O estudo da leitura na rede publica estadual do Parana a partir dos anos 90 : entre o discurso de formação e a pratica pedagogica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torquato, Cloris Porto
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594568
Resumo: Orientador: Ines Signorini
id UNICAMP-30_386e49f6c86acb7687de91a0463f5826
oai_identifier_str oai::288139
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O estudo da leitura na rede publica estadual do Parana a partir dos anos 90 : entre o discurso de formação e a pratica pedagogicaLeituraDocumentos oficiaisPrática pedagógicaOrientador: Ines SignoriniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Neste trabalho investigamos a relação entre os documentos oficiais de ensino da rede pública estadual de ensino do estado do Paraná e a prática de ensino de leitura de cinco professores desta rede de ensino procurando verificar a repercussão das orientações teóricas e metodológicas dos documentos no fazer destes professores. Considerando que estes documentos propõem orientar a prática pedagógica trazendo, como argumentos de autoridade, informações teóricas construídas no campo acadêmico, os analisamos como textos de divulgação/vulgarização teórica seguindo as orientações metodológicas propostas por D. Jacobi (1984). Além da análise dos textos oficiais, nos quais verificamos as concepções de leitura e de ensino de leitura subjacentes, analisamos um conjunto de aulas gravadas dos professores acima mencionados verificando as concepções de leitura e de ensino de leitura subjacentes às suas práticas. A partir da verificação destas concepções, observamos que relação poderia ser estabelecida entre as instâncias de divulgação e a prática pedagógica. Ambas as análises foram realizadas à luz da concepção bakhtiniana de linguagem que aponta como constitutivas do significado as situações mais imediata e mais ampla de produção do texto. Assim, recuperamos aspectos históricos da construção dos documentos bem como aspectos sociais relevantes para a compreensão da relação que os professores estabelecem com estes textos e aspectos sociais envolvidos no fazer pedagógico em sala de aula. Concluímos que o fazer dos professores não pode ser associado a uma única fonte de construção/divulgação de saberes posto sua prática mostra a recuperação de saberes relativos à leitura construídos tanto no campo acadêmico quanto em suas experiências de vida como alunos e como professoresMestradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Signorini, Inês, 1951-Silva, Lilian Lopes Martin daGeraldi, João WanderleyFiad, Raquel SalekUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTorquato, Cloris Porto20032003-01-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf179p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594568TORQUATO, Cloris Porto. O estudo da leitura na rede publica estadual do Parana a partir dos anos 90: entre o discurso de formação e a pratica pedagogica. 2003. 179p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594568. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/288139porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:49:14Zoai::288139Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:49:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O estudo da leitura na rede publica estadual do Parana a partir dos anos 90 : entre o discurso de formação e a pratica pedagogica
title O estudo da leitura na rede publica estadual do Parana a partir dos anos 90 : entre o discurso de formação e a pratica pedagogica
spellingShingle O estudo da leitura na rede publica estadual do Parana a partir dos anos 90 : entre o discurso de formação e a pratica pedagogica
Torquato, Cloris Porto
Leitura
Documentos oficiais
Prática pedagógica
title_short O estudo da leitura na rede publica estadual do Parana a partir dos anos 90 : entre o discurso de formação e a pratica pedagogica
title_full O estudo da leitura na rede publica estadual do Parana a partir dos anos 90 : entre o discurso de formação e a pratica pedagogica
title_fullStr O estudo da leitura na rede publica estadual do Parana a partir dos anos 90 : entre o discurso de formação e a pratica pedagogica
title_full_unstemmed O estudo da leitura na rede publica estadual do Parana a partir dos anos 90 : entre o discurso de formação e a pratica pedagogica
title_sort O estudo da leitura na rede publica estadual do Parana a partir dos anos 90 : entre o discurso de formação e a pratica pedagogica
author Torquato, Cloris Porto
author_facet Torquato, Cloris Porto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Signorini, Inês, 1951-
Silva, Lilian Lopes Martin da
Geraldi, João Wanderley
Fiad, Raquel Salek
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Torquato, Cloris Porto
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Documentos oficiais
Prática pedagógica
topic Leitura
Documentos oficiais
Prática pedagógica
description Orientador: Ines Signorini
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-01-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594568
TORQUATO, Cloris Porto. O estudo da leitura na rede publica estadual do Parana a partir dos anos 90: entre o discurso de formação e a pratica pedagogica. 2003. 179p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594568. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
TORQUATO, Cloris Porto. O estudo da leitura na rede publica estadual do Parana a partir dos anos 90: entre o discurso de formação e a pratica pedagogica. 2003. 179p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594568. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/288139
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
179p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188891165458432