Influências do "Projeto de Ensino Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo" na formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Lilian Pereira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613714
Resumo: Orientador: Jorge Megid Neto
id UNICAMP-30_2d650fb9ab2dc87a823e51502146fe79
oai_identifier_str oai::779388
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Influências do "Projeto de Ensino Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo" na formação dos professores participantes em uma escola da cidade de CampinasInfluences "Proposed Education Phanerogamic Flora State of São Paulo" participants in the training bof teachers in a school of the city of CampinasFormação continuadaFormação de professoresPesquisaProfessor reflexivoBotânica - Estudo e ensinoContinued teacher trainingCollaborative researchReflexive teacherBotany teachingOrientador: Jorge Megid NetoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O Projeto "Flora Fanerogamica do Estado de Sao Paulo" (FFESP) teve inicio em 1993, com o objetivo de estudar a vegetacao paulista. Em 1997, foi apresentado aos professores de duas escolas publicas de Ensino Fundamental: uma de Campinas e outra de Santos, e duas escolas, tambem publicas, de Ensino Medio: uma de Sao Carlos e outra de Sao Paulo. Em Campinas, o projeto foi desenvolvido com a participacao de professores das disciplinas de Ciencias, Portugues, Artes, Historia e Geografia em uma escola da rede municipal. Um dos desafios colocados aos botanicos do FFESP foi de tornar os resultados do estudo acessiveis a um publico mais amplo e que chegasse principalmente aos professores das referidas escolas. Mediante revisao de literatura da area de Educacao, constatamos a nao existencia de pesquisas ou publicacoes que procuraram avaliar o Programa de Ensino do Projeto Flora Fanerogamica nas escolas participantes e, em especial, as contribuicoes que o projeto trouxe para a formacao dos professores e pesquisadores participantes alguns anos apos seu desenvolvimento. Consideramos de grande relevancia academica analisar as influencias do referido projeto, no que se relaciona as praticas realizadas pelos professores, ao abordar temas de botanica nas diferentes disciplinas envolvidas na pesquisa e como estes permanecem na atuacao pedagogica dos participantes nos dias atuais. Nesse sentido, o problema da pesquisas assenta-se na seguinte questao: A participacao dos professores no Programa de Ensino do Projeto Flora Fanerogamica promoveu mudancas de concepcoes e de praticas pedagogicas, e quais foram? Desenvolvemos a pesquisa por meio de entrevistas realizadas com cinco professores e tres pesquisadores participantes do PEPFF, alem de analisar livros, relatorios e outras publicacoes decorrentes do mesmo. Os dados obtidos foram analisados com base nas seguintes categorias: Permanencia do projeto e Relacao Universidade-Escola. Como referencial de avaliacao foram utilizadas as tecnicas de analise de conteudo. Os resultados mostraram que foi desenvolvida uma pesquisa colaborativa entre os professores e pesquisadores. Detectou-se, tambem, que existem algumas condicoes para que esses projetos sejam realizados de forma efetiva, sendo considerados a concessao de bolsas de estudo para os professores, os espacos para as reunioes entre os professores e pesquisadores das universidades, e os institutos de pesquisas, a formacao de um grupo de professores e gestores plenamente interessados no desenvolvimento de projetos desta natureza. Os resultados reforcam o que a literatura sugere: que sejam elaboradas propostas de formacao continuada dos professores, com base nos principios da reflexividade e do desenvolvimento de pesquisas colaborativas entre escolas, universidades e institutos de pesquisa, buscando aproximacao dos professores com as pesquisas recentes e capacitacao para desenvolverem suas aulas de forma mais aprimorada.Abstract: The project "Phanerogamic Flora of the State of Sao Paulo" (FFESP) began in 1993 with the objective of studying Sao Paulo's vegetation. In 1997 the project was presented to some public elementary school teachers of Campinas and Santos and others two public high schools, one from Sao Carlos and other from Sao Paulo. In Campinas the project was developed in an elementary school and counted on Science, Portuguese, Arts, History and Geography teachers. One of the challenges placed to the FFESP botanicals was to make the results of this study accessible to a large public, and specially that composed by teachers from schools. Throughout a revision of the literature of education we found there are no researches or publications aiming to evaluate the Teaching Program of Phanerogamic Flora Project in participants' schools, and specially the contributions of the project to the formation of participant teachers and researchers some years after their enrollment. Thereby, we considered of great academic relevance to analyze the influences of the referred project over teachers practices when dealing with botanic themes on different disciplines involved in the project and how those impacts have remained in their pedagogical actuation nowadays. Therefore, the problem of the research relies in the following question: Have teachers' participation in the Teaching Program of Phanerogamic Flora Project, promoted changes in conception and pedagogical practices, and which ones? Thus, we'fve conducted this research by means of interviews realized with five teachers and three researchers participants of PEPFF, besides analyzing books, reports and other publications arising from the project. The obtained data was analyzed based on two categories: Permanence of the Project and University-School Relationship. The content analysis technique proposed by Bardin was used as an analysis referential. The results analyses have shown that a collaborative research was developed between teachers and researchers. We'fve also detected there were some necessary conditions to the realization of this project in an effective way, among them: the concession of scholarship to the teachers, room for meetings between teachers and researchers of universities and institutes of research, the formation of a group of teachers and managers fully interested in developing a project of this nature. The results reinforce what the literature suggests that proposals be prepared for continued training of teachers, based on the principles of reflexivity and the development of collaborative research between schools, universities and research institutes, teachers seeking rapprochement with the recent research and training fordevelop their classrooms so much improved.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Megid Neto, Jorge, 1958-Kinoshita, Luiza SumikoGonçalves, Pedro WagnerPaixão, FernandoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCruz, Lilian Pereira2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf154 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613714CRUZ, Lilian Pereira. Influências do "Projeto de Ensino Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo" na formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas. 2010. 154 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613714. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/779388porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:04:28Zoai::779388Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:04:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Influências do "Projeto de Ensino Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo" na formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas
Influences "Proposed Education Phanerogamic Flora State of São Paulo" participants in the training bof teachers in a school of the city of Campinas
title Influências do "Projeto de Ensino Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo" na formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas
spellingShingle Influências do "Projeto de Ensino Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo" na formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas
Cruz, Lilian Pereira
Formação continuada
Formação de professores
Pesquisa
Professor reflexivo
Botânica - Estudo e ensino
Continued teacher training
Collaborative research
Reflexive teacher
Botany teaching
title_short Influências do "Projeto de Ensino Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo" na formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas
title_full Influências do "Projeto de Ensino Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo" na formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas
title_fullStr Influências do "Projeto de Ensino Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo" na formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas
title_full_unstemmed Influências do "Projeto de Ensino Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo" na formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas
title_sort Influências do "Projeto de Ensino Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo" na formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas
author Cruz, Lilian Pereira
author_facet Cruz, Lilian Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Megid Neto, Jorge, 1958-
Kinoshita, Luiza Sumiko
Gonçalves, Pedro Wagner
Paixão, Fernando
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Lilian Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Formação de professores
Pesquisa
Professor reflexivo
Botânica - Estudo e ensino
Continued teacher training
Collaborative research
Reflexive teacher
Botany teaching
topic Formação continuada
Formação de professores
Pesquisa
Professor reflexivo
Botânica - Estudo e ensino
Continued teacher training
Collaborative research
Reflexive teacher
Botany teaching
description Orientador: Jorge Megid Neto
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613714
CRUZ, Lilian Pereira. Influências do "Projeto de Ensino Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo" na formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas. 2010. 154 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613714. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613714
identifier_str_mv CRUZ, Lilian Pereira. Influências do "Projeto de Ensino Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo" na formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas. 2010. 154 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613714. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/779388
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
154 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189043702857728