Um estudo exploratorio das relações entre memoria, desempenho e os procedimentos utilizados na solução de problemas matematicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Erica Valeria
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599584
Resumo: Orientador: Marcia Regina Ferreira de Brito
id UNICAMP-30_39e99e66f0cc4aa8f81cf53114ce90cd
oai_identifier_str oai::335017
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Um estudo exploratorio das relações entre memoria, desempenho e os procedimentos utilizados na solução de problemas matematicosMemóriaSolução de problemasPsicologia educacionalEducação matemáticaAptidãoMemoryProblem solvingMathematic educationEducation psychologyMathematical abilitiesOrientador: Marcia Regina Ferreira de BritoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente estudo teve o objetivo de compreender e analisar as relações entre a memória, os conhecimentos declarativo e de procedimento e o desempenho na solução de problemas matemáticos. Para tanto, 177 estudantes do primeiro e último ano do ciclo II do Ensino Fundamental e último ano do Ensino Médio provenientes de uma escola pública e uma escola privada foram solicitados a responder um questionário informativo, uma prova matemática para avaliar o domínio dos conhecimentos declarativo e de procedimento e o desempenho na solução de problemas matemáticos, e uma prova para avaliar a memória matemática. A partir do desempenho obtido nesses instrumentos trinta e dois sujeitos foram selecionados e submetidos ao teste de Cópia e Reprodução de Figuras Complexas de Rey. Os resultados indicaram que a memória matemática está intimamente relacionada com o desempenho na solução de problemas e que a capacidade de perceber os elementos de forma analítica e sintética favorecem a representação do problema influenciando o desempenho na solução. Também foi verificado que a percepção desempenha um papel fundamental nos processos cognitivos superiores, uma vez que constitui a mais imediata das reações humanas diante de uma situação inédita, pois, antes de representar, reter, ou recuperar uma informação na memória, o sujeito a percebeAbstract: The objective of this investigation was to understand and to analyze the relationship between memory, performance and procedural and declarative knowledge memory in problem solving. Subjects were 177 elementary and high school students from two private and public schools. Instruments were a questionnaire, a mathematical test to evaluate procedural and declarative knowledge and a mathematical memory test. After this, 32 subjects was selected and submitted to Rey Complex Figures Test. The results indicated that were relationships between mathematical memory and problem solving performance, and synthetic and analytic problem perception improves representation and problem solving performance. It was found, also, that perception performs a primordial role in the higher cognitive processes therefore constitutes the most immediate of the human reactions in front of an uncommon situation, because before recall, retention or representation an information, the person perceives thatDoutoradoEducação MatemáticaDoutor em Educação[s.n.]Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018Dynnikov, Circe Mary Silva da SilvaPolydoro, Soely Aparecida JorgeVendramini, Claudette MedeirosUtsumi, Miriam CardosoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlves, Erica Valeria20052005-02-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf171 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599584ALVES, Erica Valeria. Um estudo exploratorio das relações entre memoria, desempenho e os procedimentos utilizados na solução de problemas matematicos. 2005. 171 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599584. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/335017porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-18T14:01:26Zoai::335017Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-18T14:01:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo exploratorio das relações entre memoria, desempenho e os procedimentos utilizados na solução de problemas matematicos
title Um estudo exploratorio das relações entre memoria, desempenho e os procedimentos utilizados na solução de problemas matematicos
spellingShingle Um estudo exploratorio das relações entre memoria, desempenho e os procedimentos utilizados na solução de problemas matematicos
Alves, Erica Valeria
Memória
Solução de problemas
Psicologia educacional
Educação matemática
Aptidão
Memory
Problem solving
Mathematic education
Education psychology
Mathematical abilities
title_short Um estudo exploratorio das relações entre memoria, desempenho e os procedimentos utilizados na solução de problemas matematicos
title_full Um estudo exploratorio das relações entre memoria, desempenho e os procedimentos utilizados na solução de problemas matematicos
title_fullStr Um estudo exploratorio das relações entre memoria, desempenho e os procedimentos utilizados na solução de problemas matematicos
title_full_unstemmed Um estudo exploratorio das relações entre memoria, desempenho e os procedimentos utilizados na solução de problemas matematicos
title_sort Um estudo exploratorio das relações entre memoria, desempenho e os procedimentos utilizados na solução de problemas matematicos
author Alves, Erica Valeria
author_facet Alves, Erica Valeria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018
Dynnikov, Circe Mary Silva da Silva
Polydoro, Soely Aparecida Jorge
Vendramini, Claudette Medeiros
Utsumi, Miriam Cardoso
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Erica Valeria
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Solução de problemas
Psicologia educacional
Educação matemática
Aptidão
Memory
Problem solving
Mathematic education
Education psychology
Mathematical abilities
topic Memória
Solução de problemas
Psicologia educacional
Educação matemática
Aptidão
Memory
Problem solving
Mathematic education
Education psychology
Mathematical abilities
description Orientador: Marcia Regina Ferreira de Brito
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-02-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599584
ALVES, Erica Valeria. Um estudo exploratorio das relações entre memoria, desempenho e os procedimentos utilizados na solução de problemas matematicos. 2005. 171 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599584. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599584
identifier_str_mv ALVES, Erica Valeria. Um estudo exploratorio das relações entre memoria, desempenho e os procedimentos utilizados na solução de problemas matematicos. 2005. 171 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599584. Acesso em: 25 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/335017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
171 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797404953036193792