Publicidade : o consumo e sua lingua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrozza, Newton Guilherme Vale, 1966-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612166
Resumo: Orientador: Claudia Regina Castellanos Pfeiffer
id UNICAMP-30_3a4091348fc9a9d9c636c9ceb9d9269e
oai_identifier_str oai::769767
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Publicidade : o consumo e sua linguaAdvertising : the act of consuming and its languageConsumidoresPublicidadeLinguaAnálise do discursoAct of consumingAdvertisingLanguageOrientador: Claudia Regina Castellanos PfeifferTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este estudo tem como proposta refletir sobre os efeitos da publicidade no processo de subjetivação que caracteriza a forma-sujeito histórica contemporânea. Para tanto, procuramos articular os pressupostos teóricos e analíticos da Analise de Discurso que nos permitem pensar nessa forma-sujeito de direito se estruturando a partir das relações que se estabelecem dentro de uma formação ideológica capitalista. Nesse sentido, o consumo não pode ser tomado separadamente nessa relação, assim como a publicidade não deve ser pensada como um simples instrumento a ser por ele utilizada. Nessa incursão, é possível tomar o consumo como gesto, onde se articulam elementos históricos, políticos e simbólicos, capazes de inscreverem os sujeitos em determinadas formações discursivas no momento mesmo em que se constituem como consumidores de determinados produtos e não de outros. Esse deslocamento do olhar sobre o consumo possibilita se pensar as contradições latentes produzidas no funcionamento conjunto que se estabelece entre o consumo e a publicidade. Partindo disso, as análises demonstraram que se trata de tomar a publicidade em sua especificidade, como forma material que apresenta estruturas-funcionamentos próprios, que nos possibilitam formular a idéia de que ela se configura como a forma pela qual o consumo se diz, ao mesmo tempo em que o conforma em seu funcionamentoAbstract: This research analyzed the effects of advertising on the subjective processes that characterize the so-contemporary historical subject. To this end, we combine the theoretical and analytic assumptions of discourse analysis that allow us to think of this "subject of rights" is structured from relations that are established within a capitalist ideological formation. Thus, the act of consuming may not be taken separately in this relation, as well as advertising should not be thought as a simple tool to be used by it. In that raid, the act of consuming can be taken as a gesture, which articulate historical, political and symbolic elements that are able to enroll subjects in certain discursive formations at the very moment they become consumers of certain products and not others. This shift of the gaze on the act of consuming enables us to think the latent contradictions produced in the joint operation established between the act of consuming and advertising.Taking this principle, the analysis showed us that it we must take the advertising in its specificity, as a material form that has its own structures, and allow us to formulate the idea that it is configured as the way in which the act of consuming formulate his language, in the same time that the advertising itself conforms the act of consumingDoutoradoLingüísticaDoutor em Linguística[s.n.]Castellanos Pfeiffer, Claudia Regina, 1970-Orlandi, Eni de Lourdes PuccinelliLagazzi, Suzy MariaBaldini, Lauro José SiqueiraNunes, José HortaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarrozza, Newton Guilherme Vale, 1966-2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf155 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612166CARROZZA, Newton Guilherme Vale. Publicidade: o consumo e sua lingua. 2010. 155 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612166. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/769767https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/769767porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-16T10:27:28Zoai::769767Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-12-16T10:27:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Publicidade : o consumo e sua lingua
Advertising : the act of consuming and its language
title Publicidade : o consumo e sua lingua
spellingShingle Publicidade : o consumo e sua lingua
Carrozza, Newton Guilherme Vale, 1966-
Consumidores
Publicidade
Lingua
Análise do discurso
Act of consuming
Advertising
Language
title_short Publicidade : o consumo e sua lingua
title_full Publicidade : o consumo e sua lingua
title_fullStr Publicidade : o consumo e sua lingua
title_full_unstemmed Publicidade : o consumo e sua lingua
title_sort Publicidade : o consumo e sua lingua
author Carrozza, Newton Guilherme Vale, 1966-
author_facet Carrozza, Newton Guilherme Vale, 1966-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castellanos Pfeiffer, Claudia Regina, 1970-
Orlandi, Eni de Lourdes Puccinelli
Lagazzi, Suzy Maria
Baldini, Lauro José Siqueira
Nunes, José Horta
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrozza, Newton Guilherme Vale, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Consumidores
Publicidade
Lingua
Análise do discurso
Act of consuming
Advertising
Language
topic Consumidores
Publicidade
Lingua
Análise do discurso
Act of consuming
Advertising
Language
description Orientador: Claudia Regina Castellanos Pfeiffer
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612166
CARROZZA, Newton Guilherme Vale. Publicidade: o consumo e sua lingua. 2010. 155 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612166. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612166
identifier_str_mv CARROZZA, Newton Guilherme Vale. Publicidade: o consumo e sua lingua. 2010. 155 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612166. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/769767
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/769767
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
155 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138468941529088