Acessibilidade recíproca no diálogo musical entre violonistas cegos e videntes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penteado, Antonio Fernando da Cunha, 1969-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632496
Resumo: Orientadores: José Eduardo Fornari Novo Junior, Vilson Zattera
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spelling Acessibilidade recíproca no diálogo musical entre violonistas cegos e videntesReciprocal accessibility in the musical dialogue between blind and sighted guitaristsAcessibilidadeNotação musicalAccessibilityBraille musicMusic notationNotação musical em BrailleOrientadores: José Eduardo Fornari Novo Junior, Vilson ZatteraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta pesquisa de mestrado apresenta um estudo sobre algumas possibilidades para a representação de materiais musicais relacionados à pedagogia do violão em um formato igualmente acessível tanto para pessoas cegas quanto também pessoas videntes. Entendem-se aqui como cegas as pessoas que possuem deficiência visual em um grau de acuidade menor do que 0.05 no melhor olho contando com correção ótica, fato que impede a leitura autônoma de materiais impressos ou digitais com os olhos. A literatura acadêmica aponta a partitura e a musicografia braille, respectivamente para videntes e cegos, como os melhores sistemas para a notação musical e representação de melodias e arranjos no violão. Ambos os sistemas não são mutuamente acessíveis aos dois grupos, isto é, os cegos não podem utilizar a partitura, porque esta é constituída de elementos gráficos que demandam o uso da visão, e os videntes encontram grande dificuldade para a leitura do braille através do tato ou até mesmo através da visão. A conversão rápida da partitura para a musicografia braille e vice-versa possuiria grande relevância para o processo de interação musical entre cegos e videntes. No entanto esta conversão não é automática e envolve a ação de uma pessoa vidente com alto conhecimento técnico em música, braille e braille aplicado à música. Uma outra possibilidade seria a utilização de um sistema alternativo de notação musical, em um formato diretamente acessível a cegos e videntes. Esta foi a hipótese que norteou o desenvolvimento da presente pesquisa. A metodologia qualitativa da pesquisa-ação crítica foi empregada na obtenção e análise dos dados deste trabalho, que ocorreu em sucessivos ciclos em forma de espirais de reflexão e ação. Durante esta pesquisa concluiu-se que o registro de informações musicais em formato de texto é uma das possibilidades que cumpre bem o requisito de acessibilidade exigido nesta pesquisa, o qual denominou-se acessibilidade recíproca. Alguns sistemas de notação textual existentes foram analisados e também iniciou-se o desenvolvimento de um novo formato textual, denominado sistema LE. Este sistema permite a representação de elementos musicais básicos e seu diferencial é utilizar uma sintaxe mais simples e intuitiva, permitindo que uma pessoa com poucos conhecimentos técnicos em música possa colaborar com a produção de materiais musicais acessíveis para a pedagogia do violão. Este trabalho apresenta um estudo inicial que poderá ser utilizado como ponto de partida para novas pesquisas na área da acessibilidade que favoreçam a interação e o intercâmbio dinâmico de informações entre músicos cegos e videntes, na forma de um diálogo musicalAbstract: This Master's degree research presents a study concerning a number of possibilities for representing music materials related to guitar's pedagogy in a format equally accessible for blind and sighted individuals. Here, it is taken into account that a blind person is someone with a visual disability with an acuity grade below 0.05 in their best eye including optic correction, which prevents autonomous reading of printed or digital materials using their eyes. Academic literature presents musical scores and Braille music, in that order, to sighted and blind musicians, as the best tools for musical notation, melody representation and guitar arrangements. These tools are not mutually accessible to both groups. In other words, blind individuals are not able to use musical scores, for it is composed by graphical elements, which demand sight to be read, and sighted individuals perceive Braille music reading as a great challenge, whether it be through touch or through vision. It would be relevant in the process of musical interaction between blind and sighted people to convert musical scores, efficiently, to Braille music and vice versa. However, such conversion is not automatic and requires the help of a sighted person with wide technical knowledge regarding music, Braille and Braille music. A possible solution would be an alternative musical notation system, accessible to blind and to sighted people. Such hypothesis guided the development of this research. The quantitative methodology of critical action research was applied in obtaining and analyzing data, which happened through successive cycles of spirals of reflection and action. During this research, musical information recording in text format proved itself to meet accordingly all requirements demanded in this research, appropriately named reciprocal accessibility. Some already existing textual notation tools were analyzed and the development of a new text format, called LE system, was set in motion. The LE system allows the representation of basic musical elements and its unique ability is using a much simpler and much more intuitive syntax, allowing a person with little technical knowledge in music to contribute with accessible musical materials to guitar pedagogy. This research presents an initial study that can be used as a starting point for new researches in regard to accessibility, fostering interaction and dynamic information interchange between blind and sighted individuals, in the form of a musical dialogueMestradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaMestre em MúsicaCAPES1579596[s.n.]Novo Junior, Jose Eduardo Fornari, 1966-Falleiros, Manuel SilveiraSchiavoni, Flávio LuizUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPenteado, Antonio Fernando da Cunha, 1969-20172017-08-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (114 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632496PENTEADO, Antonio Fernando da Cunha. Acessibilidade recíproca no diálogo musical entre violonistas cegos e videntes. 2017. 1 recurso online (114 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632496. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/989588Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-08T14:15:38Zoai::989588Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-01-08T14:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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