Repercussões do programa de incentivo as mudanças curriculares nos cursos de medicina (PROMED) nas escolas medicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Patricia Alves de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611451
Resumo: Orientadores: Angelica Maria Bicudo Zeferino , Marco Aurelio Da Ros
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spelling Repercussões do programa de incentivo as mudanças curriculares nos cursos de medicina (PROMED) nas escolas medicasRepercussions from the program for the promotion of changes in medical school curricula (PROMED) in medical schoolCurriculos - MudançaMédicos - Formação profissionalEscolas para profissionais de saúdeCurso de medicinaCurriculum changeDoctors, trainingSchool, medicalMedical, courseOrientadores: Angelica Maria Bicudo Zeferino , Marco Aurelio Da RosTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciencias MedicasResumo: O Programa de Incentivo às Mudanças Curriculares nos Cursos de Medicina (PROMED) pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) do Brasil foi criado para financiar as reformas curriculares nos cursos de medicina, a fim de que o médico seja formado para atender as reais necessidades de saúde da população atendida no Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desta tese é avaliar as mudanças de tal programa nos cursos de medicina que receberam o financiamento, e, para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa com os coordenadores das mudanças curriculares. Foram entrevistados os 19 coordenadores de escolas médicas que receberam o PROMED e 12 destes responderam ao questionário. Foram utilizadas: a técnica da análise de conteúdo de Laurence Bardin, a base metodológica da pesquisa qualitativa de Cecília Minayo e a análise descritiva. Com os resultados pode-se observar que os cenários de práticas foram modificados e estiveram baseados na integração ao SUS e a inserção dos alunos em atividades na rede de saúde desde os primeiros anos. Percebeu-se a existência de resistências à mudança por alguns docentes e por profissionais da saúde, sendo que a estruturação de base do pensamento voltado ao processo saúde-doença não foi alterado. O PROMED facilitou as mudanças estruturais nas escolas que já possuíam alguma experiência com a comunidade e também contribuiu para demonstrar que uma mudança de fato e transformadora exige muito tempo e são necessárias novas iniciativas para que se consolidem essas novas reformas curricularesAbstract: The Program for the Promotion of Changes in Medical School Curricula (PROMED), created by the Brazilian Ministry of Health (MS) and the Ministry of Education (MEC), was conceived to finance curricular changes in medical courses. It is based on the National Curricular Guides which assures the physician is educated to answer the real health needs of the population that have received treatment from the Brazilian National Healthcare System (SUS). The thesis aims to evaluate such changes taking into consideration the medical courses that received this financing. To accomplish this purpose, both a qualitative and quantitative survey was carried out involving the coordinators of the curricular changes, which consisted on nineteen interviews with the coordinators of medical schools that received PROMED and questionnaires that were answered by twelve of them. Concerning the methodological apparatus, it was used Laurence Bardin content analysis technique of Cecilia Minayo's qualitative research as well as a descriptive analysis. Results point out that the medical practice scenarios actually changed, based on two reasons: the interaction with SUS as well as the insertion of students in public health network activities since the very first years of the course. It is also possible to observe the resistance for changes by some of the professors and health professionals; however, the health-disease process framework has not been altered. As a result, it is possible to state that PROMED facilitated structural changes in schools that already had some experience with the community and also contributed to demonstrate that a real and transfomationalist change demands time. Therefore, new initiatives are necessary so as to consolidate these new curricular changesDoutoradoSaúde da Criança e do AdolescenteDoutor em Saúde da Criança e do Adolescente[s.n.]Bicudo, Angélica Maria, 1955-Da Ros, Marco AurelioPasseri, Silvia Maria Riceto RonchimEspin Neto, JoséPhilippi, Jane Maria de SouzaBarros Filho, Antonio de AzevedoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do AdolescenteUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Patricia Alves de2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf167 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611451SOUZA, Patricia Alves de. Repercussões do programa de incentivo as mudanças curriculares nos cursos de medicina (PROMED) nas escolas medicas. 2010. 167 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611451. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/477818porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:47:55Zoai::477818Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:47:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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