Curriculos-hipertextos-pops
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603870 |
Resumo: | Orientador: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim |
id |
UNICAMP-30_3a1d215c027be28b944c012a61c33c6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::387878 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Curriculos-hipertextos-popsCurriculum-hipertext-poDeleuze, Gilles, 1925-1995CurrículosSistemas de hipertextoImaginaçãoArte popCurriculumHipertextImaginationPop artOrientador: Antonio Carlos Rodrigues de AmorimTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Currículos-Hipertextos-Pops assume, em sua escrita como tese, a banalidade, o ordinário e o comum aos quais remetem as culturas escolares, em seus ritmos espaço-temporais. Enfrenta esta condição de práticas educativas que se movimentam em três escolas, com professoras e professor de distintas experiências, com projetos educativos em multiplicidades. É tese que se inverte no caos. E nele se efetua. O trabalho com conceitos de Gilles Deleuze, na tese, coloca-os em fluxos para o campo dos estudos de currículo, invadindo-o e com ele seatritando. Não é uma conversa tranqüila, com canais abertos ao diálogo, à hospitalidade. Trabalhou-se na barbárie, foi preciso fazer do currículo passagem para a multidão, desconstrutora e violenta. A opção foi deixar vazar os fluxos pelo que há de mais comum e poderoso no pensamento curricular sobre a escola: sua organização em espaços e tempos da modernidade, sua centralidade nos conteúdos, sua expectativa em comunicar para ensinar. As pontencialidades do encontro do currículo com os tempos ¿deleuzianos¿ são, nesta tese, o desassossego das relações entre escola e culturas. Também são os traçados, linhas do ¿conto¿ para se considerar a política curricular como estética artísticaAbstract: Curriculum-hypertexts-pops assumes, in its writing as a thesis, the banality, the ordinary and the common to which the scholastic cultures are sent, in their space-temporal rhythms? It faces this condition of educational practices that are set in motion in three schools,with teachers with different experiences, with educational projects in multiplicities. It is a thesis that inverts in the chaos. And it is made effective on it. The work with concepts of Gilles Deleuze, in the thesis, puts them into fluxes to the curriculum field studies, invading it with attrition. It is not a relaxed chatting, with open channels to dialogue, to the hospitality. It was worked under barbarism, it was necessary to make from the curriculum passage to a violent and deconstructive multitude. The option was to let empty the fluxes of the most common and powerful in the curricular thinking of the school: its organization into spaces and times of the modernity, its centrality in contents, its expectation to communicate to teach. The potentialities of the meeting of the curriculum with the ¿Deleuzian¿ times are, in this thesis, the disturbance of the relations between school and cultures. They are also the draw, lines of ¿story¿ to let curricular politics be considered artistic estheticsDoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de, 1968-Vilela, EugéniaGarcia, Wladimir Antonio da CostaOliveira, Inês Barbosa deSouza, Elizeu Clementino dePetrucci-Rosa, Maria InêsJesus, Adilson Nascimento deMiranda, Carlos Eduardo AlbuquerqueRyan, CharlesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Jose Mario Aleluia20062006-11-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf152p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603870OLIVEIRA, Jose Mario Aleluia. Curriculos-hipertextos-pops. 2006. 152p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603870. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/387878porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:43:20Zoai::387878Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:43:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Curriculos-hipertextos-pops Curriculum-hipertext-po |
title |
Curriculos-hipertextos-pops |
spellingShingle |
Curriculos-hipertextos-pops Oliveira, Jose Mario Aleluia Deleuze, Gilles, 1925-1995 Currículos Sistemas de hipertexto Imaginação Arte pop Curriculum Hipertext Imagination Pop art |
title_short |
Curriculos-hipertextos-pops |
title_full |
Curriculos-hipertextos-pops |
title_fullStr |
Curriculos-hipertextos-pops |
title_full_unstemmed |
Curriculos-hipertextos-pops |
title_sort |
Curriculos-hipertextos-pops |
author |
Oliveira, Jose Mario Aleluia |
author_facet |
Oliveira, Jose Mario Aleluia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de, 1968- Vilela, Eugénia Garcia, Wladimir Antonio da Costa Oliveira, Inês Barbosa de Souza, Elizeu Clementino de Petrucci-Rosa, Maria Inês Jesus, Adilson Nascimento de Miranda, Carlos Eduardo Albuquerque Ryan, Charles Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jose Mario Aleluia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deleuze, Gilles, 1925-1995 Currículos Sistemas de hipertexto Imaginação Arte pop Curriculum Hipertext Imagination Pop art |
topic |
Deleuze, Gilles, 1925-1995 Currículos Sistemas de hipertexto Imaginação Arte pop Curriculum Hipertext Imagination Pop art |
description |
Orientador: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006-11-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603870 OLIVEIRA, Jose Mario Aleluia. Curriculos-hipertextos-pops. 2006. 152p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603870. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) OLIVEIRA, Jose Mario Aleluia. Curriculos-hipertextos-pops. 2006. 152p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603870. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/387878 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 152p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188955948580864 |