Identidade docente: os processos formativos dos educandos do Curso de Pedagogia do CPF/UFCG.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5224 |
Resumo: | O presente estudo teve como foco a compreensão dos processos formativos dos educandos, tomando por base as contribuições dos programas institucionais para a formação e para o processo de construção da identidade profissional docente dos alunos do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras- PB. Tratou-se de um estudo desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, do tipo descritiva, numa abordagem qualitativa. Objetivou-se compreender a construção da identidade profissional dos alunos do curso de Pedagogia, por conseguinte, discutir os diversos conceitos de identidades docente em distintos espaços e tempo, além de refletir sobre a identidade profissional dos alunos do curso em questão. Por fim, pretendeu-se apontar as dimensões da formação acadêmica atentando para os diversos saberes que podem ser desenvolvidos a partir dos programas oferecidos pela Instituição. Os resultados da pesquisa enfatizaram a importância dos programas institucionais para uma formação acadêmica de maior abrangência em termos de saberes, além de trazer luz à necessidade de se repensar a forma como está organizado os programas institucionais oferecidos pela UFCG/CFP. Destaca-se que, essa pesquisa poderá contribuir com o delineamento de um esboço sobre a compreensão do perfil identitário dos alunos do curso de Pedagogia da instituição pesquisada, além de enfatizar a importância da formação inicial para o exercício da profissão e para o processo de construção da identidade profissional. |
id |
UFCG_d9a8f0d2fed303635d615319f3d9a5a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5224 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Identidade docente: os processos formativos dos educandos do Curso de Pedagogia do CPF/UFCG.Teaching identity: the educational processes of the CPF / UFCG Pedagogy Course students.Formação de professoresIdentidade docenteSaberes docentesTeacher trainingTeaching IdentityTeaching knowledgeEducação.O presente estudo teve como foco a compreensão dos processos formativos dos educandos, tomando por base as contribuições dos programas institucionais para a formação e para o processo de construção da identidade profissional docente dos alunos do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras- PB. Tratou-se de um estudo desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, do tipo descritiva, numa abordagem qualitativa. Objetivou-se compreender a construção da identidade profissional dos alunos do curso de Pedagogia, por conseguinte, discutir os diversos conceitos de identidades docente em distintos espaços e tempo, além de refletir sobre a identidade profissional dos alunos do curso em questão. Por fim, pretendeu-se apontar as dimensões da formação acadêmica atentando para os diversos saberes que podem ser desenvolvidos a partir dos programas oferecidos pela Instituição. Os resultados da pesquisa enfatizaram a importância dos programas institucionais para uma formação acadêmica de maior abrangência em termos de saberes, além de trazer luz à necessidade de se repensar a forma como está organizado os programas institucionais oferecidos pela UFCG/CFP. Destaca-se que, essa pesquisa poderá contribuir com o delineamento de um esboço sobre a compreensão do perfil identitário dos alunos do curso de Pedagogia da instituição pesquisada, além de enfatizar a importância da formação inicial para o exercício da profissão e para o processo de construção da identidade profissional.The present study focused on the understanding of the formative processes of the learners, based on the contributions of the institutional programs for the formation and the process of construction of the professional identity of the students of the Pedagogy course, Federal University of Campina Grande, Campus Of Cajazeiras. It was a study developed through a bibliographical and field research, of the descriptive type, in a qualitative approach. The objective was to understand the construction of the professional identity of the students of the course of Pedagogy, therefore, to discuss the various concepts of teaching identities in different spaces and time, as well as reflect on the professional identity of the students of the course in question. Finally, it was intended to point out the dimensions of the academic formation taking into account the different knowledges that can be developed from the programs offered by the Institution. The results of the research emphasized the importance of institutional programs for a broader academic formation in terms of sabers, in addition to bringing light to the need to rethink the way the institutional programs offered by UFCG / CFP are organized. It should be emphasized that this research may contribute to the outline of an understanding of the identity profile of the students of the Pedagogy course of the research institution, besides emphasizing the importance of the initial formation for the exercise of the profession and for the construction process Of professional identity.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, José Amiraldo Alves da.SILVA, José Amiraldo Alves.http://lattes.cnpq.br/5948365562113510CAMPOS , Maria de Lourdes.AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.GOMES, Natalia Estrela.2017-08-302019-07-31T17:08:59Z2019-07-312019-07-31T17:08:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5224GOMES, Natalia Estrela. Identidade docente: os processos formativos dos educandos do Curso de Pedagogia do CPF/UFCG. 2017. 68f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T12:59:46Zoai:localhost:riufcg/5224Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T12:59:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade docente: os processos formativos dos educandos do Curso de Pedagogia do CPF/UFCG. Teaching identity: the educational processes of the CPF / UFCG Pedagogy Course students. |
title |
Identidade docente: os processos formativos dos educandos do Curso de Pedagogia do CPF/UFCG. |
spellingShingle |
Identidade docente: os processos formativos dos educandos do Curso de Pedagogia do CPF/UFCG. GOMES, Natalia Estrela. Formação de professores Identidade docente Saberes docentes Teacher training Teaching Identity Teaching knowledge Educação. |
title_short |
Identidade docente: os processos formativos dos educandos do Curso de Pedagogia do CPF/UFCG. |
title_full |
Identidade docente: os processos formativos dos educandos do Curso de Pedagogia do CPF/UFCG. |
title_fullStr |
Identidade docente: os processos formativos dos educandos do Curso de Pedagogia do CPF/UFCG. |
title_full_unstemmed |
Identidade docente: os processos formativos dos educandos do Curso de Pedagogia do CPF/UFCG. |
title_sort |
Identidade docente: os processos formativos dos educandos do Curso de Pedagogia do CPF/UFCG. |
author |
GOMES, Natalia Estrela. |
author_facet |
GOMES, Natalia Estrela. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, José Amiraldo Alves da. SILVA, José Amiraldo Alves. http://lattes.cnpq.br/5948365562113510 CAMPOS , Maria de Lourdes. AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GOMES, Natalia Estrela. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Identidade docente Saberes docentes Teacher training Teaching Identity Teaching knowledge Educação. |
topic |
Formação de professores Identidade docente Saberes docentes Teacher training Teaching Identity Teaching knowledge Educação. |
description |
O presente estudo teve como foco a compreensão dos processos formativos dos educandos, tomando por base as contribuições dos programas institucionais para a formação e para o processo de construção da identidade profissional docente dos alunos do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras- PB. Tratou-se de um estudo desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, do tipo descritiva, numa abordagem qualitativa. Objetivou-se compreender a construção da identidade profissional dos alunos do curso de Pedagogia, por conseguinte, discutir os diversos conceitos de identidades docente em distintos espaços e tempo, além de refletir sobre a identidade profissional dos alunos do curso em questão. Por fim, pretendeu-se apontar as dimensões da formação acadêmica atentando para os diversos saberes que podem ser desenvolvidos a partir dos programas oferecidos pela Instituição. Os resultados da pesquisa enfatizaram a importância dos programas institucionais para uma formação acadêmica de maior abrangência em termos de saberes, além de trazer luz à necessidade de se repensar a forma como está organizado os programas institucionais oferecidos pela UFCG/CFP. Destaca-se que, essa pesquisa poderá contribuir com o delineamento de um esboço sobre a compreensão do perfil identitário dos alunos do curso de Pedagogia da instituição pesquisada, além de enfatizar a importância da formação inicial para o exercício da profissão e para o processo de construção da identidade profissional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-30 2019-07-31T17:08:59Z 2019-07-31 2019-07-31T17:08:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5224 GOMES, Natalia Estrela. Identidade docente: os processos formativos dos educandos do Curso de Pedagogia do CPF/UFCG. 2017. 68f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5224 |
identifier_str_mv |
GOMES, Natalia Estrela. Identidade docente: os processos formativos dos educandos do Curso de Pedagogia do CPF/UFCG. 2017. 68f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744382868324352 |