Uso do ambiente virtual de aprendizagem "schoology" como estratégia de apoio ao ensino presencial de biologia no ensino médio : Use of the virtual learning environment "schoology" as a strategy to support the presential education of biology in high school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637454 |
Resumo: | Orientador: Fábio Papes |
id |
UNICAMP-30_2dc0cd54d7da252d2e618bd44bfc024b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1094613 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso do ambiente virtual de aprendizagem "schoology" como estratégia de apoio ao ensino presencial de biologia no ensino médio : Use of the virtual learning environment "schoology" as a strategy to support the presential education of biology in high schoolUse of the virtual learning environment "schoology" as a strategy to support the presential education of biology in high schoolAmbiente virtual de aprendizagemTecnologia educacionalBiologia - Estudo e ensinoGenéticaRecursos eletrônicos de informaçãoVirtual learning environmentEducational technologyBiology - Study and teachingGeneticsElectronic information resourcesOrientador: Fábio PapesDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: A massificação no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na esfera educacional é notória e defendida por inúmeros especialistas e pesquisadores da área. Pensar educação, no modelo de sociedade na qual estamos inseridos, e dissociá-la das nuances tecnológicas mostra-se pedagogicamente inviável. Para oferecer alternativas e novas estratégias de apoio ao ensino de biologia no ensino médio esta dissertação teve como objetivo avaliar os impactos do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Schoology no processo de ensino-aprendizagem. Por meio de correlações entre grupo teste e controle e da percepção dos alunos, foi possível avaliar a proficiência e o impacto na aprendizagem dos estudantes. A utilização do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Schoology mostrou-se adequada e eficiente no apoio a sala de aula presencial nas aulas de biologia com enfoque na área de genética. Propiciou melhor organização e dinamização do trabalho docente com ampliação da interatividade com os estudantes. Os alunos demonstraram satisfação e ótima receptividade quanto ao uso da plataforma, com destaque para a sua simplicidade, eficiência, rapidez e interatividade. O Schoology apresenta ótima capacidade de replicação e expansão no apoio ao ensino e aprendizagem para outras disciplinas, mesmo que sob as condições desta pesquisa seu impacto não tenha sido significativo estatisticamente. O uso de uma mídia tecnológica deve ser pensada e estudada para suprir e atingir objetivos pedagógico claros e previamente definidos. O desenho pedagógico deve sempre antever a escolha e utilização de uma mídia. Como produto desta dissertação foi elaborado um guia para professores do ensino médio com o objetivo de orientar e auxiliar na utilização de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem como apoio as aulas presenciais, com enfoque no SchoologyAbstract: The massification of the use of Digital Information and Communication Technologies in the educational sphere is notorious and defended by countless specialists and researchers in the field. Thinking about education, the model of society in which we are inserted, and dissociating it from the technological nuances is pedagogically unfeasible. To offer alternatives and new strategies to support the teaching of biology in high school this dissertation aimed to evaluate the impacts of the Virtual Teaching and Learning Environment Schoology in the teaching-learning process. Through correlations between the test and control group and the students' perception, it was possible to evaluate the proficiency and the impact on students' learning. The use of the Virtual Teaching and Learning Environment Schoology proved to be appropriate and efficient in supporting the classroom in biology classes with a focus on the area of genetics. It provided better organization and dynamization of the teaching work with increased interactivity with students. The students demonstrated satisfaction and great receptivity regarding the use of the platform, highlighting its simplicity, efficiency, speed and interactivity. The Schoology presents great capacity for replication and expansion in support of teaching and learning for other disciplines, even if under the conditions of this research its impact has not been statistically significant. The use of a technological media should be thought and studied to supply and achieve clear and previously defined pedagogical objectives. Pedagogical design must always foresee the choice and use of a media. As a product of this dissertation was prepared a guide for high school teachers with the aim of guiding and assisting in the use of Virtual Environments for Teaching and Learning as support to face-to-face classes, focusing on SchoologyMestradoEnsino de BiologiaMestre em Ensino de Biologia[s.n.]Papes, Fabio, 1975-Werneck, Claudio ChrysostomoMiguel, Danilo CicconeLongo, Priscila LarcherUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRomão, Edilson Ribeiro, 1990-20192019-07-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (142 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637454ROMÃO, Edilson Ribeiro. Uso do ambiente virtual de aprendizagem "schoology" como estratégia de apoio ao ensino presencial de biologia no ensino médio: Use of the virtual learning environment "schoology" as a strategy to support the presential education of biology in high school. 2019. 1 recurso online (142 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637454. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1094613Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-06T16:04:43Zoai::1094613Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-11-06T16:04:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso do ambiente virtual de aprendizagem "schoology" como estratégia de apoio ao ensino presencial de biologia no ensino médio : Use of the virtual learning environment "schoology" as a strategy to support the presential education of biology in high school Use of the virtual learning environment "schoology" as a strategy to support the presential education of biology in high school |
title |
Uso do ambiente virtual de aprendizagem "schoology" como estratégia de apoio ao ensino presencial de biologia no ensino médio : Use of the virtual learning environment "schoology" as a strategy to support the presential education of biology in high school |
spellingShingle |
Uso do ambiente virtual de aprendizagem "schoology" como estratégia de apoio ao ensino presencial de biologia no ensino médio : Use of the virtual learning environment "schoology" as a strategy to support the presential education of biology in high school Romão, Edilson Ribeiro, 1990- Ambiente virtual de aprendizagem Tecnologia educacional Biologia - Estudo e ensino Genética Recursos eletrônicos de informação Virtual learning environment Educational technology Biology - Study and teaching Genetics Electronic information resources |
title_short |
Uso do ambiente virtual de aprendizagem "schoology" como estratégia de apoio ao ensino presencial de biologia no ensino médio : Use of the virtual learning environment "schoology" as a strategy to support the presential education of biology in high school |
title_full |
Uso do ambiente virtual de aprendizagem "schoology" como estratégia de apoio ao ensino presencial de biologia no ensino médio : Use of the virtual learning environment "schoology" as a strategy to support the presential education of biology in high school |
title_fullStr |
Uso do ambiente virtual de aprendizagem "schoology" como estratégia de apoio ao ensino presencial de biologia no ensino médio : Use of the virtual learning environment "schoology" as a strategy to support the presential education of biology in high school |
title_full_unstemmed |
Uso do ambiente virtual de aprendizagem "schoology" como estratégia de apoio ao ensino presencial de biologia no ensino médio : Use of the virtual learning environment "schoology" as a strategy to support the presential education of biology in high school |
title_sort |
Uso do ambiente virtual de aprendizagem "schoology" como estratégia de apoio ao ensino presencial de biologia no ensino médio : Use of the virtual learning environment "schoology" as a strategy to support the presential education of biology in high school |
author |
Romão, Edilson Ribeiro, 1990- |
author_facet |
Romão, Edilson Ribeiro, 1990- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Papes, Fabio, 1975- Werneck, Claudio Chrysostomo Miguel, Danilo Ciccone Longo, Priscila Larcher Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romão, Edilson Ribeiro, 1990- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente virtual de aprendizagem Tecnologia educacional Biologia - Estudo e ensino Genética Recursos eletrônicos de informação Virtual learning environment Educational technology Biology - Study and teaching Genetics Electronic information resources |
topic |
Ambiente virtual de aprendizagem Tecnologia educacional Biologia - Estudo e ensino Genética Recursos eletrônicos de informação Virtual learning environment Educational technology Biology - Study and teaching Genetics Electronic information resources |
description |
Orientador: Fábio Papes |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-07-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637454 ROMÃO, Edilson Ribeiro. Uso do ambiente virtual de aprendizagem "schoology" como estratégia de apoio ao ensino presencial de biologia no ensino médio: Use of the virtual learning environment "schoology" as a strategy to support the presential education of biology in high school. 2019. 1 recurso online (142 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637454. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637454 |
identifier_str_mv |
ROMÃO, Edilson Ribeiro. Uso do ambiente virtual de aprendizagem "schoology" como estratégia de apoio ao ensino presencial de biologia no ensino médio: Use of the virtual learning environment "schoology" as a strategy to support the presential education of biology in high school. 2019. 1 recurso online (142 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637454. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1094613 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (142 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189151601328128 |