Matematicas nos usos e jogos de linguagem : ampliando concepções na educação matematica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Denise Silva
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605285
Resumo: Orientador: Antonio Miguel
id UNICAMP-30_3c7acf8d73456e6ce69be76eace148f0
oai_identifier_str oai::403754
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Matematicas nos usos e jogos de linguagem : ampliando concepções na educação matematicaMathematics in their uses and language-games : broadening concepts in the mathematicas educationWittgenstein, Ludwig, 1889-1951Educação matematica - FilosofiaEtnomatemáticaMatematica escolarMathematics education - PhilosophyEtnomathematicsSchool mathematicsOrientador: Antonio MiguelTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Como o termo matemática vem sendo usado na literatura acadêmica da Educação Matemática? Esta é a questão inicial que orienta este estudo investigativo realizado com base em publicações e pesquisas acadêmicas recentes em Educação Matemática. Com base nesses documentos, verificou-se a ocorrência, em freqüência significativa, de diversas adjetivações do termo matemática tais como: matemática escolar, matemática da rua, matemática acadêmica, matemática popular, matemática do cotidiano, etc. A partir da análise de alguns desses textos, constatou-se que as adjetivações, que ocorrem geralmente aos pares, apontam especificidades das matemáticas, tais como, diferenças em resultados, processos, valores, significados, conceitos, etc. A partir de uma visão de conjunto das especificidades apontadas nos textos pesquisados, as diversas adjetivações são interpretadas como jogos de linguagem que não possuiriam uma essência, mas apresentariam semelhanças de famílias, no sentido dado por Wittgenstein a este conceito. Para formular a questão acima, inspiramo-nos nos conceitos desse filósofo, bem como em sua concepção de filosofia, que possui uma perspectiva de ampliação dos significados alcançada mediante as descrições dos usos de um conceito, a qual possibilita dissolver a noção essencialista e referencial de significado A partir disso, para alcançar um sentido sociológico dessas adjetivações à interpretação filosófica é ampliada com conceitos da sociologia de Bourdieu, notadamente com o conceito de campo científico. As adjetivações expressariam uma tensão no campo das matemáticas: o reconhecimento da produção de conhecimentos matemáticos em diversas práticas que não só a dos matemáticos profissionais, mas também as dos professores, as de grupos profissionais, etc., e também o questionamento do monopólio da definição e atribuições do campo por matemáticos profissionais. Ou seja, as adjetivações são entendidas como objetivações de novos termos da gramática do campo das matemáticas. Além disso, são indicados elementos para uma compreensão das matemáticas como práticas sociais, não simplesmente como determinadas por estratégias racionais intencionais, e sim como práticas condicionadas pela própria estrutura da linguagem, que implica em regularidades as quais limitam e regulam as possibilidades de inteligibilidade e de desenvolvimento das matemáticas nas práticas especificas, mas que não constituem regulamentos que impediriam novos usosAbstract: How used the term Mathematic in Mathematics Education literature has been? This is the main question that guides this investigation, supported by recent academic researches and publications in the field of Mathematics Education. Based on these writings, we have noticed the existence of several ways of adjetivizing the term mathematics such as: school mathematics, street mathematics, academic mathematics, popular mathematics, everyday mathematics, and so on. After analyzing some of these works, it can be seen that these adjectives, that often show up in pairs, point to mathematics specificities, such as difference in results, processes, values, meanings, concepts etc. From a global view of the specificities pointed in all researched texts, adjectives are understood as language-games that do not have an essence, but would present family resemblances, in the sense given by Wittgenstein to these concepts. To answer the question stated above, we were inspired by these Wittgenstein¿s concepts, as well as by his conception of philosophy, which has a tendency to broaden meanings through the use descriptions of a concept. This allows dissolving na essentialist notion of meaning as a last and universal reference. In order to search for a sociological sense for these adjectivize, our goal is to historically rescue this tendency to adjective in the current context of cultural studies in which modernity values are questioned. Thus, a philosophical explanation is broadened by concepts of Bourdieu's sociology, specially the concept of scientific field. The adjectives would express a struggle within the mathematics field, and the recognition that there is mathematical knowledge production in many practices beyond the professional mathematicians¿, like teachers¿, professional groups¿ etc. That is, adjectives are understood as objectivations for new terms of a grammar of mathematics fields. Besides, this work indicates elements for a understanding of mathematics as social practices, not merely determined by rational and intended strategies, but also as practices conditioned by language structures, which implies regularities that limit and adjust the possibilities of understanding and developmenting of mathematics within specific practices, but not representing regulations that could hinder new usesDoutoradoEducação MatemáticaDoutor em Educação[s.n.]Miguel, Antonio, 1953-Knijnik, GelsaSmolka, Ana Luiza BustamanteFiorentini, DarioLima, Joao Jose AlmeidaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVilela, Denise Silva20072007-09-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf247p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605285VILELA, Denise Silva. Matematicas nos usos e jogos de linguagem: ampliando concepções na educação matematica. 2007. 247p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605285. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/403754porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:55:43Zoai::403754Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:55:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Matematicas nos usos e jogos de linguagem : ampliando concepções na educação matematica
Mathematics in their uses and language-games : broadening concepts in the mathematicas education
title Matematicas nos usos e jogos de linguagem : ampliando concepções na educação matematica
spellingShingle Matematicas nos usos e jogos de linguagem : ampliando concepções na educação matematica
Vilela, Denise Silva
Wittgenstein, Ludwig, 1889-1951
Educação matematica - Filosofia
Etnomatemática
Matematica escolar
Mathematics education - Philosophy
Etnomathematics
School mathematics
title_short Matematicas nos usos e jogos de linguagem : ampliando concepções na educação matematica
title_full Matematicas nos usos e jogos de linguagem : ampliando concepções na educação matematica
title_fullStr Matematicas nos usos e jogos de linguagem : ampliando concepções na educação matematica
title_full_unstemmed Matematicas nos usos e jogos de linguagem : ampliando concepções na educação matematica
title_sort Matematicas nos usos e jogos de linguagem : ampliando concepções na educação matematica
author Vilela, Denise Silva
author_facet Vilela, Denise Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miguel, Antonio, 1953-
Knijnik, Gelsa
Smolka, Ana Luiza Bustamante
Fiorentini, Dario
Lima, Joao Jose Almeida
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela, Denise Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Wittgenstein, Ludwig, 1889-1951
Educação matematica - Filosofia
Etnomatemática
Matematica escolar
Mathematics education - Philosophy
Etnomathematics
School mathematics
topic Wittgenstein, Ludwig, 1889-1951
Educação matematica - Filosofia
Etnomatemática
Matematica escolar
Mathematics education - Philosophy
Etnomathematics
School mathematics
description Orientador: Antonio Miguel
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-09-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605285
VILELA, Denise Silva. Matematicas nos usos e jogos de linguagem: ampliando concepções na educação matematica. 2007. 247p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605285. Acesso em: 15 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
VILELA, Denise Silva. Matematicas nos usos e jogos de linguagem: ampliando concepções na educação matematica. 2007. 247p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605285. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/403754
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
247p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138428763242496