A formação continuada de professores : as ações do PEC em uma escola da rede publica paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polimeno, Maria do Carmo Abib de Moraes
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592403
Resumo: Orientador : Sergio Antonio da Silva Leite
id UNICAMP-30_3dee68dbe0b9f174276f6bae370f1a84
oai_identifier_str oai::243620
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A formação continuada de professores : as ações do PEC em uma escola da rede publica paulistaProfessores - FormaçãoEducação permanenteEducação e EstadoPolítica e educaçãoEscolas públicasOrientador : Sergio Antonio da Silva LeiteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa, um estudo de caso etnográfico, teve como objetivo, avaliar em que medida as experiências vividas pelos professores de uma escola pública paulista, durante o PEC, resultaram em mudanças de suas práticas pedagógicas em sala de aula.Os dados foram coletados a partir de entrevistas semi-estruturadas e foram entrevistados seis sujeitos, intencionalmente selecionados, tendo como critério a participação do PEC e o fato de terem continuado na escola, depois do PEC. Além das entrevistas, utilizaram-se outros instrumentos como documentos oficiais, boletins informativos, revistas. Das verbalizações dos sujeitos resultaram dados que, classificados, vieram a compor seis temas eixo e vários subconjuntos temáticos. Esses dados foram analisados segundo a metodologia da análise de conteúdo.Os dados sugerem que, na opinião dos sujeitos, o PEC contribuiu para que sua prática pedagógica que já vinha sendo construída através do processo de reflexão sobre a ação, mesmo antes do PEC, se revitalizasse, possibilitando mudanças nas suas práticas em sala de aula. O principal ponto negativo do projeto, para os professores, foi a sua descontinuidadeAbstract: The research objective, a ethnografic case study, evalueted how the expirience lived by the one SKo Paulo public scholl teachers, while PEC, changed yours pedagoy'cs practices in teaching room. The dates were colected from six teachers, purposely selected, based in semi-strutured interview. This persons take part in the PEC and remain teaching in the same scholl, after date. By the cientific content analyses methodology, the dates were rankeds and composed six principal topics and others tematics itens. The pedagopc teachers practice were construted by the reflection about accion, and the research subjects, suggests that PEC contributed in the increase theirs pedagogics skills. The teachers believes that principal PEC negative point, was his discontinuanceMestradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteMestre em Educação[s.n.]Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPolimeno, Maria do Carmo Abib de Moraes20022002-04-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf214p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592403POLIMENO, Maria do Carmo Abib de Moraes. A formação continuada de professores: as ações do PEC em uma escola da rede publica paulista. 2002. 214p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592403. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/243620porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T00:22:05Zoai::243620Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T00:22:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada de professores : as ações do PEC em uma escola da rede publica paulista
title A formação continuada de professores : as ações do PEC em uma escola da rede publica paulista
spellingShingle A formação continuada de professores : as ações do PEC em uma escola da rede publica paulista
Polimeno, Maria do Carmo Abib de Moraes
Professores - Formação
Educação permanente
Educação e Estado
Política e educação
Escolas públicas
title_short A formação continuada de professores : as ações do PEC em uma escola da rede publica paulista
title_full A formação continuada de professores : as ações do PEC em uma escola da rede publica paulista
title_fullStr A formação continuada de professores : as ações do PEC em uma escola da rede publica paulista
title_full_unstemmed A formação continuada de professores : as ações do PEC em uma escola da rede publica paulista
title_sort A formação continuada de professores : as ações do PEC em uma escola da rede publica paulista
author Polimeno, Maria do Carmo Abib de Moraes
author_facet Polimeno, Maria do Carmo Abib de Moraes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Polimeno, Maria do Carmo Abib de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Educação permanente
Educação e Estado
Política e educação
Escolas públicas
topic Professores - Formação
Educação permanente
Educação e Estado
Política e educação
Escolas públicas
description Orientador : Sergio Antonio da Silva Leite
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-04-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592403
POLIMENO, Maria do Carmo Abib de Moraes. A formação continuada de professores: as ações do PEC em uma escola da rede publica paulista. 2002. 214p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592403. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
POLIMENO, Maria do Carmo Abib de Moraes. A formação continuada de professores: as ações do PEC em uma escola da rede publica paulista. 2002. 214p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592403. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/243620
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
214p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138368297107456