Uso do ambiente virtual de aprendizagem "schoology" como estratégia de apoio ao ensino presencial de biologia no ensino médio : Use of the virtual learning environment "schoology" as a strategy to support the presential education of biology in high school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romão, Edilson Ribeiro, 1990-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637454
Resumo: Orientador: Fábio Papes
id UNICAMP-30_2dc0cd54d7da252d2e618bd44bfc024b
oai_identifier_str oai::1094613
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Uso do ambiente virtual de aprendizagem "schoology" como estratégia de apoio ao ensino presencial de biologia no ensino médio : Use of the virtual learning environment "schoology" as a strategy to support the presential education of biology in high schoolUse of the virtual learning environment "schoology" as a strategy to support the presential education of biology in high schoolAmbiente virtual de aprendizagemTecnologia educacionalBiologia - Estudo e ensinoGenéticaRecursos eletrônicos de informaçãoVirtual learning environmentEducational technologyBiology - Study and teachingGeneticsElectronic information resourcesOrientador: Fábio PapesDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: A massificação no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na esfera educacional é notória e defendida por inúmeros especialistas e pesquisadores da área. Pensar educação, no modelo de sociedade na qual estamos inseridos, e dissociá-la das nuances tecnológicas mostra-se pedagogicamente inviável. Para oferecer alternativas e novas estratégias de apoio ao ensino de biologia no ensino médio esta dissertação teve como objetivo avaliar os impactos do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Schoology no processo de ensino-aprendizagem. Por meio de correlações entre grupo teste e controle e da percepção dos alunos, foi possível avaliar a proficiência e o impacto na aprendizagem dos estudantes. A utilização do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Schoology mostrou-se adequada e eficiente no apoio a sala de aula presencial nas aulas de biologia com enfoque na área de genética. Propiciou melhor organização e dinamização do trabalho docente com ampliação da interatividade com os estudantes. Os alunos demonstraram satisfação e ótima receptividade quanto ao uso da plataforma, com destaque para a sua simplicidade, eficiência, rapidez e interatividade. O Schoology apresenta ótima capacidade de replicação e expansão no apoio ao ensino e aprendizagem para outras disciplinas, mesmo que sob as condições desta pesquisa seu impacto não tenha sido significativo estatisticamente. O uso de uma mídia tecnológica deve ser pensada e estudada para suprir e atingir objetivos pedagógico claros e previamente definidos. O desenho pedagógico deve sempre antever a escolha e utilização de uma mídia. Como produto desta dissertação foi elaborado um guia para professores do ensino médio com o objetivo de orientar e auxiliar na utilização de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem como apoio as aulas presenciais, com enfoque no SchoologyAbstract: The massification of the use of Digital Information and Communication Technologies in the educational sphere is notorious and defended by countless specialists and researchers in the field. Thinking about education, the model of society in which we are inserted, and dissociating it from the technological nuances is pedagogically unfeasible. To offer alternatives and new strategies to support the teaching of biology in high school this dissertation aimed to evaluate the impacts of the Virtual Teaching and Learning Environment Schoology in the teaching-learning process. Through correlations between the test and control group and the students' perception, it was possible to evaluate the proficiency and the impact on students' learning. The use of the Virtual Teaching and Learning Environment Schoology proved to be appropriate and efficient in supporting the classroom in biology classes with a focus on the area of genetics. It provided better organization and dynamization of the teaching work with increased interactivity with students. The students demonstrated satisfaction and great receptivity regarding the use of the platform, highlighting its simplicity, efficiency, speed and interactivity. The Schoology presents great capacity for replication and expansion in support of teaching and learning for other disciplines, even if under the conditions of this research its impact has not been statistically significant. The use of a technological media should be thought and studied to supply and achieve clear and previously defined pedagogical objectives. Pedagogical design must always foresee the choice and use of a media. As a product of this dissertation was prepared a guide for high school teachers with the aim of guiding and assisting in the use of Virtual Environments for Teaching and Learning as support to face-to-face classes, focusing on SchoologyMestradoEnsino de BiologiaMestre em Ensino de Biologia[s.n.]Papes, Fabio, 1975-Werneck, Claudio ChrysostomoMiguel, Danilo CicconeLongo, Priscila LarcherUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRomão, Edilson Ribeiro, 1990-20192019-07-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (142 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637454ROMÃO, Edilson Ribeiro. Uso do ambiente virtual de aprendizagem "schoology" como estratégia de apoio ao ensino presencial de biologia no ensino médio: Use of the virtual learning environment "schoology" as a strategy to support the presential education of biology in high school. 2019. 1 recurso online (142 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637454. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1094613Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-06T16:04:43Zoai::1094613Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-11-06T16:04:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso do ambiente virtual de aprendizagem "schoology" como estratégia de apoio ao ensino presencial de biologia no ensino médio : Use of the virtual learning environment "schoology" as a strategy to support the presential education of biology in high school
Use of the virtual learning environment "schoology" as a strategy to support the presential education of biology in high school
title Uso do ambiente virtual de aprendizagem "schoology" como estratégia de apoio ao ensino presencial de biologia no ensino médio : Use of the virtual learning environment "schoology" as a strategy to support the presential education of biology in high school
spellingShingle Uso do ambiente virtual de aprendizagem "schoology" como estratégia de apoio ao ensino presencial de biologia no ensino médio : Use of the virtual learning environment "schoology" as a strategy to support the presential education of biology in high school
Romão, Edilson Ribeiro, 1990-
Ambiente virtual de aprendizagem
Tecnologia educacional
Biologia - Estudo e ensino
Genética
Recursos eletrônicos de informação
Virtual learning environment
Educational technology
Biology - Study and teaching
Genetics
Electronic information resources
title_short Uso do ambiente virtual de aprendizagem "schoology" como estratégia de apoio ao ensino presencial de biologia no ensino médio : Use of the virtual learning environment "schoology" as a strategy to support the presential education of biology in high school
title_full Uso do ambiente virtual de aprendizagem "schoology" como estratégia de apoio ao ensino presencial de biologia no ensino médio : Use of the virtual learning environment "schoology" as a strategy to support the presential education of biology in high school
title_fullStr Uso do ambiente virtual de aprendizagem "schoology" como estratégia de apoio ao ensino presencial de biologia no ensino médio : Use of the virtual learning environment "schoology" as a strategy to support the presential education of biology in high school
title_full_unstemmed Uso do ambiente virtual de aprendizagem "schoology" como estratégia de apoio ao ensino presencial de biologia no ensino médio : Use of the virtual learning environment "schoology" as a strategy to support the presential education of biology in high school
title_sort Uso do ambiente virtual de aprendizagem "schoology" como estratégia de apoio ao ensino presencial de biologia no ensino médio : Use of the virtual learning environment "schoology" as a strategy to support the presential education of biology in high school
author Romão, Edilson Ribeiro, 1990-
author_facet Romão, Edilson Ribeiro, 1990-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Papes, Fabio, 1975-
Werneck, Claudio Chrysostomo
Miguel, Danilo Ciccone
Longo, Priscila Larcher
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Romão, Edilson Ribeiro, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente virtual de aprendizagem
Tecnologia educacional
Biologia - Estudo e ensino
Genética
Recursos eletrônicos de informação
Virtual learning environment
Educational technology
Biology - Study and teaching
Genetics
Electronic information resources
topic Ambiente virtual de aprendizagem
Tecnologia educacional
Biologia - Estudo e ensino
Genética
Recursos eletrônicos de informação
Virtual learning environment
Educational technology
Biology - Study and teaching
Genetics
Electronic information resources
description Orientador: Fábio Papes
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-07-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637454
ROMÃO, Edilson Ribeiro. Uso do ambiente virtual de aprendizagem "schoology" como estratégia de apoio ao ensino presencial de biologia no ensino médio: Use of the virtual learning environment "schoology" as a strategy to support the presential education of biology in high school. 2019. 1 recurso online (142 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637454. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637454
identifier_str_mv ROMÃO, Edilson Ribeiro. Uso do ambiente virtual de aprendizagem "schoology" como estratégia de apoio ao ensino presencial de biologia no ensino médio: Use of the virtual learning environment "schoology" as a strategy to support the presential education of biology in high school. 2019. 1 recurso online (142 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637454. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1094613
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (142 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189151601328128