Influências do "Projeto de Ensino Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo" na formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613714 |
Resumo: | Orientador: Jorge Megid Neto |
id |
UNICAMP-30_2d650fb9ab2dc87a823e51502146fe79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::779388 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Influências do "Projeto de Ensino Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo" na formação dos professores participantes em uma escola da cidade de CampinasInfluences "Proposed Education Phanerogamic Flora State of São Paulo" participants in the training bof teachers in a school of the city of CampinasFormação continuadaFormação de professoresPesquisaProfessor reflexivoBotânica - Estudo e ensinoContinued teacher trainingCollaborative researchReflexive teacherBotany teachingOrientador: Jorge Megid NetoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O Projeto "Flora Fanerogamica do Estado de Sao Paulo" (FFESP) teve inicio em 1993, com o objetivo de estudar a vegetacao paulista. Em 1997, foi apresentado aos professores de duas escolas publicas de Ensino Fundamental: uma de Campinas e outra de Santos, e duas escolas, tambem publicas, de Ensino Medio: uma de Sao Carlos e outra de Sao Paulo. Em Campinas, o projeto foi desenvolvido com a participacao de professores das disciplinas de Ciencias, Portugues, Artes, Historia e Geografia em uma escola da rede municipal. Um dos desafios colocados aos botanicos do FFESP foi de tornar os resultados do estudo acessiveis a um publico mais amplo e que chegasse principalmente aos professores das referidas escolas. Mediante revisao de literatura da area de Educacao, constatamos a nao existencia de pesquisas ou publicacoes que procuraram avaliar o Programa de Ensino do Projeto Flora Fanerogamica nas escolas participantes e, em especial, as contribuicoes que o projeto trouxe para a formacao dos professores e pesquisadores participantes alguns anos apos seu desenvolvimento. Consideramos de grande relevancia academica analisar as influencias do referido projeto, no que se relaciona as praticas realizadas pelos professores, ao abordar temas de botanica nas diferentes disciplinas envolvidas na pesquisa e como estes permanecem na atuacao pedagogica dos participantes nos dias atuais. Nesse sentido, o problema da pesquisas assenta-se na seguinte questao: A participacao dos professores no Programa de Ensino do Projeto Flora Fanerogamica promoveu mudancas de concepcoes e de praticas pedagogicas, e quais foram? Desenvolvemos a pesquisa por meio de entrevistas realizadas com cinco professores e tres pesquisadores participantes do PEPFF, alem de analisar livros, relatorios e outras publicacoes decorrentes do mesmo. Os dados obtidos foram analisados com base nas seguintes categorias: Permanencia do projeto e Relacao Universidade-Escola. Como referencial de avaliacao foram utilizadas as tecnicas de analise de conteudo. Os resultados mostraram que foi desenvolvida uma pesquisa colaborativa entre os professores e pesquisadores. Detectou-se, tambem, que existem algumas condicoes para que esses projetos sejam realizados de forma efetiva, sendo considerados a concessao de bolsas de estudo para os professores, os espacos para as reunioes entre os professores e pesquisadores das universidades, e os institutos de pesquisas, a formacao de um grupo de professores e gestores plenamente interessados no desenvolvimento de projetos desta natureza. Os resultados reforcam o que a literatura sugere: que sejam elaboradas propostas de formacao continuada dos professores, com base nos principios da reflexividade e do desenvolvimento de pesquisas colaborativas entre escolas, universidades e institutos de pesquisa, buscando aproximacao dos professores com as pesquisas recentes e capacitacao para desenvolverem suas aulas de forma mais aprimorada.Abstract: The project "Phanerogamic Flora of the State of Sao Paulo" (FFESP) began in 1993 with the objective of studying Sao Paulo's vegetation. In 1997 the project was presented to some public elementary school teachers of Campinas and Santos and others two public high schools, one from Sao Carlos and other from Sao Paulo. In Campinas the project was developed in an elementary school and counted on Science, Portuguese, Arts, History and Geography teachers. One of the challenges placed to the FFESP botanicals was to make the results of this study accessible to a large public, and specially that composed by teachers from schools. Throughout a revision of the literature of education we found there are no researches or publications aiming to evaluate the Teaching Program of Phanerogamic Flora Project in participants' schools, and specially the contributions of the project to the formation of participant teachers and researchers some years after their enrollment. Thereby, we considered of great academic relevance to analyze the influences of the referred project over teachers practices when dealing with botanic themes on different disciplines involved in the project and how those impacts have remained in their pedagogical actuation nowadays. Therefore, the problem of the research relies in the following question: Have teachers' participation in the Teaching Program of Phanerogamic Flora Project, promoted changes in conception and pedagogical practices, and which ones? Thus, we'fve conducted this research by means of interviews realized with five teachers and three researchers participants of PEPFF, besides analyzing books, reports and other publications arising from the project. The obtained data was analyzed based on two categories: Permanence of the Project and University-School Relationship. The content analysis technique proposed by Bardin was used as an analysis referential. The results analyses have shown that a collaborative research was developed between teachers and researchers. We'fve also detected there were some necessary conditions to the realization of this project in an effective way, among them: the concession of scholarship to the teachers, room for meetings between teachers and researchers of universities and institutes of research, the formation of a group of teachers and managers fully interested in developing a project of this nature. The results reinforce what the literature suggests that proposals be prepared for continued training of teachers, based on the principles of reflexivity and the development of collaborative research between schools, universities and research institutes, teachers seeking rapprochement with the recent research and training fordevelop their classrooms so much improved.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Megid Neto, Jorge, 1958-Kinoshita, Luiza SumikoGonçalves, Pedro WagnerPaixão, FernandoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCruz, Lilian Pereira2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf154 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613714CRUZ, Lilian Pereira. Influências do "Projeto de Ensino Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo" na formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas. 2010. 154 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613714. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/779388porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:04:28Zoai::779388Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:04:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influências do "Projeto de Ensino Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo" na formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas Influences "Proposed Education Phanerogamic Flora State of São Paulo" participants in the training bof teachers in a school of the city of Campinas |
title |
Influências do "Projeto de Ensino Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo" na formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas |
spellingShingle |
Influências do "Projeto de Ensino Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo" na formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas Cruz, Lilian Pereira Formação continuada Formação de professores Pesquisa Professor reflexivo Botânica - Estudo e ensino Continued teacher training Collaborative research Reflexive teacher Botany teaching |
title_short |
Influências do "Projeto de Ensino Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo" na formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas |
title_full |
Influências do "Projeto de Ensino Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo" na formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas |
title_fullStr |
Influências do "Projeto de Ensino Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo" na formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas |
title_full_unstemmed |
Influências do "Projeto de Ensino Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo" na formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas |
title_sort |
Influências do "Projeto de Ensino Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo" na formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas |
author |
Cruz, Lilian Pereira |
author_facet |
Cruz, Lilian Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Megid Neto, Jorge, 1958- Kinoshita, Luiza Sumiko Gonçalves, Pedro Wagner Paixão, Fernando Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Lilian Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Formação de professores Pesquisa Professor reflexivo Botânica - Estudo e ensino Continued teacher training Collaborative research Reflexive teacher Botany teaching |
topic |
Formação continuada Formação de professores Pesquisa Professor reflexivo Botânica - Estudo e ensino Continued teacher training Collaborative research Reflexive teacher Botany teaching |
description |
Orientador: Jorge Megid Neto |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613714 CRUZ, Lilian Pereira. Influências do "Projeto de Ensino Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo" na formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas. 2010. 154 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613714. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613714 |
identifier_str_mv |
CRUZ, Lilian Pereira. Influências do "Projeto de Ensino Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo" na formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas. 2010. 154 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613714. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/779388 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 154 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189043702857728 |