Auxiliar-construtor : uma ferramenta computacional que potencializa a ação docente no desenvolvimento de modulos de ensino de engenharia em cursos online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piva Junior, Dilermando
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601373
Resumo: Orientador: Mauro Sergio Miskulin
id UNICAMP-30_38c7f7431c0501e3bec325873720d128
oai_identifier_str oai::359369
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Auxiliar-construtor : uma ferramenta computacional que potencializa a ação docente no desenvolvimento de modulos de ensino de engenharia em cursos onlineAuxiliar-construtor : a computacional tool to empower the educational action in the development of engineering teaching modules in online coursesEnsino a distânciaEngenharia - Estudo e ensinoEngineering teachingDistance educationOrientador: Mauro Sergio MiskulinDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de ComputaçãoResumo: O desenvolvimento de cursos online se mostra limitado em sua forma tradicional, essencialmente pelo tempo demandado para a estruturação dos conteúdos, reduzindo a possibilidade dos docentes de os utilizarem com maior intensidade. O objetivo deste trabalho é apresentar uma ferramenta computacional denominada AUXILIAR-CONSTRUTOR, desenvolvida com o intuito de minimizar os obstáculos identificados e percebidos pelos professores no planejamento e design de cursos online, especificamente na área de Engenharia. Depois de usada por um grupo de 23 professores, a ferramenta mostrou ter potencial de incremento da utilização do ensino online e potencialização da ação pedagógica, possibilitada pelo auxílio e direcionamento no desenvolvimento de materiais pedagógicos, reduzindo o tempo e facilitando o processo para criação e publicação desses cursos; pela criação de ferramentas adequadas a edição de conteúdos da área de Engenharia, como editores de fórmulas matemáticas; e pela utilização de metodologia específica para planejamento de conteúdos didático-pedagógicos para esta modalidade de ensinoAbstract: The online courses development shows itself limited in its traditional form, essentially by the required time to the contents structure assembling, reducing the possibility of the faculty to use it with larger intensity. The objective of this work is to present a computational tool denominated AUXILIAR-CONSTRUTOR, developed with the intuit to minimize the identified and noticed obstac1es by the facu1ty on the online courses design and planning, specifically in the Engineering area. After used by a group of 23 facu1ty, the tool showed to have a incremental potential for online teaching usage and to empower the pedagogic action, facilitated by the aid and direction on the development of pedagogic materials, reducing the time and facilitating the creation and publication's process of these courses; by the adapted tools creation to issue Engineering area contents, like as formulas mathematical editor; and the usage of specific methodology for didactic-pedagogic contents planning for this teaching modalityMestradoAutomaçãoMestre em Engenharia Elétrica[s.n.]Miskulin, Mauro Sérgio, 1947-Batista, Gustavo Enrique de A. Prado AlvesRicarte, Ivan Luiz MarquesDamiani, FurioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPiva Junior, Dilermando20052005-08-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601373PIVA JUNIOR, Dilermando. Auxiliar-construtor: uma ferramenta computacional que potencializa a ação docente no desenvolvimento de modulos de ensino de engenharia em cursos online. 2005. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601373. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/359369porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:21:11Zoai::359369Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:21:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Auxiliar-construtor : uma ferramenta computacional que potencializa a ação docente no desenvolvimento de modulos de ensino de engenharia em cursos online
Auxiliar-construtor : a computacional tool to empower the educational action in the development of engineering teaching modules in online courses
title Auxiliar-construtor : uma ferramenta computacional que potencializa a ação docente no desenvolvimento de modulos de ensino de engenharia em cursos online
spellingShingle Auxiliar-construtor : uma ferramenta computacional que potencializa a ação docente no desenvolvimento de modulos de ensino de engenharia em cursos online
Piva Junior, Dilermando
Ensino a distância
Engenharia - Estudo e ensino
Engineering teaching
Distance education
title_short Auxiliar-construtor : uma ferramenta computacional que potencializa a ação docente no desenvolvimento de modulos de ensino de engenharia em cursos online
title_full Auxiliar-construtor : uma ferramenta computacional que potencializa a ação docente no desenvolvimento de modulos de ensino de engenharia em cursos online
title_fullStr Auxiliar-construtor : uma ferramenta computacional que potencializa a ação docente no desenvolvimento de modulos de ensino de engenharia em cursos online
title_full_unstemmed Auxiliar-construtor : uma ferramenta computacional que potencializa a ação docente no desenvolvimento de modulos de ensino de engenharia em cursos online
title_sort Auxiliar-construtor : uma ferramenta computacional que potencializa a ação docente no desenvolvimento de modulos de ensino de engenharia em cursos online
author Piva Junior, Dilermando
author_facet Piva Junior, Dilermando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miskulin, Mauro Sérgio, 1947-
Batista, Gustavo Enrique de A. Prado Alves
Ricarte, Ivan Luiz Marques
Damiani, Furio
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Piva Junior, Dilermando
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Engenharia - Estudo e ensino
Engineering teaching
Distance education
topic Ensino a distância
Engenharia - Estudo e ensino
Engineering teaching
Distance education
description Orientador: Mauro Sergio Miskulin
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-08-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601373
PIVA JUNIOR, Dilermando. Auxiliar-construtor: uma ferramenta computacional que potencializa a ação docente no desenvolvimento de modulos de ensino de engenharia em cursos online. 2005. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601373. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PIVA JUNIOR, Dilermando. Auxiliar-construtor: uma ferramenta computacional que potencializa a ação docente no desenvolvimento de modulos de ensino de engenharia em cursos online. 2005. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601373. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/359369
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188933429362688