Crenças de estudantes de pedagogia sobre a psicologia nos parametros curriculares nacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599789 |
Resumo: | Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla |
id |
UNICAMP-30_3751f1ed2ee5b1387451da21ed7a48bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::336940 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Crenças de estudantes de pedagogia sobre a psicologia nos parametros curriculares nacionaisProfessores - FormaçãoCrenças sobre a aprendizagemPsicologia educacionalCurrículos - AvaliaçãoTeacher's educationBeliefsEducational psychologyCurriculumOrientador: Ana Maria Falcão de Aragão SadallaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A formação de professores em uma perspectiva transformadora tem sido a preocupação de pesquisadores da Educação. A Psicologia tem buscado superar o papel a ela atribuído da psicologização dos processos educativos, assumindo uma perspectiva de parceria na formação de professores. Considerando que as crenças docentes são processos cognitivos que desencadeiam ações cujas conseqüências afetam o processo de ensino-aprendizagem e a necessidade de olhar para as contribuições da Psicologia Educacional, este trabalho teve como objetivo compreender as crenças de estudantes de Pedagogia sobre a Psicologia presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais. As participantes da pesquisa foram 7 alunas de 3o e 4o anos do curso de Pedagogia de uma universidade pública do estado de São Paulo. Foram compostos dois grupos para refletir acerca das temáticas da Psicologia presentes em trechos selecionados do Documento Introdutório dos PCN. Os encontros foram audiogravados e as crenças identificadas e analisadas a partir das verbalizações das participantes, tendo como fundamento a proposta do Paradigma Indiciário. Os resultados revelam dois pólos de crenças: de um lado, os problemas na relação entre a proposta, a prática e a formação; de outro, as relevâncias da proposta e de sua relação com a formação docente. Esses resultados indicam que as temáticas da Psicologia da Educação veiculadas nos PCN podem ser relevantes para a formação e prática dos professores, desde que analisadas criticamente e usadas em conjunto com outras políticas de formação. Este trabalho contribui com as reflexões sobre o papel da Psicologia na formação docente, apontando, para além das críticas à psicologização do documento, a necessidade de (re)pensar as discussões da Psicologia nos PCN, sem, contudo, dispensá-lasAbstract: Teacher¿s education in a transformer perspective has been a concern among education researchers. Psychology has tried to overcome the role of psichologization of educative processes attributed to it. Considering the educational beliefs as a cognitive process that starts actions which consequences affect the teaching-learning process and the necessity to look at the contributions of educational psychology, this work intends to comprehend the pedagogy student¿s beliefs about Psychology present in the National Curricular Parameters (PCN). Seven students from the 3rd. and 4th year of a pedagogy course from a public university from Sao Paulo State took part in the research. Two groups were composed to think about the thematic of psychology found in the selected passages from the introductory document of PCN. The meetings were recorded and beliefs identified and analyzed based on the students¿ discussion, having as fundament the proposal of Evidential Paradigm. Two kinds of beliefs were revealed. On one hand the problem about the proposal, the practice and the formation, on the other hand the proposal importance and its relation with the teacher¿s education. The results indicate that the thematic from educational psychology found on PCN can be important to the education and practice of the teacher if critically analyzed and used in connection with other educational policy. This work contributes to the reflections about the psychology role in the teachers¿ education, pointing beyond the criticisms at psychologization of the document, the necessity of (re)thinking the discussions of psychology on PCN without ignoring themMestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-Buettner, Gloria Elisa Bearzotti Pires vonPrado, Guilherme do Val ToledoGuedes-Pinto, Ana LúciaFaria, Nilton Júlio deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarvalho, Larissa Carpintero de20052005-11-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf164 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599789CARVALHO, Larissa Carpintero de. Crenças de estudantes de pedagogia sobre a psicologia nos parametros curriculares nacionais. 2005. 164 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599789. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/336940porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:10:48Zoai::336940Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:10:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crenças de estudantes de pedagogia sobre a psicologia nos parametros curriculares nacionais |
title |
Crenças de estudantes de pedagogia sobre a psicologia nos parametros curriculares nacionais |
spellingShingle |
Crenças de estudantes de pedagogia sobre a psicologia nos parametros curriculares nacionais Carvalho, Larissa Carpintero de Professores - Formação Crenças sobre a aprendizagem Psicologia educacional Currículos - Avaliação Teacher's education Beliefs Educational psychology Curriculum |
title_short |
Crenças de estudantes de pedagogia sobre a psicologia nos parametros curriculares nacionais |
title_full |
Crenças de estudantes de pedagogia sobre a psicologia nos parametros curriculares nacionais |
title_fullStr |
Crenças de estudantes de pedagogia sobre a psicologia nos parametros curriculares nacionais |
title_full_unstemmed |
Crenças de estudantes de pedagogia sobre a psicologia nos parametros curriculares nacionais |
title_sort |
Crenças de estudantes de pedagogia sobre a psicologia nos parametros curriculares nacionais |
author |
Carvalho, Larissa Carpintero de |
author_facet |
Carvalho, Larissa Carpintero de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959- Buettner, Gloria Elisa Bearzotti Pires von Prado, Guilherme do Val Toledo Guedes-Pinto, Ana Lúcia Faria, Nilton Júlio de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Larissa Carpintero de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Crenças sobre a aprendizagem Psicologia educacional Currículos - Avaliação Teacher's education Beliefs Educational psychology Curriculum |
topic |
Professores - Formação Crenças sobre a aprendizagem Psicologia educacional Currículos - Avaliação Teacher's education Beliefs Educational psychology Curriculum |
description |
Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-11-02T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599789 CARVALHO, Larissa Carpintero de. Crenças de estudantes de pedagogia sobre a psicologia nos parametros curriculares nacionais. 2005. 164 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599789. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) CARVALHO, Larissa Carpintero de. Crenças de estudantes de pedagogia sobre a psicologia nos parametros curriculares nacionais. 2005. 164 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599789. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/336940 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 164 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188922543046656 |