A formação continuada de professores : as ações do PEC em uma escola da rede publica paulista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592403 |
Resumo: | Orientador : Sergio Antonio da Silva Leite |
id |
UNICAMP-30_3dee68dbe0b9f174276f6bae370f1a84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::243620 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação continuada de professores : as ações do PEC em uma escola da rede publica paulistaProfessores - FormaçãoEducação permanenteEducação e EstadoPolítica e educaçãoEscolas públicasOrientador : Sergio Antonio da Silva LeiteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa, um estudo de caso etnográfico, teve como objetivo, avaliar em que medida as experiências vividas pelos professores de uma escola pública paulista, durante o PEC, resultaram em mudanças de suas práticas pedagógicas em sala de aula.Os dados foram coletados a partir de entrevistas semi-estruturadas e foram entrevistados seis sujeitos, intencionalmente selecionados, tendo como critério a participação do PEC e o fato de terem continuado na escola, depois do PEC. Além das entrevistas, utilizaram-se outros instrumentos como documentos oficiais, boletins informativos, revistas. Das verbalizações dos sujeitos resultaram dados que, classificados, vieram a compor seis temas eixo e vários subconjuntos temáticos. Esses dados foram analisados segundo a metodologia da análise de conteúdo.Os dados sugerem que, na opinião dos sujeitos, o PEC contribuiu para que sua prática pedagógica que já vinha sendo construída através do processo de reflexão sobre a ação, mesmo antes do PEC, se revitalizasse, possibilitando mudanças nas suas práticas em sala de aula. O principal ponto negativo do projeto, para os professores, foi a sua descontinuidadeAbstract: The research objective, a ethnografic case study, evalueted how the expirience lived by the one SKo Paulo public scholl teachers, while PEC, changed yours pedagoy'cs practices in teaching room. The dates were colected from six teachers, purposely selected, based in semi-strutured interview. This persons take part in the PEC and remain teaching in the same scholl, after date. By the cientific content analyses methodology, the dates were rankeds and composed six principal topics and others tematics itens. The pedagopc teachers practice were construted by the reflection about accion, and the research subjects, suggests that PEC contributed in the increase theirs pedagogics skills. The teachers believes that principal PEC negative point, was his discontinuanceMestradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteMestre em Educação[s.n.]Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPolimeno, Maria do Carmo Abib de Moraes20022002-04-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf214p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592403POLIMENO, Maria do Carmo Abib de Moraes. A formação continuada de professores: as ações do PEC em uma escola da rede publica paulista. 2002. 214p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592403. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/243620porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T00:22:05Zoai::243620Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T00:22:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação continuada de professores : as ações do PEC em uma escola da rede publica paulista |
title |
A formação continuada de professores : as ações do PEC em uma escola da rede publica paulista |
spellingShingle |
A formação continuada de professores : as ações do PEC em uma escola da rede publica paulista Polimeno, Maria do Carmo Abib de Moraes Professores - Formação Educação permanente Educação e Estado Política e educação Escolas públicas |
title_short |
A formação continuada de professores : as ações do PEC em uma escola da rede publica paulista |
title_full |
A formação continuada de professores : as ações do PEC em uma escola da rede publica paulista |
title_fullStr |
A formação continuada de professores : as ações do PEC em uma escola da rede publica paulista |
title_full_unstemmed |
A formação continuada de professores : as ações do PEC em uma escola da rede publica paulista |
title_sort |
A formação continuada de professores : as ações do PEC em uma escola da rede publica paulista |
author |
Polimeno, Maria do Carmo Abib de Moraes |
author_facet |
Polimeno, Maria do Carmo Abib de Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946- Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Polimeno, Maria do Carmo Abib de Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Educação permanente Educação e Estado Política e educação Escolas públicas |
topic |
Professores - Formação Educação permanente Educação e Estado Política e educação Escolas públicas |
description |
Orientador : Sergio Antonio da Silva Leite |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002-04-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592403 POLIMENO, Maria do Carmo Abib de Moraes. A formação continuada de professores: as ações do PEC em uma escola da rede publica paulista. 2002. 214p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592403. Acesso em: 14 mai. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) POLIMENO, Maria do Carmo Abib de Moraes. A formação continuada de professores: as ações do PEC em uma escola da rede publica paulista. 2002. 214p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592403. Acesso em: 14 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/243620 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 214p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138368297107456 |