Do toque ao som : o ensino da musicografia Braille como um caminho para a educação musical inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonilha, Fabiana Fator Gouvea
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613298
Resumo: Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco
id UNICAMP-30_012680bee19fa4e415978d1ff36c0daf
oai_identifier_str oai::777480
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Do toque ao som : o ensino da musicografia Braille como um caminho para a educação musical inclusivaFrom touch to sound : teaching of Braille music notation as a path to an inclusive musical educationNotação musicalEducação musicalEducação inclusivaNotação musical em BrailleDeficiência visualMusic notationMusical educationInclusive educationBraille music - Printing and writing systemsVisual impainedOrientador: Claudiney Rodrigues CarrascoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O presente trabalho foi motivado pela experiência pessoal de sua autora como musicista com deficiência visual e representa a continuidade da Dissertação de Mestrado intitulada "Leitura musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino da musicografia braille na perspectiva de alunos e professores", defendida no Departamento de Música,do Instituto de Artes da Unicamp. Nele são abordados aspectos relativos ao ensino e à difusão do código musical em braille, enfatizando-se, sobretudo,as concepções subjacentes à Educação Inclusiva. Esta pesquisa possui um enfoque qualitativo, pois visa apreender as percepções dos indivíduos frente aos desafios da alfabetização musical em braille. A coleta de dados foi realizada por meio do acompanhamento e estudo de três casos, nos quais três sujeitos experienciaram o processo de aprendizado da notação musical desenvolvida para os cegos. Além disso, foi realizada uma investigação acerca dos meios utilizados para a transcrição de partituras em Braille, delineando-se as peculiaridades desse processo. Na análise dos dados coletados, discute-se o papel do educador musical, do aluno com deficiência visual e do especialista em aplicações da musicografia braille. Como desdobramentos deste trabalho, há a produção de um áudio-documentário que retrata o desenvolvimento da pesquisa e a implantação de um acervo musical que contém obras em braille. São, por fim, levantadas questões relevantes, que podem resultar em novas investigações sobre o tema e na implementação de iniciativas favoráveis ao ensino e a difusão da musicografia braille. A pesquisa contou com o apoio da FAPESP e com a infraestrutura do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Cesar Lattes da UNICAMPAbstract: The current study was motivated by the author's life experience being both blind and a musician. It covers different aspects of Braille Music teaching and diffusion, emphasizing the concept of an inclusive education. Using a qualitative approach, three cases were studied and followed, in which three people experienced the process of Braille music learning. The resources available for Braille music transcription were also investigated, and it supported the creation of a Braille music collection. In the data analysis, the roles of music educator, of blind students and of experts are discussed. An audio documentary was developed as a representation of this study. Some questions are also placed in order to favour future investigationsDoutoradoDoutor em Música[s.n.]Carrasco, Claudiney Rodrigues, 1964-Kayama, Adriana GiarolaReily, Lucia HelenaZani Netto, AmilcarDottori, Maurício SoaresUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBonilha, Fabiana Fator Gouvea20102010-10-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf application/x-compressed261 p. : il. + + 1 CD-ROM.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613298BONILHA, Fabiana Fator Gouvea. Do toque ao som: o ensino da musicografia Braille como um caminho para a educação musical inclusiva. 2010. 261 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613298. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/777480https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/777480https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/777480porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-20T16:49:55Zoai::777480Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-08-20T16:49:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Do toque ao som : o ensino da musicografia Braille como um caminho para a educação musical inclusiva
From touch to sound : teaching of Braille music notation as a path to an inclusive musical education
title Do toque ao som : o ensino da musicografia Braille como um caminho para a educação musical inclusiva
spellingShingle Do toque ao som : o ensino da musicografia Braille como um caminho para a educação musical inclusiva
Bonilha, Fabiana Fator Gouvea
Notação musical
Educação musical
Educação inclusiva
Notação musical em Braille
Deficiência visual
Music notation
Musical education
Inclusive education
Braille music - Printing and writing systems
Visual impained
title_short Do toque ao som : o ensino da musicografia Braille como um caminho para a educação musical inclusiva
title_full Do toque ao som : o ensino da musicografia Braille como um caminho para a educação musical inclusiva
title_fullStr Do toque ao som : o ensino da musicografia Braille como um caminho para a educação musical inclusiva
title_full_unstemmed Do toque ao som : o ensino da musicografia Braille como um caminho para a educação musical inclusiva
title_sort Do toque ao som : o ensino da musicografia Braille como um caminho para a educação musical inclusiva
author Bonilha, Fabiana Fator Gouvea
author_facet Bonilha, Fabiana Fator Gouvea
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carrasco, Claudiney Rodrigues, 1964-
Kayama, Adriana Giarola
Reily, Lucia Helena
Zani Netto, Amilcar
Dottori, Maurício Soares
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonilha, Fabiana Fator Gouvea
dc.subject.por.fl_str_mv Notação musical
Educação musical
Educação inclusiva
Notação musical em Braille
Deficiência visual
Music notation
Musical education
Inclusive education
Braille music - Printing and writing systems
Visual impained
topic Notação musical
Educação musical
Educação inclusiva
Notação musical em Braille
Deficiência visual
Music notation
Musical education
Inclusive education
Braille music - Printing and writing systems
Visual impained
description Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-10-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613298
BONILHA, Fabiana Fator Gouvea. Do toque ao som: o ensino da musicografia Braille como um caminho para a educação musical inclusiva. 2010. 261 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613298. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613298
identifier_str_mv BONILHA, Fabiana Fator Gouvea. Do toque ao som: o ensino da musicografia Braille como um caminho para a educação musical inclusiva. 2010. 261 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613298. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/777480
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/777480
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/777480
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf application/x-compressed
261 p. : il. + + 1 CD-ROM.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189041099243520