Curriculos-hipertextos-pops

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jose Mario Aleluia
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603870
Resumo: Orientador: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
id UNICAMP-30_3a1d215c027be28b944c012a61c33c6a
oai_identifier_str oai::387878
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Curriculos-hipertextos-popsCurriculum-hipertext-poDeleuze, Gilles, 1925-1995CurrículosSistemas de hipertextoImaginaçãoArte popCurriculumHipertextImaginationPop artOrientador: Antonio Carlos Rodrigues de AmorimTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Currículos-Hipertextos-Pops assume, em sua escrita como tese, a banalidade, o ordinário e o comum aos quais remetem as culturas escolares, em seus ritmos espaço-temporais. Enfrenta esta condição de práticas educativas que se movimentam em três escolas, com professoras e professor de distintas experiências, com projetos educativos em multiplicidades. É tese que se inverte no caos. E nele se efetua. O trabalho com conceitos de Gilles Deleuze, na tese, coloca-os em fluxos para o campo dos estudos de currículo, invadindo-o e com ele seatritando. Não é uma conversa tranqüila, com canais abertos ao diálogo, à hospitalidade. Trabalhou-se na barbárie, foi preciso fazer do currículo passagem para a multidão, desconstrutora e violenta. A opção foi deixar vazar os fluxos pelo que há de mais comum e poderoso no pensamento curricular sobre a escola: sua organização em espaços e tempos da modernidade, sua centralidade nos conteúdos, sua expectativa em comunicar para ensinar. As pontencialidades do encontro do currículo com os tempos ¿deleuzianos¿ são, nesta tese, o desassossego das relações entre escola e culturas. Também são os traçados, linhas do ¿conto¿ para se considerar a política curricular como estética artísticaAbstract: Curriculum-hypertexts-pops assumes, in its writing as a thesis, the banality, the ordinary and the common to which the scholastic cultures are sent, in their space-temporal rhythms? It faces this condition of educational practices that are set in motion in three schools,with teachers with different experiences, with educational projects in multiplicities. It is a thesis that inverts in the chaos. And it is made effective on it. The work with concepts of Gilles Deleuze, in the thesis, puts them into fluxes to the curriculum field studies, invading it with attrition. It is not a relaxed chatting, with open channels to dialogue, to the hospitality. It was worked under barbarism, it was necessary to make from the curriculum passage to a violent and deconstructive multitude. The option was to let empty the fluxes of the most common and powerful in the curricular thinking of the school: its organization into spaces and times of the modernity, its centrality in contents, its expectation to communicate to teach. The potentialities of the meeting of the curriculum with the ¿Deleuzian¿ times are, in this thesis, the disturbance of the relations between school and cultures. They are also the draw, lines of ¿story¿ to let curricular politics be considered artistic estheticsDoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de, 1968-Vilela, EugéniaGarcia, Wladimir Antonio da CostaOliveira, Inês Barbosa deSouza, Elizeu Clementino dePetrucci-Rosa, Maria InêsJesus, Adilson Nascimento deMiranda, Carlos Eduardo AlbuquerqueRyan, CharlesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Jose Mario Aleluia20062006-11-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf152p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603870OLIVEIRA, Jose Mario Aleluia. Curriculos-hipertextos-pops. 2006. 152p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603870. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/387878porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:43:20Zoai::387878Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:43:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Curriculos-hipertextos-pops
Curriculum-hipertext-po
title Curriculos-hipertextos-pops
spellingShingle Curriculos-hipertextos-pops
Oliveira, Jose Mario Aleluia
Deleuze, Gilles, 1925-1995
Currículos
Sistemas de hipertexto
Imaginação
Arte pop
Curriculum
Hipertext
Imagination
Pop art
title_short Curriculos-hipertextos-pops
title_full Curriculos-hipertextos-pops
title_fullStr Curriculos-hipertextos-pops
title_full_unstemmed Curriculos-hipertextos-pops
title_sort Curriculos-hipertextos-pops
author Oliveira, Jose Mario Aleluia
author_facet Oliveira, Jose Mario Aleluia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de, 1968-
Vilela, Eugénia
Garcia, Wladimir Antonio da Costa
Oliveira, Inês Barbosa de
Souza, Elizeu Clementino de
Petrucci-Rosa, Maria Inês
Jesus, Adilson Nascimento de
Miranda, Carlos Eduardo Albuquerque
Ryan, Charles
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jose Mario Aleluia
dc.subject.por.fl_str_mv Deleuze, Gilles, 1925-1995
Currículos
Sistemas de hipertexto
Imaginação
Arte pop
Curriculum
Hipertext
Imagination
Pop art
topic Deleuze, Gilles, 1925-1995
Currículos
Sistemas de hipertexto
Imaginação
Arte pop
Curriculum
Hipertext
Imagination
Pop art
description Orientador: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-11-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603870
OLIVEIRA, Jose Mario Aleluia. Curriculos-hipertextos-pops. 2006. 152p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603870. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
OLIVEIRA, Jose Mario Aleluia. Curriculos-hipertextos-pops. 2006. 152p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603870. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/387878
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
152p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188955948580864