Um estudo exploratorio das relações entre memoria, desempenho e os procedimentos utilizados na solução de problemas matematicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599584 |
Resumo: | Orientador: Marcia Regina Ferreira de Brito |
id |
UNICAMP-30_39e99e66f0cc4aa8f81cf53114ce90cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::335017 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo exploratorio das relações entre memoria, desempenho e os procedimentos utilizados na solução de problemas matematicosMemóriaSolução de problemasPsicologia educacionalEducação matemáticaAptidãoMemoryProblem solvingMathematic educationEducation psychologyMathematical abilitiesOrientador: Marcia Regina Ferreira de BritoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente estudo teve o objetivo de compreender e analisar as relações entre a memória, os conhecimentos declarativo e de procedimento e o desempenho na solução de problemas matemáticos. Para tanto, 177 estudantes do primeiro e último ano do ciclo II do Ensino Fundamental e último ano do Ensino Médio provenientes de uma escola pública e uma escola privada foram solicitados a responder um questionário informativo, uma prova matemática para avaliar o domínio dos conhecimentos declarativo e de procedimento e o desempenho na solução de problemas matemáticos, e uma prova para avaliar a memória matemática. A partir do desempenho obtido nesses instrumentos trinta e dois sujeitos foram selecionados e submetidos ao teste de Cópia e Reprodução de Figuras Complexas de Rey. Os resultados indicaram que a memória matemática está intimamente relacionada com o desempenho na solução de problemas e que a capacidade de perceber os elementos de forma analítica e sintética favorecem a representação do problema influenciando o desempenho na solução. Também foi verificado que a percepção desempenha um papel fundamental nos processos cognitivos superiores, uma vez que constitui a mais imediata das reações humanas diante de uma situação inédita, pois, antes de representar, reter, ou recuperar uma informação na memória, o sujeito a percebeAbstract: The objective of this investigation was to understand and to analyze the relationship between memory, performance and procedural and declarative knowledge memory in problem solving. Subjects were 177 elementary and high school students from two private and public schools. Instruments were a questionnaire, a mathematical test to evaluate procedural and declarative knowledge and a mathematical memory test. After this, 32 subjects was selected and submitted to Rey Complex Figures Test. The results indicated that were relationships between mathematical memory and problem solving performance, and synthetic and analytic problem perception improves representation and problem solving performance. It was found, also, that perception performs a primordial role in the higher cognitive processes therefore constitutes the most immediate of the human reactions in front of an uncommon situation, because before recall, retention or representation an information, the person perceives thatDoutoradoEducação MatemáticaDoutor em Educação[s.n.]Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018Dynnikov, Circe Mary Silva da SilvaPolydoro, Soely Aparecida JorgeVendramini, Claudette MedeirosUtsumi, Miriam CardosoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlves, Erica Valeria20052005-02-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf171 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599584ALVES, Erica Valeria. Um estudo exploratorio das relações entre memoria, desempenho e os procedimentos utilizados na solução de problemas matematicos. 2005. 171 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599584. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/335017porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-18T14:01:26Zoai::335017Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-18T14:01:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo exploratorio das relações entre memoria, desempenho e os procedimentos utilizados na solução de problemas matematicos |
title |
Um estudo exploratorio das relações entre memoria, desempenho e os procedimentos utilizados na solução de problemas matematicos |
spellingShingle |
Um estudo exploratorio das relações entre memoria, desempenho e os procedimentos utilizados na solução de problemas matematicos Alves, Erica Valeria Memória Solução de problemas Psicologia educacional Educação matemática Aptidão Memory Problem solving Mathematic education Education psychology Mathematical abilities |
title_short |
Um estudo exploratorio das relações entre memoria, desempenho e os procedimentos utilizados na solução de problemas matematicos |
title_full |
Um estudo exploratorio das relações entre memoria, desempenho e os procedimentos utilizados na solução de problemas matematicos |
title_fullStr |
Um estudo exploratorio das relações entre memoria, desempenho e os procedimentos utilizados na solução de problemas matematicos |
title_full_unstemmed |
Um estudo exploratorio das relações entre memoria, desempenho e os procedimentos utilizados na solução de problemas matematicos |
title_sort |
Um estudo exploratorio das relações entre memoria, desempenho e os procedimentos utilizados na solução de problemas matematicos |
author |
Alves, Erica Valeria |
author_facet |
Alves, Erica Valeria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018 Dynnikov, Circe Mary Silva da Silva Polydoro, Soely Aparecida Jorge Vendramini, Claudette Medeiros Utsumi, Miriam Cardoso Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Erica Valeria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória Solução de problemas Psicologia educacional Educação matemática Aptidão Memory Problem solving Mathematic education Education psychology Mathematical abilities |
topic |
Memória Solução de problemas Psicologia educacional Educação matemática Aptidão Memory Problem solving Mathematic education Education psychology Mathematical abilities |
description |
Orientador: Marcia Regina Ferreira de Brito |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-02-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599584 ALVES, Erica Valeria. Um estudo exploratorio das relações entre memoria, desempenho e os procedimentos utilizados na solução de problemas matematicos. 2005. 171 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599584. Acesso em: 25 abr. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599584 |
identifier_str_mv |
ALVES, Erica Valeria. Um estudo exploratorio das relações entre memoria, desempenho e os procedimentos utilizados na solução de problemas matematicos. 2005. 171 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599584. Acesso em: 25 abr. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/335017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 171 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1797404953036193792 |