Orientação profissional : a consolidação de uma experiencia num contexto de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Theresa Beatriz Figueiredo
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586516
Resumo: Orientador: Maria Ines Fini
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spelling Orientação profissional : a consolidação de uma experiencia num contexto de ensinoOrientação profissionalOrientador: Maria Ines FiniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente estudo teve por objetivo a sistematização de uma proposta de capacitação de profissionais para um trabalho de Orientação Profissional numa metodologia inovadora. Apresenta como resultados da aplicação desta metodologia de formação, o trabalho realizado numa dupla de estagiárias que desenvolveu o processo de Orientação Profissional com um grupo de alunos de uma escola de Ensino Médio de Piracicaba, estado de São Paulo e, também, os resultados obtidos junto a estes alunos. As mudanças sociais e econômicas propostas para o mundo do trabalho na atualidade, foram justificativas relevantes que mobilizaram a autora para o aprofundamento do tema, na certeza de que a entrada competente do jovem para este mundo novo, em constante alteração, requer cada vez mais uma atuação segura e ampliada dos Orientadores Profissionais. O trabalho estruturou-se como pesquisa-ação, sendo que a capacitação dos profissionais desenvolveu-se como "formação em serviço", em duas vertentes principais: 1) a capacitação dos profissionais, desenvolvida com alunas do Curso de Psicologia, da Universidade Metodista de Piracicaba, estagiárias do programa de Orientação Profissional; 2) a aplicação desta proposta metodológica desenvolvida por elas com um grupo de alunos do 2o grau do Colégio Piracicabano. A proposta articula esses dois eixos em um único processo aplicado; para efeito de estudo, as referências teóricas, as análises e os resultados foram tratados, e são apresentados, separadamente. O trabalho realizado indica uma metodologia bem delineada a ser utilizada na capacitação de profissionais para atuarem processualmente em Orientação Profissional Grupal. Os resultados obtidos na aplicação, junto aos alunos, indicam que essa prática favorece o processo de escolha. A capacitação que ocorreu no interior do processo de intervenção subsidiou, ainda, a prática de ensino em questão qualificando-a como inovadora.Abstract: The present work concerns the systematization of a proposition of professionals' capability for a work of Professional Orientation by an innovative methodology. It reports, as results of the application of this formation methodology, the work realized with a pair of female stage teachers, who had developped the Professional Orientation process over a group of scholars of a middling instruction school of Piracicaba, state of São Paulo, and also represents the results obtained beside these scholars. The social and economic changes proposed for the work univers in the present, were important justifications which moved the author into the subject profundity, since she was persuaded that the relevant entrance of the young into this new world, under constant alteration, requires more and more a safe and enlarged actuation of the Professional Consultants. The work was structured as a search-action and the professionals' capability was developped as a "formation in job", targeting two principal subjects: 1) the professionals'capability, developped by female scholars of the Psychologist career of the Methodist University of Piracicaba, stage teachers of the Professional Orientation program; 2) the application of this methodological proposition developped by them over a group of scholars of the second degree of the "Colégio Piracicabano". The proposition articulates these two axis in an unique applicated process, with aim of study, the theorical references, the analysis and the results, were treated, and presented, separately. The realized work indicates a well delineated methodology to be utilizated for the professionals' capability in Group Professional Orientation, by a processual way. The results reached by the application, beside the scholars, indicate that this practice favors the choice process. The capability that occurred into the intervention process subsidized too the teaching process in question qualifying it as innovative.DoutoradoPsicologia EducacionalDoutor em Educação[s.n.]Fini, Maria Inês, 1948-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Theresa Beatriz Figueiredo19971998-09-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf187f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586516SANTOS, Theresa Beatriz Figueiredo. Orientação profissional: a consolidação de uma experiencia num contexto de ensino. 1997. 187f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586516. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/134341porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:49:53Zoai::134341Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:49:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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