Influência dos benefícios econômicos, sociais e ambientais na atitude e intenção comportamental dos usuários de plataformas "Peer-to-peer"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Lilian Carolina, 1987-
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/19180
Resumo: Orientador: Christiano França da Cunha
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spelling Influência dos benefícios econômicos, sociais e ambientais na atitude e intenção comportamental dos usuários de plataformas "Peer-to-peer"Influence of economic, social, and environmental benefits on the attitude and behavioral intention of "Peer-to-peer" platform usersComportamento do consumidorBenefícios socioambientaisConsumer behaviorSocio-environmental benefitsOrientador: Christiano França da CunhaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Ciências AplicadasResumo: A economia compartilhada tem transformado as práticas de consumo, enfatizando o acesso e o compartilhamento. Nesse contexto, as plataformas online "Peer-to-Peer" (P2P) permitem que seus usuários se conectem diretamente. Apesar do otimismo em relação à sustentabilidade nesse contexto, ainda há uma falta de entendimento claro sobre como os consumidores percebem e respondem a ela. O estudo proposto adota o conceito de "sustentabilidade centrada no cliente" e os fundamentos da Teoria do Comportamento Planejado. Teve como objetivo avaliar a influência dos benefícios econômicos, sociais e ambientais como antecedentes da atitude e intenção comportamental dos consumidores no contexto da economia compartilhada via plataformas P2P. A pesquisa envolveu a coleta de dados de uma amostra com 622 residentes da cidade de São Paulo por meio de um survey online. Para testar as hipóteses, foi empregada a Modelagem de Equações Estruturais de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). Os resultados demonstram que os benefícios percebidos explicam 63,2% da variância nas atitudes e 72,9% nas intenções comportamentais, com predominância dos benefícios econômicos como os mais influentes e os sociais como os menos. A relação entre os benefícios percebidos e a intenção comportamental é mediada pela atitude, que demonstra ser o principal fator de influência na intenção. Destaca-se a rejeição das variáveis demográficas como moderadoras para as relações advindas dos benefícios percebidos, em oposição à literatura. Chama a atenção outro achado da tese, a variação significativa para as diferentes faixas etárias na relação entre atitude e intenção comportamental. Portanto, para promover a sustentabilidade centrada no cliente nas plataformas P2P, é essencial maximizar os benefícios econômicos, considerando simultaneamente as repercussões sociais e ambientais. Este estudo contribui teoricamente ao integrar uma teoria comportamental com os princípios da sustentabilidade centrada no cliente e o modelo teórico enriquece o campo do comportamento do consumidor. Estabelece-se um elo crucial entre as preocupações comportamentais dos usuários e as práticas sustentáveis subjacentes às plataformas P2P. Uma implicação notável é a abordagem não segmentada e inclusiva para esse mercado, que transcende as análises convencionais e oferece uma visão mais abrangente do consumo colaborativo. Destaca-se também a identificação da predisposição mais favorável das pessoas mais velhas em relação às mais jovens, sugerindo a necessidade de considerar diferentes faixas etárias nas estratégias de mercado e políticas públicas. Por fim, ao estender seu alcance além do contexto brasileiro, o estudo estabelece conexões significativas com uma comunidade global de práticos e pesquisadores interessados no desenvolvimento sustentável e na inovação em contextos urbanos emergentes, abrindo caminho para futuras investigações e intervenções práticas em megacidades ao redor do mundoAbstract: he sharing economy has transformed consumption practices, emphasizing access and sharing. In this context, Peer-to-Peer (P2P) online platforms enable users to connect directly. Despite optimism regarding sustainability in this context, there is still a lack of clear understanding of how consumers perceive and respond to it. The proposed study adopts the concept of "customer-centric Sustainability" and the fundamentals of the Theory of Planned Behavior. It aimed to assess the influence of economic, social, and environmental benefits as antecedents of consumers' attitude and behavioral intention in the context of the sharing economy via P2P platforms. The research involved data collection from a sample of 622 residents of the city of São Paulo through an online survey. Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM) was employed to test the hypotheses. The results demonstrate that perceived benefits explain 63.2% of the variance in attitudes and 72.9% in behavioral intentions, with economic benefits predominantly influential and social benefits the least influential. The relationship between perceived benefits and behavioral intention is mediated by attitude, which proves to be the primary influencing factor on intention. The rejection of demographic variables as moderators for the relationships arising from perceived benefits is noteworthy, in contrast to the literature. Another finding of note is the significant variation for different age groups in the relationship between attitude and behavioral intention. Therefore, to promote customer-centric sustainability on P2P platforms, it is essential to maximize economic benefits while simultaneously considering social and environmental repercussions. This study contributes theoretically by integrating behavioral theory with the principles of customer-centric sustainability, and the theoretical model enriches the field of consumer behavior. A crucial link is established between user behavioral concerns and the sustainable practices underlying P2P platforms. A notable implication is the non-segmented and inclusive approach to this market, transcending conventional analyses and offering a more comprehensive view of collaborative consumption. Also highlighted is the identification of older individuals' more favorable predisposition compared to younger ones, suggesting the need to consider different age groups in market strategies and public policies. Lastly, by extending its scope beyond the Brazilian context, the study establishes significant connections with a global community of practitioners and researchers interested in sustainable development and innovation in emerging urban contexts, paving the way for future investigations and practical interventions in megacities worldwideAbertoDoutoradoGestão e SustentabilidadeDoutora em Administração[s.n.]Cunha, Christiano França da, 1973-Cohen, Eric DavidOliveira, Bruno Garcia dePimenta, Márcio LopesCapitani, Daniel Henrique DárioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências AplicadasPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASViana, Lilian Carolina, 1987-20242024-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (157 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/19180VIANA, Lilian Carolina. Influência dos benefícios econômicos, sociais e ambientais na atitude e intenção comportamental dos usuários de plataformas "Peer-to-peer". 2024. 1 recurso online (157 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/19180. 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