A ação do professor de ensino superior na educação fisica adaptada : construção mediada pelos aspectos dos contextos historicos, politicos e sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rita de Fatima da
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599051
Resumo: Orientador: Paulo Ferreira de Araujo
id UNICAMP-30_31e576f79ca4abc2d3d410b0addbfbfe
oai_identifier_str oai::329682
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A ação do professor de ensino superior na educação fisica adaptada : construção mediada pelos aspectos dos contextos historicos, politicos e sociaisThe physical education professor performance in the adapted physical education discipline : mediated construction by aspects of the historical political and social contextsProfessoresAção educativaFormação profissionalDeficientesEducação físicaCollege teachersEducationalOccupational trainingPeople with disabilitiesPhysical education and trainingOrientador: Paulo Ferreira de AraujoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: A ação do professor do ensino superior é decisiva no direcionamento das disciplinas acadêmicas. Essa ação é construída envolta em elementos que a influenciam. Dessa forma, a preocupação nesse estudo foi com a questão da ação do professor enquanto decisiva para atribuição de identidade à disciplina Educação Física Adaptada, fazendo assim o seu direcionamento, bem como os aspectos que podem contribuir para a construção dessa ação. Para elucidar tal preocupação objetivou-se identificar quem é esse professor do ensino superior na disciplina Educação Física Adaptada em Instituições de Ensino Superior no Estado de Mato Grosso do Sul, sua formação e atuação, bem como sua representação sobre a EFA, correlacionando esses dados com as orientações legais e a literatura da área. A partir dessa concepção compreendeu-se que a pesquisa qualitativa, através de revisão de literatura e de cunho interpretativo e documental seria capaz de alcançar a ¿objetividade social¿ que envolve a realidade desse constructo que é a ação do professor com relação à disciplina Educação Física Adapta. Para tanto, foram selecionadas as sete Instituições de Ensino Superior (uma pública e seis particulares) que oferecem o curso de graduação e/ou licenciatura em Educação Física, no Estado de Mato Grosso do Sul. A coleta de dados foi realizada através de questionário com os sete docentes da disciplina Educação Física Adaptada, literatura da área, ementários e programas das mesmas. Isso possibilitou identificar as propostas dos professores para a disciplina Educação Física Adaptada, de forma a ¿mapear¿ a formação inicial na área em estudo no Estado de Mato Grosso do Sul. Através das análises desenvolvidas pode-se constatar que: Os Aspectos influenciadores da ação do professor são formados pelos contextos Histórico, Político e Social; a disciplina Educação Física Adaptada é produto da forma construída ao longo dos anos para o atendimento da pessoa em condição de deficiência; o desenvolvimento das formas de atendimento para a pessoa em condição de deficiência trouxe mudanças na formação superior; a inclusão potencializa as necessidades de reestruturação na formação superior; as orientações Internacionais com relação ao atendimento da PCD influenciam fortemente a Legislação Brasileira; cada professor é um ser único e, portanto, essa singularidade se reflete em sua forma de atuar na disciplina Educação Física Adaptada. Dessa forma é a ação do professor que atribui identidade e direcionamento à disciplina Educação Física Adaptada e esta ação reflete como a experiência está articulada (orientações legais, literatura, ementas e programas da disciplina) e como o indivíduo interpreta essa experiência subjetiva humana, que significado atribui a elaAbstract: The actions of the superior education professor is decisive in the aiming of academic disciplines. This action is constructed and encompassed in the elements that influence it. The main concern of this study was to question the professor action while decisive for the attribution of identity to Adapted Physical Education disciplines, its aiming, as well as the aspects that can contribute for the construction of this action. To elucidate such concern it was objectified to identify who is this professor of superior education in the disciplines of Adapted Physical Education (APE) at institutions of superior education in the Mato Grosso do Sul state, his educational background and performance, as well as its representation about APE, correlating these data with the legal orientations and the literature of this area. Having as starting point this conception, the qualitative research with interpretation and documentary scope was understood through the revision of literature, and if it would be capable to reach a "social objectivity" that involves the reality of this construction that is the professor action in the relation with the Adapted Physical Education disciplines. In such way, seven institutions of Superior Education had been selected (one public and six private ones) that offer undergraduation courses and/or teaching education courses in Physical Education in the Mato Grosso do Sul state. The collection of data was carried out through questionnaires with the seven professors of Adapted Physical Education disciplines, and digests and programs of this area literature. This made possible to identify the proposals of the professors for Adapted Physical Education, by means of ¿ mapping¿ the initial formation of this area of study in the Mato Grosso do Sul state. Through the developed analyses can be shown that: the aspects that have influence on the action of the professor are formed by the historical, social and political contexts; the Adapted Physical Education discipline is a product of the way it is constructed along the years of attendance for persons in deficiency conditions; the development of the forms of attendance for persons in deficiency condition brought changes in the superior education. The inclusion empowers the necessities of the superior education reorganization; the International orientation with relation to the attendance of the PWD (person with deficiency) influence strongly the Brazilian law ; Each professor is an unique being and so his singularity reflects in the form he acts in adapted physical education disciplines. On this track, the action of the professor who attributes identity and aiming to Adapted Physical Education disciplines, and this action reflects how the experience is articulated (legal orientation, literature, digests and programs of the disciplines), and how the individual interprets this human being subjective experience, and what meaning is attributed to itMestradoAtividade Física, Adaptação e SaúdeMestre em Educação Física[s.n.]De Araujo, Paulo Ferreira, 1957-Rodrigues, José LuizNabeiro, MarliTavares, Maria da Consolação Gomes Cunha FernandesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Rita de Fatima da20052005-01-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf158 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599051SILVA, Rita de Fatima da. A ação do professor de ensino superior na educação fisica adaptada: construção mediada pelos aspectos dos contextos historicos, politicos e sociais. 2005. 158 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599051. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/329682porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-18T10:44:50Zoai::329682Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-18T10:44:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A ação do professor de ensino superior na educação fisica adaptada : construção mediada pelos aspectos dos contextos historicos, politicos e sociais
The physical education professor performance in the adapted physical education discipline : mediated construction by aspects of the historical political and social contexts
title A ação do professor de ensino superior na educação fisica adaptada : construção mediada pelos aspectos dos contextos historicos, politicos e sociais
spellingShingle A ação do professor de ensino superior na educação fisica adaptada : construção mediada pelos aspectos dos contextos historicos, politicos e sociais
Silva, Rita de Fatima da
Professores
Ação educativa
Formação profissional
Deficientes
Educação física
College teachers
Educational
Occupational training
People with disabilities
Physical education and training
title_short A ação do professor de ensino superior na educação fisica adaptada : construção mediada pelos aspectos dos contextos historicos, politicos e sociais
title_full A ação do professor de ensino superior na educação fisica adaptada : construção mediada pelos aspectos dos contextos historicos, politicos e sociais
title_fullStr A ação do professor de ensino superior na educação fisica adaptada : construção mediada pelos aspectos dos contextos historicos, politicos e sociais
title_full_unstemmed A ação do professor de ensino superior na educação fisica adaptada : construção mediada pelos aspectos dos contextos historicos, politicos e sociais
title_sort A ação do professor de ensino superior na educação fisica adaptada : construção mediada pelos aspectos dos contextos historicos, politicos e sociais
author Silva, Rita de Fatima da
author_facet Silva, Rita de Fatima da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv De Araujo, Paulo Ferreira, 1957-
Rodrigues, José Luiz
Nabeiro, Marli
Tavares, Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rita de Fatima da
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Ação educativa
Formação profissional
Deficientes
Educação física
College teachers
Educational
Occupational training
People with disabilities
Physical education and training
topic Professores
Ação educativa
Formação profissional
Deficientes
Educação física
College teachers
Educational
Occupational training
People with disabilities
Physical education and training
description Orientador: Paulo Ferreira de Araujo
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599051
SILVA, Rita de Fatima da. A ação do professor de ensino superior na educação fisica adaptada: construção mediada pelos aspectos dos contextos historicos, politicos e sociais. 2005. 158 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599051. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599051
identifier_str_mv SILVA, Rita de Fatima da. A ação do professor de ensino superior na educação fisica adaptada: construção mediada pelos aspectos dos contextos historicos, politicos e sociais. 2005. 158 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599051. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/329682
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
158 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188916443480064