O gênero resumo na universidade : dialogismo e responsividade em resumos de alunos ingressantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Cristina Fontes de Paula, 1988-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621136
Resumo: Orientador: Raquel Salek Fiad
id UNICAMP-30_2b3ca05205f9aa3d4580445830d37b74
oai_identifier_str oai::913188
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O gênero resumo na universidade : dialogismo e responsividade em resumos de alunos ingressantesThe gender summary at university : dialogism and responsivity in newcomer students'summariesResumosGeneros discursivosDialogismo (Análise literária)LetramentoSummariesDiscursive genresDialogismLiteracyOrientador: Raquel Salek FiadDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Neste trabalho, fazemos uma discussão sobre um gênero muito comum na esfera escolar e acadêmica: o resumo. Estabelecendo um diálogo entre a orientação dialógica, de Bakhtin (1990, 1992), e o conceito de práticas de letramento, de Street (2003), o objetivo de nosso trabalho é observar, a partir de resumos produzidos a partir de um artigo de opinião, por alunos ingressantes que participaram de um programa universitário, indícios de práticas de leitura e escrita anteriores à esfera acadêmica, assim como detectar, a partir da materialidade linguística, diálogos com textos, gêneros e práticas. Com um olhar de Sherlock Holmes adotamos, como metodologia, o paradigma indiciário, proposto por Ginzburg (1989), que nos guiou para o particular, para a singularidade de cada texto. Em todas as análises, ressaltamos o caráter dialógico da linguagem; assim, fazemos uma análise do próprio texto base que, pelo fato de ser um artigo de opinião escrito por um cientista, já representa um diálogo entre as esferas jornalística e científica. Nos resumos, detectamos o diálogo principal com três práticas escolares de escrita: o próprio gênero resumo, a dissertação e os gêneros de divulgação científica. Constatamos ser a escrita de um resumo uma atividade complexa que envolve conhecimento e familiaridade com o gênero do texto base, diálogos com o já dito (e com o ainda por dizer), com outras esferas, com práticas de escrita e leitura e com a avaliação a ser feita pelo professor, sempre presente em qualquer prática de escrita na esfera escolar. Levando em conta que qualquer manifestação de singularidade é sempre uma resposta ao contexto social, podemos pensar nos diálogos como uma resposta à instituição escolar e suas práticas. Observamos que o diálogo com as práticas escolares remete ao momento histórico dos alunos, ingressantes na universidade, que não se desvencilham de uma hora para outra de práticas de letramento anteriores. Observamos, também, que a maior parte dos resumos analisados dialoga com práticas autoritárias de leitura e escrita, em que o aluno deve apenas reproduzir, revozear o já-dito. Esse fato diz muito sobre a produção de textos da escola, que pode estar privilegiando a reprodução e não a reflexãoAbstract: In this paper, we discuss a very common gender in scholar and academic sphere: the summary. Establishing a dialogue between the dialogic orientation, from Bakhtin (1990, 1992), and the literacy practices concept, from Street (2003), the goal of this work is to observe, in summaries produced from an opinion article, by students who participated of an undergraduate program, indications of anterior reading and writing practices, and also to detect, through linguistic materiality, dialogues with texts, genres and practices. With a Sherlock Holmes look we adopt, as a methodology, the paradigm of indication, proposed by Ginzburg (1989), which guided us for the particular, for the singularity of each text. In all analyses, we highlight the dialogic nature of language; to do so, we make an analyze of the base text, an opinion article written by a scientist, that represents a dialogue between journalistic and scientific spheres. In the summaries, we detect a main dialogue with three writing school practices: the genre summary itself, the essay and scientific popularization genres. We established that the writing of a summary is a complex activity which involves knowledge and familiarity with the base text genre, dialogues with the told (and what yet has not been told), with other spheres, reading and writing practices and with the assessment made by the teacher, always present in any writing practice in the school domain. Taking into account that any manifestation of singularity is always an answer to social context, we can consider the dialogues as an answer to the scholar institution and its practices. We see that the dialogue with school practices is related to the students historical moment, since they are first year university students and don't suddenly do away with anterior literacy practices. We also see that the most part of the analyzed summaries dialogue with authoritarian practices of reading and writing, in which the student only has to reproduce, retell what has been already told. This fact means much about text production at school, that could be privileging reproduction and not thinkingMestradoLíngua MaternaMestra em Linguística Aplicada[s.n.]Fiad, Raquel Salek, 1948-Mendonça, Márcia Rodrigues de SouzaMotta, Ana RaquelUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Cristina Fontes de Paula, 1988-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf127 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621136COSTA, Cristina Fontes de Paula. O gênero resumo na universidade: dialogismo e responsividade em resumos de alunos ingressantes. 2013. 127 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621136. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/913188porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:06:36Zoai::913188Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:06:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O gênero resumo na universidade : dialogismo e responsividade em resumos de alunos ingressantes
The gender summary at university : dialogism and responsivity in newcomer students'summaries
title O gênero resumo na universidade : dialogismo e responsividade em resumos de alunos ingressantes
spellingShingle O gênero resumo na universidade : dialogismo e responsividade em resumos de alunos ingressantes
Costa, Cristina Fontes de Paula, 1988-
Resumos
Generos discursivos
Dialogismo (Análise literária)
Letramento
Summaries
Discursive genres
Dialogism
Literacy
title_short O gênero resumo na universidade : dialogismo e responsividade em resumos de alunos ingressantes
title_full O gênero resumo na universidade : dialogismo e responsividade em resumos de alunos ingressantes
title_fullStr O gênero resumo na universidade : dialogismo e responsividade em resumos de alunos ingressantes
title_full_unstemmed O gênero resumo na universidade : dialogismo e responsividade em resumos de alunos ingressantes
title_sort O gênero resumo na universidade : dialogismo e responsividade em resumos de alunos ingressantes
author Costa, Cristina Fontes de Paula, 1988-
author_facet Costa, Cristina Fontes de Paula, 1988-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiad, Raquel Salek, 1948-
Mendonça, Márcia Rodrigues de Souza
Motta, Ana Raquel
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Cristina Fontes de Paula, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Resumos
Generos discursivos
Dialogismo (Análise literária)
Letramento
Summaries
Discursive genres
Dialogism
Literacy
topic Resumos
Generos discursivos
Dialogismo (Análise literária)
Letramento
Summaries
Discursive genres
Dialogism
Literacy
description Orientador: Raquel Salek Fiad
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621136
COSTA, Cristina Fontes de Paula. O gênero resumo na universidade: dialogismo e responsividade em resumos de alunos ingressantes. 2013. 127 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621136. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621136
identifier_str_mv COSTA, Cristina Fontes de Paula. O gênero resumo na universidade: dialogismo e responsividade em resumos de alunos ingressantes. 2013. 127 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621136. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/913188
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
127 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189104873635840