting teachersl knowledgeDoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]Zamboni, Ernesta, 1939-Martins, Ismenia LimaAbud, Kátia MariaMartins, Maria do CarmoDe Rossi, Vera Lúcia SabongiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMiranda, Sonia Regina20042004-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf254p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599621MIRANDA, Sonia Regina. Sob o signo da memoria: o conhecimento historico dos professores das series iniciais. 2004. 254p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599621. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/335204porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:09:09Zoai::335204Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:09:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sob o signo da memoria : o conhecimento historico dos professores das series iniciais
Under the sign of memory: the historical knowledge of beginning school year teachers
title Sob o signo da memoria : o conhecimento historico dos professores das series iniciais
spellingShingle Sob o signo da memoria : o conhecimento historico dos professores das series iniciais
Miranda, Sonia Regina
História - Estudo e ensino
Didática
Sociologia do conhecimento
History - Study and teaching
Teaching
Knowledge, Sociology of
title_short Sob o signo da memoria : o conhecimento historico dos professores das series iniciais
title_full Sob o signo da memoria : o conhecimento historico dos professores das series iniciais
title_fullStr Sob o signo da memoria : o conhecimento historico dos professores das series iniciais
title_full_unstemmed Sob o signo da memoria : o conhecimento historico dos professores das series iniciais
title_sort Sob o signo da memoria : o conhecimento historico dos professores das series iniciais
author Miranda, Sonia Regina
author_facet Miranda, Sonia Regina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zamboni, Ernesta, 1939-
Martins, Ismenia Lima
Abud, Kátia Maria
Martins, Maria do Carmo
De Rossi, Vera Lúcia Sabongi
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Sonia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv História - Estudo e ensino
Didática
Sociologia do conhecimento
History - Study and teaching
Teaching
Knowledge, Sociology of
topic História - Estudo e ensino
Didática
Sociologia do conhecimento
History - Study and teaching
Teaching
Knowledge, Sociology of
description Orientador: Ernesta Zamboni
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-12-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599621
MIRANDA, Sonia Regina. Sob o signo da memoria: o conhecimento historico dos professores das series iniciais. 2004. 254p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599621. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MIRANDA, Sonia Regina. Sob o signo da memoria: o conhecimento historico dos professores das series iniciais. 2004. 254p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599621. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/335204
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
254p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188920529780736