Parametros curriculares nacionais de ensino fundamental e de ensino medio para lingua estrangeira : leitura articulada e percepções de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Debora Fernandes de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601106
Resumo: Orientador: Eunice R. Henriques
id UNICAMP-30_2f59f70c163b8900a393991db00e26f0
oai_identifier_str oai::357899
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Parametros curriculares nacionais de ensino fundamental e de ensino medio para lingua estrangeira : leitura articulada e percepções de professoresNational curriculum parameters for foreign language teaching in elementary and secondary schools: an articulated reading and teachers perceptionsProfessores - FormaçãoLíngua inglesa - Estudo e ensinoCurriculos - Ensino médioCurriculos - Ensino fundamentalLíngua estrangeira - Estudo e ensinoTeachers trainingForeign language teachingEducation, elementarySecundary educationOrientador: Eunice R. HenriquesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) têm como objetivo oferecer às escolas, professores e profissionais ligados à educação as diretrizes para a prática pedagógica e para a educação no Brasil. Entretanto, não se sabe qual a percepção dos professores sobre esses documentos ou mesmo se esses documentos estão sendo lidos e usados como parâmetros para a prática dos professores. Este trabalho teve como objetivo fazer uma leitura articulada da base conceitual dos PCNs de Ensino Fundamental (EF) e Ensino Médio (EM) para Língua Estrangeira (LE) e traçar um panorama geral da visão dos professores da rede pública acerca desses documentos. Para isso, foi realizada uma pesquisa em duas etapas: a primeira configura-se como uma pesquisa teórica na qual foi estabelecida a relação entre os PCNs de EF e EM. Na segunda etapa, foi desenvolvido um estudo empírico com o objetivo de definir o perfil do professor de inglês da rede pública, de identificar o real alcance dos PCNs de EF e EM para LE dentro desse grupo de professores e de fazer um levantamento sobre suas percepções em relação a esses documentos. Nesta etapa, foram feitas entrevistas com quatro professores da rede pública e uma pesquisa quantitativa com 258 professores da rede pública. Os resultados desta pesquisa indicam que 88% dos professores que leu os PCNs para LE não considera que esses documentos levam em conta a realidade vivida por eles na escola e na sala de aula. Assim, os documentos oficiais não podem ser vistos pela grande maioria dos professores como uma diretriz para sua prática pedagógica. As entrevistas reforçam os resultados obtidos com os questionários. Percebe-se que, apesar de concordarem com grande parte do conteúdo dos PCNs, os professores não conseguem utilizá-los, pois consideram as diretrizes propostas nos documentos distantes de sua realidade e não se identificam com elasAbstract: The objective of the National Curriculum Parameters (PCNs) is to provide schools, teachers, and education professionals with the guidelines to teaching and to education in Brazil. However, what teachers think of or even if they refer to the PCNs as guidelines for their teaching is still largely unresearched. This research aims at doing an articulated reading of the conceptual basis of the PCNs for both elementary and secondary schools in foreign language teaching. This research is also aimed at drawing an overview of how public school teachers relate to these documents. In order to do that, this research was carried out in two distinct stages: the first one was a theoretical research, where the relationship between the PCNs of elementary and secondary schools was established; the second part, an empirical study was conducted to establish the profile of the English language teacher at Brazilian public schools, identifying the scope the PCNs have to this group of teachers, and conduct a survey to establish their perceptions of these documents. At this point, four public school teachers were interviewed and 258 public school teachers answered a questionnaire. The results show that 88% of the teachers that have read the PCNs do not think that they actually take the teachers' and the schools' realities into account. Therefore, the large majority of the teachers do not consider the PCNs as a true guideline to their practices. The interviews support the results obtained from the questionnaires. Although teachers agree about the contents of the PCNs, they are not able use them, because they think that they are too far from the reality of the public school teacher, who do not seem to identify themselves with the PCNsMestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Henriques, Eunice Ribeiro, 1945-Doi, Elza TaekoBolonhini, Carmen ZinkSgarbieri, Astrid NillssonUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMiranda, Debora Fernandes de20052005-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf138p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601106MIRANDA, Debora Fernandes de. Parametros curriculares nacionais de ensino fundamental e de ensino medio para lingua estrangeira: leitura articulada e percepções de professores. 2005. 138p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601106. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/357899porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:19:12Zoai::357899Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:19:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Parametros curriculares nacionais de ensino fundamental e de ensino medio para lingua estrangeira : leitura articulada e percepções de professores
National curriculum parameters for foreign language teaching in elementary and secondary schools: an articulated reading and teachers perceptions
title Parametros curriculares nacionais de ensino fundamental e de ensino medio para lingua estrangeira : leitura articulada e percepções de professores
spellingShingle Parametros curriculares nacionais de ensino fundamental e de ensino medio para lingua estrangeira : leitura articulada e percepções de professores
Miranda, Debora Fernandes de
Professores - Formação
Língua inglesa - Estudo e ensino
Curriculos - Ensino médio
Curriculos - Ensino fundamental
Língua estrangeira - Estudo e ensino
Teachers training
Foreign language teaching
Education, elementary
Secundary education
title_short Parametros curriculares nacionais de ensino fundamental e de ensino medio para lingua estrangeira : leitura articulada e percepções de professores
title_full Parametros curriculares nacionais de ensino fundamental e de ensino medio para lingua estrangeira : leitura articulada e percepções de professores
title_fullStr Parametros curriculares nacionais de ensino fundamental e de ensino medio para lingua estrangeira : leitura articulada e percepções de professores
title_full_unstemmed Parametros curriculares nacionais de ensino fundamental e de ensino medio para lingua estrangeira : leitura articulada e percepções de professores
title_sort Parametros curriculares nacionais de ensino fundamental e de ensino medio para lingua estrangeira : leitura articulada e percepções de professores
author Miranda, Debora Fernandes de
author_facet Miranda, Debora Fernandes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Eunice Ribeiro, 1945-
Doi, Elza Taeko
Bolonhini, Carmen Zink
Sgarbieri, Astrid Nillsson
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Debora Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Língua inglesa - Estudo e ensino
Curriculos - Ensino médio
Curriculos - Ensino fundamental
Língua estrangeira - Estudo e ensino
Teachers training
Foreign language teaching
Education, elementary
Secundary education
topic Professores - Formação
Língua inglesa - Estudo e ensino
Curriculos - Ensino médio
Curriculos - Ensino fundamental
Língua estrangeira - Estudo e ensino
Teachers training
Foreign language teaching
Education, elementary
Secundary education
description Orientador: Eunice R. Henriques
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-06-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601106
MIRANDA, Debora Fernandes de. Parametros curriculares nacionais de ensino fundamental e de ensino medio para lingua estrangeira: leitura articulada e percepções de professores. 2005. 138p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601106. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MIRANDA, Debora Fernandes de. Parametros curriculares nacionais de ensino fundamental e de ensino medio para lingua estrangeira: leitura articulada e percepções de professores. 2005. 138p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601106. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/357899
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
138p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188931362619392