O ensino-aprendizagem da leitura no ensino médio: uma proposta a partir de oficina com o gênero carta do leitor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haeser, Márcia Elisa
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101875
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística.
id UFSC_6ee82b0677c23ab5b7dd987eeb538626
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/101875
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaHaeser, Márcia ElisaRodrigues, Rosangela Hammes2013-07-15T23:26:36Z2013-07-15T23:26:36Z20052005224563http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101875Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística.Nesta pesquisa, elabora-se uma proposta de ensino-aprendizagem de leitura, a partir de textos do gênero do discurso carta do leitor. A pesquisa inscreve-se na metodologia de pesquisa-ação, justificada por uma busca de respostas para problemas que envolvem a nossa prática de professora de Língua Portuguesa do Ensino Médio. A fundamentação teórica concentra-se na concepção dialógica da linguagem de Bakhtin, enfocando as noções de gêneros do discurso, enunciado e texto. A pesquisa-ação desenvolveu-se sob a abordagem da elaboração didática, no intuito de evitar aplicacionismos de teorias, na escola. Previamente, foi feito um levantamento de dados acerca do gênero do discurso carta do leitor, para fins de aporte no processo da elaboração didática. A proposta de ensino-aprendizagem da leitura desenvolveu-se através de uma oficina de leitura com dez alunos de segundas e terceiras séries do Ensino Médio de uma escola da rede privada de Itajaí (SC). A oficina envolveu doze encontros durante os meses de agosto e setembro de 2004 e foram elaboradas atividades de leitura e de produção de textos do gênero carta do leitor, a fim de promover práticas de uso social da língua, pelo viés do letramento. Os resultados apontam para a possibilidade de se efetivarem práticas de leitura, na escola, se tratadas a partir da noção de texto tendo como balizas ou horizontes os gêneros do discurso, conforme a acepção bakhtiniana. Embora sejam evidenciadas as conclusões positivas da pesquisa, ainda existem impeditivos, relacionados, especialmente, ao material didático adotado pela escola.porFlorianópolis, SCLinguísticaLeituraEstudo e ensino (Segundo grau)O ensino-aprendizagem da leitura no ensino médio: uma proposta a partir de oficina com o gênero carta do leitorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL224563.pdfapplication/pdf1725474https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/101875/1/224563.pdf2cfec86ece67a846db29135381f19fb3MD51TEXT224563.pdf.txt224563.pdf.txtExtracted texttext/plain286595https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/101875/2/224563.pdf.txtd46afceafe6be4e58597f2e91f2da672MD52123456789/1018752013-08-27 17:29:37.555oai:repositorio.ufsc.br:123456789/101875Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-08-27T20:29:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.en.fl_str_mv O ensino-aprendizagem da leitura no ensino médio: uma proposta a partir de oficina com o gênero carta do leitor
title O ensino-aprendizagem da leitura no ensino médio: uma proposta a partir de oficina com o gênero carta do leitor
spellingShingle O ensino-aprendizagem da leitura no ensino médio: uma proposta a partir de oficina com o gênero carta do leitor
Haeser, Márcia Elisa
Linguística
Leitura
Estudo e ensino (Segundo grau)
title_short O ensino-aprendizagem da leitura no ensino médio: uma proposta a partir de oficina com o gênero carta do leitor
title_full O ensino-aprendizagem da leitura no ensino médio: uma proposta a partir de oficina com o gênero carta do leitor
title_fullStr O ensino-aprendizagem da leitura no ensino médio: uma proposta a partir de oficina com o gênero carta do leitor
title_full_unstemmed O ensino-aprendizagem da leitura no ensino médio: uma proposta a partir de oficina com o gênero carta do leitor
title_sort O ensino-aprendizagem da leitura no ensino médio: uma proposta a partir de oficina com o gênero carta do leitor
author Haeser, Márcia Elisa
author_facet Haeser, Márcia Elisa
author_role author
dc.contributor.en.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Haeser, Márcia Elisa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Rosangela Hammes
contributor_str_mv Rodrigues, Rosangela Hammes
dc.subject.classification.en.fl_str_mv Linguística
Leitura
Estudo e ensino (Segundo grau)
topic Linguística
Leitura
Estudo e ensino (Segundo grau)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística.
publishDate 2005
dc.date.submitted.en.fl_str_mv 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-07-15T23:26:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-15T23:26:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101875
dc.identifier.other.en.fl_str_mv 224563
identifier_str_mv 224563
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/101875/1/224563.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/101875/2/224563.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2cfec86ece67a846db29135381f19fb3
d46afceafe6be4e58597f2e91f2da672
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805178632110080