Ambiente LOGO e interdisciplinaridade : a concepção dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582755 |
Resumo: | Orientador: Afira Vianna Riper |
id |
UNICAMP-30_2f43b5e17bf102a11f9eb757d59c4ca1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::93756 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ambiente LOGO e interdisciplinaridade : a concepção dos professoresAbordagem interdisciplinar do conhecimentoTeoria do conhecimentoEducaçãoInformáticaLOGO (Linguagem de programação de computador)Construtivismo (Educação)Orientador: Afira Vianna RiperDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçã0Resumo: Este estudo tem como objetivo discutir a questão da interdisciplinaridade tendo como suporte o ambiente computacional Logo. Para tanto buscou-se compreender num primeiro momento a evolução histórica do pensamento ocidental sob a ótica da unidade e totalidade do conhecimento, em contraposição à fragmentação imposta pelo positivismo. Num segundo momento buscaram-se na literatura a conceitualização da interdisciplinaridade e as características específicas tanto do projeto interdisciplinar quanto do ambiente Logo. No terceiro momento são analisadas as concepções que os professores que trabalham com Logo em uma escola pública, apresentam em relação aos dois temas tentando-se enfocar o inter-relacionamento e a confluência das especificidades apontadas em relação à interdisciplinaridade e ao ambiente Logo. No quarto e último momento discute-se os resultados encontrados, o que já está sendo feito, e o que ainda é necessário realizar para se desenvolver um projeto voltado à interdisciplinaridade de forma intencional, tendo o ambiente Logo como suporteAbstract: The objective of this study is to discuss interdisciplinarity in a Logo-based learning environrnent. First we studied the historical evolution ofthe Westem thought contrasting a unified view of knowledge with the fragmentation imposed by the positivism. Next we searched literature for the concept of interdisciplinarity and the specific characteristics of the interdisciplinary projects and of the Logo-based learning environment. Thirdly we analyzed the interpretations of primary school teachers, working with Logo on public schools, have about both subjects (interdisciplinarity and Logo). We looked for interrelationship, and confluence in the characteristics of the both subjects. Finally from the results found we discussed what is being done and what can be done to design in an intentional way a project geared to interdisciplinarity with the support of a Logo-based leaming environmentMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Ripper, Afira Vianna, 1936-Baranauskas, Maria Cecilia CalaniMantoan, Maria Teresa EglérSmolka, Ana Luiza BustamanteUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGarcia, Maria de Fátima, 1960-19951995-08-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf139f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582755GARCIA, Maria de Fátima. Ambiente LOGO e interdisciplinaridade: a concepção dos professores. 1995. 139f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçã0, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582755. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/93756porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:21:18Zoai::93756Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:21:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambiente LOGO e interdisciplinaridade : a concepção dos professores |
title |
Ambiente LOGO e interdisciplinaridade : a concepção dos professores |
spellingShingle |
Ambiente LOGO e interdisciplinaridade : a concepção dos professores Garcia, Maria de Fátima, 1960- Abordagem interdisciplinar do conhecimento Teoria do conhecimento Educação Informática LOGO (Linguagem de programação de computador) Construtivismo (Educação) |
title_short |
Ambiente LOGO e interdisciplinaridade : a concepção dos professores |
title_full |
Ambiente LOGO e interdisciplinaridade : a concepção dos professores |
title_fullStr |
Ambiente LOGO e interdisciplinaridade : a concepção dos professores |
title_full_unstemmed |
Ambiente LOGO e interdisciplinaridade : a concepção dos professores |
title_sort |
Ambiente LOGO e interdisciplinaridade : a concepção dos professores |
author |
Garcia, Maria de Fátima, 1960- |
author_facet |
Garcia, Maria de Fátima, 1960- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ripper, Afira Vianna, 1936- Baranauskas, Maria Cecilia Calani Mantoan, Maria Teresa Eglér Smolka, Ana Luiza Bustamante Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Maria de Fátima, 1960- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagem interdisciplinar do conhecimento Teoria do conhecimento Educação Informática LOGO (Linguagem de programação de computador) Construtivismo (Educação) |
topic |
Abordagem interdisciplinar do conhecimento Teoria do conhecimento Educação Informática LOGO (Linguagem de programação de computador) Construtivismo (Educação) |
description |
Orientador: Afira Vianna Riper |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995 1995-08-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582755 GARCIA, Maria de Fátima. Ambiente LOGO e interdisciplinaridade: a concepção dos professores. 1995. 139f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçã0, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582755. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582755 |
identifier_str_mv |
GARCIA, Maria de Fátima. Ambiente LOGO e interdisciplinaridade: a concepção dos professores. 1995. 139f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçã0, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582755. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/93756 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 139f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188779064295424 |