Uma proposta metodologica para preparação de professores de quimica do 2. grau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo Filho, Antonio do Vale
Data de Publicação: 1983
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577597
Resumo: Orientador: Geraldina Porto Witter
id UNICAMP-30_3fd3e07792d571952117241f4cdd3063
oai_identifier_str oai::47871
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Uma proposta metodologica para preparação de professores de quimica do 2. grauQuimica (Segundo grau) - Estudo e ensino - MetodologiaProfessores de quimicaOrientador: Geraldina Porto WitterDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da ComputaçãoResumo: O presente estudo teve como objetivo verificar,os efeitos cio Método de Projetos aplicado a 26 sujeitos, com experiência de ensino do 1º Grau, matriculados na disciplina Pratica de Ensino de Química, do Curso de Licenciatura em Ciências, Habilitação em Química, da UFPb. Cora base no método de ensino utilizado, podemos constatar que e possível aplicarmos, com êxito, Tecnologias de ensino progressistas. Os resultados demonstraram diferenças significantes entre o pré e o pós-teste, tanto dos alunos-mestres, como dos alunos do Colégio do 2º Grau, onde a experiência foi realizada. Chegamos à conclusão de que o conjunto de estratégias de ensino utilizadas no Método de Projetos foi eficiente, havendo indícios de que a habilidade docente, para o uso da Tecnologia, é uma variável relevanteAbstract: This study aimed at the verification of the consequences of the Method of Projects applied to 26 individuals - with experience in teaching 1º Grau (1st Cycle of Studies) -enrolled in Training for the Teaching of Chemistry, Undergraduation Course at Universidade Federal da Paraíba. Based on the utilized method of teaching, we can testify that it is possible to apply Technologies of progressive teaching, sucessfully. The results showed substantial differences between the pre and the post-examination, both for the Unadergraduated Students and Highschool students of 2º Grau (2nd Cycle of Studies) with whom the experience was carried out. We have then found the set of teaching strategies employed in the Method of Projects to be efficiente, there existing, for the use of the Technology, the indication that the teaching skill is a weighty variableMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestre em Matemática[s.n.]Witter, Geraldina Porto, 1934-Witter, Geraldina PortoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMelo Filho, Antonio do Vale1983info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf132f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577597MELO FILHO, Antonio do Vale. Uma proposta metodologica para preparação de professores de quimica do 2. grau. 1983. 132f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577597. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/47871porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-18T16:43:13Zoai::47871Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-08-18T16:43:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta metodologica para preparação de professores de quimica do 2. grau
title Uma proposta metodologica para preparação de professores de quimica do 2. grau
spellingShingle Uma proposta metodologica para preparação de professores de quimica do 2. grau
Melo Filho, Antonio do Vale
Quimica (Segundo grau) - Estudo e ensino - Metodologia
Professores de quimica
title_short Uma proposta metodologica para preparação de professores de quimica do 2. grau
title_full Uma proposta metodologica para preparação de professores de quimica do 2. grau
title_fullStr Uma proposta metodologica para preparação de professores de quimica do 2. grau
title_full_unstemmed Uma proposta metodologica para preparação de professores de quimica do 2. grau
title_sort Uma proposta metodologica para preparação de professores de quimica do 2. grau
author Melo Filho, Antonio do Vale
author_facet Melo Filho, Antonio do Vale
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Witter, Geraldina Porto, 1934-
Witter, Geraldina Porto
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação
Programa de Pós-Graduação em Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo Filho, Antonio do Vale
dc.subject.por.fl_str_mv Quimica (Segundo grau) - Estudo e ensino - Metodologia
Professores de quimica
topic Quimica (Segundo grau) - Estudo e ensino - Metodologia
Professores de quimica
description Orientador: Geraldina Porto Witter
publishDate 1983
dc.date.none.fl_str_mv 1983
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577597
MELO FILHO, Antonio do Vale. Uma proposta metodologica para preparação de professores de quimica do 2. grau. 1983. 132f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577597. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577597
identifier_str_mv MELO FILHO, Antonio do Vale. Uma proposta metodologica para preparação de professores de quimica do 2. grau. 1983. 132f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577597. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/47871
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
132f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188730044416000