Utilização dos conceitos de matrizes e determinantes para introdução à teoria de grafos no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tessari Junior, Valdemar, 1974-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10980
Resumo: Orientador: Maria Aparecida Diniz Ehrhardt
id UNICAMP-30_350cd4358ac04e8c7b183a11308bcf83
oai_identifier_str oai::1342550
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Utilização dos conceitos de matrizes e determinantes para introdução à teoria de grafos no Ensino MédioUse of the concepts of matrices and determinants for introduction to graph theory in high schoolTeoria dos grafosEnsino médio - Estudo e ensinoMatrizes (Matemática)Graph theoryHigh school - Study and teachingMatricesOrientador: Maria Aparecida Diniz EhrhardtDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática, Estatística e Computação CientíficaResumo: Este trabalho tem como principal objetivo oferecer aos alunos do ensino médio, ainda que superficialmente, a possibilidade de após o estudo de matrizes conhecerem um pouco sobre a Teoria de Grafos, conteúdo que não é contemplado no ensino médio. Através desse trabalho os alunos terão contato com um conteúdo que permite a modelagem de diversos problemas do dia a dia que podem ir dos mais simples, os quais os alunos conseguirão solucionar até mesmo antes de terem o contato com a Teoria de Grafos, aos mais elaborados, em que os conceitos básicos de Teoria de Grafos darão suporte e fundamentação para a modelagem e solução de problemas. O trabalho apresenta também, mais especificamente para professores que tenham interesse em se aprofundar um pouco mais na Teoria de Grafos, dois algoritmos, de Fleury e de Dijkstra que possibilitam a resolução de problemas mais elaborados na Teoria de Grafos, e que abre caminho para aqueles que tem domínio maior em programação de implementar programas que buscam a solução de problemas cuja solução tem um grau de dificuldade maior. Com a reestruturação do Ensino Médio, e a criação de disciplinas eletivas, o tema abordado neste trabalho pode ser mais facilmente implementado pelo professor de Matemática como uma das eletivas elencadas ao longo do 2º ano do ensino médioAbstract: This work has as main objective to offer high school students, although superficially, the possibility of after the study of matrices to know a little about graph theory, content that is not contemplated in high school. Through this work students will have contact with a content that allows the modeling of several problems of daily life that can go from the simplest, which I believe that students can solve even before having contact with graph theory, to the most elaborate, in which the basic concepts of Graph Theory will support and rationale for modeling and solving problems. The paper also presents, more specifically for teachers who are interested in delving a little deeper into Graph Theory, two algorithms, by Fleury and Dijkstra that enable the resolution of more elaborate problems in Graph Theory, and that paves the way for those who have greater mastery in programming to implement programs that seek the solution of problems whose solution has a higher degree of difficulty. With the restructuring of high school, and the creation of elective disciplines, I believe that the theme addressed in this work can be more easily implemented by the mathematics teacher as one of the electives listed throughout the 2nd year of high schoolMestradoMatemática em Rede NacionalMestre em MatemáticaCAPES001[s.n.]Ehrhardt, Maria Aparecida Diniz, 1956-Andreani, RobertoRangel, Maria do Socorro NogueiraUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação CientíficaPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTessari Junior, Valdemar, 1974-20232023-05-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (86 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/10980TESSARI JUNIOR, Valdemar. Utilização dos conceitos de matrizes e determinantes para introdução à teoria de grafos no Ensino Médio. 2023. 1 recurso online (86 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10980. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342550Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-14T10:08:29Zoai::1342550Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-07-14T10:08:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização dos conceitos de matrizes e determinantes para introdução à teoria de grafos no Ensino Médio
Use of the concepts of matrices and determinants for introduction to graph theory in high school
title Utilização dos conceitos de matrizes e determinantes para introdução à teoria de grafos no Ensino Médio
spellingShingle Utilização dos conceitos de matrizes e determinantes para introdução à teoria de grafos no Ensino Médio
Tessari Junior, Valdemar, 1974-
Teoria dos grafos
Ensino médio - Estudo e ensino
Matrizes (Matemática)
Graph theory
High school - Study and teaching
Matrices
title_short Utilização dos conceitos de matrizes e determinantes para introdução à teoria de grafos no Ensino Médio
title_full Utilização dos conceitos de matrizes e determinantes para introdução à teoria de grafos no Ensino Médio
title_fullStr Utilização dos conceitos de matrizes e determinantes para introdução à teoria de grafos no Ensino Médio
title_full_unstemmed Utilização dos conceitos de matrizes e determinantes para introdução à teoria de grafos no Ensino Médio
title_sort Utilização dos conceitos de matrizes e determinantes para introdução à teoria de grafos no Ensino Médio
author Tessari Junior, Valdemar, 1974-
author_facet Tessari Junior, Valdemar, 1974-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ehrhardt, Maria Aparecida Diniz, 1956-
Andreani, Roberto
Rangel, Maria do Socorro Nogueira
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Tessari Junior, Valdemar, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria dos grafos
Ensino médio - Estudo e ensino
Matrizes (Matemática)
Graph theory
High school - Study and teaching
Matrices
topic Teoria dos grafos
Ensino médio - Estudo e ensino
Matrizes (Matemática)
Graph theory
High school - Study and teaching
Matrices
description Orientador: Maria Aparecida Diniz Ehrhardt
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-05-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/10980
TESSARI JUNIOR, Valdemar. Utilização dos conceitos de matrizes e determinantes para introdução à teoria de grafos no Ensino Médio. 2023. 1 recurso online (86 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10980. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/10980
identifier_str_mv TESSARI JUNIOR, Valdemar. Utilização dos conceitos de matrizes e determinantes para introdução à teoria de grafos no Ensino Médio. 2023. 1 recurso online (86 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10980. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342550
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (86 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189190813876224