Solução de problemas : habilidades matematicas, flexibilidade de pensamento e criatividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590621 |
Resumo: | Orientador : Marcia Regina F. de Brito |
id |
UNICAMP-30_6bff85539d7abd3f9981f9b60421be0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::212674 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Solução de problemas : habilidades matematicas, flexibilidade de pensamento e criatividadeSolução de problemasMatemática - Estudo e ensinoPensamento lógicoPensamento criativoCriatividadeProblem solvingCreativityThought flexibilityMathematic abilitiesOrientador : Marcia Regina F. de BritoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa teve como principal objetivo investigar as relações existentes entre a flexibilidade de pensamento e a criatividade, evidenciadas durante os procedimentos de solução de problemas, tendo como sujeitos 307 estudantes de sexta, sétima e oitava séries de uma escola pública municipal da região de Campinas -- SP. Estes sujeitos responderam a um questionário para sua caracterização e um teste matemático. A partir dos resultados obtidos no teste matemático, foi selecionado o aluno com melhor desempenho em cada uma das três séries, os quais foram submetidos ao teste de Rorschach e a uma bateria de testes aritméticos, algébricos e geométricos com a finalidade de investigar a flexibilidade de pensamento, componente da habilidade matemática. A média das notas no teste matemático foi 0,6263 com desvio padrão 1,0193 para a sexta série, 0,4555 com desvio padrão 1,1144 para a sétima série a 2,00"2 com desvio padrão 1,8672 para a oitava série, sendo nota mínima zero e a máxima 8,35. A análise dos dados evidenciou que as variáveis idade, série, escolaridade da mãe, receber ajuda nas tarefas escolares, horas de estudo diário, entendimento dos problemas em sala de aula, suficiência de expticações do professor, distração em aula, disciplina preferida, disciplina que menos gosta e disciplina que retiraria da escola estavam relacionadas à nota dos sujeitos no teste matemático. A análise dos protocolos dos sujeitos denominados como mais capazes, mostrou que os suieitos da sexta e sétima série não eram capazes de solucionar os problemas propostos e que o sujeito da oitava série, com alguma ajuda do experimentador solucionava os problemas, embora o teste de Rorschach evidenciasse característica de personalidade criativa nos três sujeitos. Estas soluções evidenciariam o componente da habilidade matemática, flexibilidade de pensamento e, portanto, características de criatividadeAbstract: This current research had a major main to investigate the existing relations between the thought flexibility and the creativity, shown during the procedures of problems solution, having as subjects 307 6¿, 7' and 8" grades students of a municipal public school in the region of Campinas, Sao Paulo. These subjects answered a questionnaire for their characterization and did a Mathematics test. From the obtained results in the Mathematics test, it was selected the student with the best performance in each grade, which were subjected to the Rorschach¿s test and to an arithmeticai, algebraic and geometric battery tests with the objective of investigating the thought flexibility, component of mathematic ability. The average grade in the Mathematics test was 0,6263 with a pattern deflection 1,0193 to the 6¿ grads, 0,4555 with a pattern deflection 1,1144 to the 7" grade and 2,0072 with pattern deflection 1,8672 to the 8' grade, being the minimum grade zero and the maximum 8,35. The data analyze showed the changeable age, grade, mother¿s scholarship, receiving help in homeworks, daily study hours, problems understanding in the classroom, preferred subject, subject liked least, subject that would be taken out of school were related to the subjects grades in the Mathematics test. The protocol enaiysis caiied as most capable showed the sixth and seventh grade weren¿t able to solve the proposed problems and the eighth grade subject with some experimenter¿s h@p, solved the problems, however the Rorschach¿s test showed creative personality characteristic in the three subjects. These solutions showed the mathematic ability component, thought tlexibiiity and accordingly creativity characteristicsDoutoradoEducação MatemáticaDoutor em Educação[s.n.]Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima, Valeria Scomparim de20012001-06-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf158p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590621LIMA, Valeria Scomparim de. Solução de problemas: habilidades matematicas, flexibilidade de pensamento e criatividade. 2001. 158p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590621. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/212674porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T20:51:22Zoai::212674Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T20:51:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Solução de problemas : habilidades matematicas, flexibilidade de pensamento e criatividade |
title |
Solução de problemas : habilidades matematicas, flexibilidade de pensamento e criatividade |
spellingShingle |
Solução de problemas : habilidades matematicas, flexibilidade de pensamento e criatividade Lima, Valeria Scomparim de Solução de problemas Matemática - Estudo e ensino Pensamento lógico Pensamento criativo Criatividade Problem solving Creativity Thought flexibility Mathematic abilities |
title_short |
Solução de problemas : habilidades matematicas, flexibilidade de pensamento e criatividade |
title_full |
Solução de problemas : habilidades matematicas, flexibilidade de pensamento e criatividade |
title_fullStr |
Solução de problemas : habilidades matematicas, flexibilidade de pensamento e criatividade |
title_full_unstemmed |
Solução de problemas : habilidades matematicas, flexibilidade de pensamento e criatividade |
title_sort |
Solução de problemas : habilidades matematicas, flexibilidade de pensamento e criatividade |
author |
Lima, Valeria Scomparim de |
author_facet |
Lima, Valeria Scomparim de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018 Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Valeria Scomparim de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Solução de problemas Matemática - Estudo e ensino Pensamento lógico Pensamento criativo Criatividade Problem solving Creativity Thought flexibility Mathematic abilities |
topic |
Solução de problemas Matemática - Estudo e ensino Pensamento lógico Pensamento criativo Criatividade Problem solving Creativity Thought flexibility Mathematic abilities |
description |
Orientador : Marcia Regina F. de Brito |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001-06-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590621 LIMA, Valeria Scomparim de. Solução de problemas: habilidades matematicas, flexibilidade de pensamento e criatividade. 2001. 158p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590621. Acesso em: 14 mai. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) LIMA, Valeria Scomparim de. Solução de problemas: habilidades matematicas, flexibilidade de pensamento e criatividade. 2001. 158p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590621. Acesso em: 14 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590621 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/212674 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 158p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138358542204928 |