Identidade docente: os processos formativos dos educandos do Curso de Pedagogia do CPF/UFCG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Natalia Estrela.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5224
Resumo: O presente estudo teve como foco a compreensão dos processos formativos dos educandos, tomando por base as contribuições dos programas institucionais para a formação e para o processo de construção da identidade profissional docente dos alunos do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras- PB. Tratou-se de um estudo desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, do tipo descritiva, numa abordagem qualitativa. Objetivou-se compreender a construção da identidade profissional dos alunos do curso de Pedagogia, por conseguinte, discutir os diversos conceitos de identidades docente em distintos espaços e tempo, além de refletir sobre a identidade profissional dos alunos do curso em questão. Por fim, pretendeu-se apontar as dimensões da formação acadêmica atentando para os diversos saberes que podem ser desenvolvidos a partir dos programas oferecidos pela Instituição. Os resultados da pesquisa enfatizaram a importância dos programas institucionais para uma formação acadêmica de maior abrangência em termos de saberes, além de trazer luz à necessidade de se repensar a forma como está organizado os programas institucionais oferecidos pela UFCG/CFP. Destaca-se que, essa pesquisa poderá contribuir com o delineamento de um esboço sobre a compreensão do perfil identitário dos alunos do curso de Pedagogia da instituição pesquisada, além de enfatizar a importância da formação inicial para o exercício da profissão e para o processo de construção da identidade profissional.
id UFCG_d9a8f0d2fed303635d615319f3d9a5a3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5224
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Identidade docente: os processos formativos dos educandos do Curso de Pedagogia do CPF/UFCG.Teaching identity: the educational processes of the CPF / UFCG Pedagogy Course students.Formação de professoresIdentidade docenteSaberes docentesTeacher trainingTeaching IdentityTeaching knowledgeEducação.O presente estudo teve como foco a compreensão dos processos formativos dos educandos, tomando por base as contribuições dos programas institucionais para a formação e para o processo de construção da identidade profissional docente dos alunos do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras- PB. Tratou-se de um estudo desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, do tipo descritiva, numa abordagem qualitativa. Objetivou-se compreender a construção da identidade profissional dos alunos do curso de Pedagogia, por conseguinte, discutir os diversos conceitos de identidades docente em distintos espaços e tempo, além de refletir sobre a identidade profissional dos alunos do curso em questão. Por fim, pretendeu-se apontar as dimensões da formação acadêmica atentando para os diversos saberes que podem ser desenvolvidos a partir dos programas oferecidos pela Instituição. Os resultados da pesquisa enfatizaram a importância dos programas institucionais para uma formação acadêmica de maior abrangência em termos de saberes, além de trazer luz à necessidade de se repensar a forma como está organizado os programas institucionais oferecidos pela UFCG/CFP. Destaca-se que, essa pesquisa poderá contribuir com o delineamento de um esboço sobre a compreensão do perfil identitário dos alunos do curso de Pedagogia da instituição pesquisada, além de enfatizar a importância da formação inicial para o exercício da profissão e para o processo de construção da identidade profissional.The present study focused on the understanding of the formative processes of the learners, based on the contributions of the institutional programs for the formation and the process of construction of the professional identity of the students of the Pedagogy course, Federal University of Campina Grande, Campus Of Cajazeiras. It was a study developed through a bibliographical and field research, of the descriptive type, in a qualitative approach. The objective was to understand the construction of the professional identity of the students of the course of Pedagogy, therefore, to discuss the various concepts of teaching identities in different spaces and time, as well as reflect on the professional identity of the students of the course in question. Finally, it was intended to point out the dimensions of the academic formation taking into account the different knowledges that can be developed from the programs offered by the Institution. The results of the research emphasized the importance of institutional programs for a broader academic formation in terms of sabers, in addition to bringing light to the need to rethink the way the institutional programs offered by UFCG / CFP are organized. It should be emphasized that this research may contribute to the outline of an understanding of the identity profile of the students of the Pedagogy course of the research institution, besides emphasizing the importance of the initial formation for the exercise of the profession and for the construction process Of professional identity.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, José Amiraldo Alves da.SILVA, José Amiraldo Alves.http://lattes.cnpq.br/5948365562113510CAMPOS , Maria de Lourdes.AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.GOMES, Natalia Estrela.2017-08-302019-07-31T17:08:59Z2019-07-312019-07-31T17:08:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5224GOMES, Natalia Estrela. Identidade docente: os processos formativos dos educandos do Curso de Pedagogia do CPF/UFCG. 2017. 68f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T12:59:46Zoai:localhost:riufcg/5224Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T12:59:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade docente: os processos formativos dos educandos do Curso de Pedagogia do CPF/UFCG.
Teaching identity: the educational processes of the CPF / UFCG Pedagogy Course students.
title Identidade docente: os processos formativos dos educandos do Curso de Pedagogia do CPF/UFCG.
spellingShingle Identidade docente: os processos formativos dos educandos do Curso de Pedagogia do CPF/UFCG.
GOMES, Natalia Estrela.
Formação de professores
Identidade docente
Saberes docentes
Teacher training
Teaching Identity
Teaching knowledge
Educação.
title_short Identidade docente: os processos formativos dos educandos do Curso de Pedagogia do CPF/UFCG.
title_full Identidade docente: os processos formativos dos educandos do Curso de Pedagogia do CPF/UFCG.
title_fullStr Identidade docente: os processos formativos dos educandos do Curso de Pedagogia do CPF/UFCG.
title_full_unstemmed Identidade docente: os processos formativos dos educandos do Curso de Pedagogia do CPF/UFCG.
title_sort Identidade docente: os processos formativos dos educandos do Curso de Pedagogia do CPF/UFCG.
author GOMES, Natalia Estrela.
author_facet GOMES, Natalia Estrela.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, José Amiraldo Alves da.
SILVA, José Amiraldo Alves.
http://lattes.cnpq.br/5948365562113510
CAMPOS , Maria de Lourdes.
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, Natalia Estrela.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Identidade docente
Saberes docentes
Teacher training
Teaching Identity
Teaching knowledge
Educação.
topic Formação de professores
Identidade docente
Saberes docentes
Teacher training
Teaching Identity
Teaching knowledge
Educação.
description O presente estudo teve como foco a compreensão dos processos formativos dos educandos, tomando por base as contribuições dos programas institucionais para a formação e para o processo de construção da identidade profissional docente dos alunos do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras- PB. Tratou-se de um estudo desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, do tipo descritiva, numa abordagem qualitativa. Objetivou-se compreender a construção da identidade profissional dos alunos do curso de Pedagogia, por conseguinte, discutir os diversos conceitos de identidades docente em distintos espaços e tempo, além de refletir sobre a identidade profissional dos alunos do curso em questão. Por fim, pretendeu-se apontar as dimensões da formação acadêmica atentando para os diversos saberes que podem ser desenvolvidos a partir dos programas oferecidos pela Instituição. Os resultados da pesquisa enfatizaram a importância dos programas institucionais para uma formação acadêmica de maior abrangência em termos de saberes, além de trazer luz à necessidade de se repensar a forma como está organizado os programas institucionais oferecidos pela UFCG/CFP. Destaca-se que, essa pesquisa poderá contribuir com o delineamento de um esboço sobre a compreensão do perfil identitário dos alunos do curso de Pedagogia da instituição pesquisada, além de enfatizar a importância da formação inicial para o exercício da profissão e para o processo de construção da identidade profissional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-30
2019-07-31T17:08:59Z
2019-07-31
2019-07-31T17:08:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5224
GOMES, Natalia Estrela. Identidade docente: os processos formativos dos educandos do Curso de Pedagogia do CPF/UFCG. 2017. 68f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5224
identifier_str_mv GOMES, Natalia Estrela. Identidade docente: os processos formativos dos educandos do Curso de Pedagogia do CPF/UFCG. 2017. 68f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744382868324352