Uma proposta metodologica para preparação de professores de quimica do 2. grau
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1983 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577597 |
Resumo: | Orientador: Geraldina Porto Witter |
id |
UNICAMP-30_3fd3e07792d571952117241f4cdd3063 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::47871 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta metodologica para preparação de professores de quimica do 2. grauQuimica (Segundo grau) - Estudo e ensino - MetodologiaProfessores de quimicaOrientador: Geraldina Porto WitterDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da ComputaçãoResumo: O presente estudo teve como objetivo verificar,os efeitos cio Método de Projetos aplicado a 26 sujeitos, com experiência de ensino do 1º Grau, matriculados na disciplina Pratica de Ensino de Química, do Curso de Licenciatura em Ciências, Habilitação em Química, da UFPb. Cora base no método de ensino utilizado, podemos constatar que e possível aplicarmos, com êxito, Tecnologias de ensino progressistas. Os resultados demonstraram diferenças significantes entre o pré e o pós-teste, tanto dos alunos-mestres, como dos alunos do Colégio do 2º Grau, onde a experiência foi realizada. Chegamos à conclusão de que o conjunto de estratégias de ensino utilizadas no Método de Projetos foi eficiente, havendo indícios de que a habilidade docente, para o uso da Tecnologia, é uma variável relevanteAbstract: This study aimed at the verification of the consequences of the Method of Projects applied to 26 individuals - with experience in teaching 1º Grau (1st Cycle of Studies) -enrolled in Training for the Teaching of Chemistry, Undergraduation Course at Universidade Federal da Paraíba. Based on the utilized method of teaching, we can testify that it is possible to apply Technologies of progressive teaching, sucessfully. The results showed substantial differences between the pre and the post-examination, both for the Unadergraduated Students and Highschool students of 2º Grau (2nd Cycle of Studies) with whom the experience was carried out. We have then found the set of teaching strategies employed in the Method of Projects to be efficiente, there existing, for the use of the Technology, the indication that the teaching skill is a weighty variableMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestre em Matemática[s.n.]Witter, Geraldina Porto, 1934-Witter, Geraldina PortoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMelo Filho, Antonio do Vale1983info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf132f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577597MELO FILHO, Antonio do Vale. Uma proposta metodologica para preparação de professores de quimica do 2. grau. 1983. 132f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577597. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/47871porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-18T16:43:13Zoai::47871Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-08-18T16:43:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta metodologica para preparação de professores de quimica do 2. grau |
title |
Uma proposta metodologica para preparação de professores de quimica do 2. grau |
spellingShingle |
Uma proposta metodologica para preparação de professores de quimica do 2. grau Melo Filho, Antonio do Vale Quimica (Segundo grau) - Estudo e ensino - Metodologia Professores de quimica |
title_short |
Uma proposta metodologica para preparação de professores de quimica do 2. grau |
title_full |
Uma proposta metodologica para preparação de professores de quimica do 2. grau |
title_fullStr |
Uma proposta metodologica para preparação de professores de quimica do 2. grau |
title_full_unstemmed |
Uma proposta metodologica para preparação de professores de quimica do 2. grau |
title_sort |
Uma proposta metodologica para preparação de professores de quimica do 2. grau |
author |
Melo Filho, Antonio do Vale |
author_facet |
Melo Filho, Antonio do Vale |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Witter, Geraldina Porto, 1934- Witter, Geraldina Porto Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação Programa de Pós-Graduação em Matemática UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo Filho, Antonio do Vale |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Quimica (Segundo grau) - Estudo e ensino - Metodologia Professores de quimica |
topic |
Quimica (Segundo grau) - Estudo e ensino - Metodologia Professores de quimica |
description |
Orientador: Geraldina Porto Witter |
publishDate |
1983 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1983 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577597 MELO FILHO, Antonio do Vale. Uma proposta metodologica para preparação de professores de quimica do 2. grau. 1983. 132f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577597. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577597 |
identifier_str_mv |
MELO FILHO, Antonio do Vale. Uma proposta metodologica para preparação de professores de quimica do 2. grau. 1983. 132f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577597. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/47871 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 132f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188730044416000 |