Repercussões da nomeação diagnóstica sobre a capacidade narrativa de pais de crianças com sinais de sofrimento precoce
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11707 |
Resumo: | Orientador: Kelly Cristina Brandão da Silva |
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Repercussões da nomeação diagnóstica sobre a capacidade narrativa de pais de crianças com sinais de sofrimento precoceImpact of the diagnostic naming on the narrative capacity of parents of children with early sigs of distressDesenvolvimento infantilParentalidadeDiagnósticoNarrativasPsicanáliseChild developmentDiagnosisParentingNarrativesPsychoanalysisOrientador: Kelly Cristina Brandão da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: O exercício das funções parentais é fruto de uma longa construção tecida no encontro com o filho. Diante dessa perspectiva, situações ou diagnósticos que impliquem em riscos ao desenvolvimento da criança podem provocar impasses nos exercícios das funções parentais e na capacidade narrativa dos pais. Além disso, o modelo diagnóstico atual, preconizado pelo Manual Diagnóstico Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM), tem sido utilizado de maneira inflexível e rígida, não levando em conta a complexidade da subjetividade humana e a singularidade de cada sujeito. Nesse contexto, esta pesquisa objetivou discutir, a partir do referencial teórico da psicanálise, os possíveis efeitos da hegemonia das nomeações diagnósticas na capacidade narrativa dos pais de bebês e crianças diagnosticadas na primeiríssima infância, a partir de atendimentos vinculados ao Programa de Treinamento em Serviço para Profissional de Saúde (FCM/UNICAMP) realizados no Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação" Prof. Dr. Gabriel O.S. Porto (CEPRE/FCM/UNICAMP). Trata-se de uma pesquisa clínico-qualitativa longitudinal, realizada em um período de 5 meses. Como estratégia metodológica, optou-se pelo estudo de caso. Por se tratar do atendimento de uma criança pequena, os dados da pesquisa incluem também a escuta dos pais. Como recurso metodológico de apreensão do discurso dos pais da criança, utilizamos entrevistas psicanalíticas, assim como a técnica de observação-livre, com anotações em diário de campo, o qual permite o registro de impressões subjetivas, sensações e associações durante o processo clínico de intervenção. Pode-se concluir que a nomeação diagnóstica, quando se sobrepõe à nomeação simbólica, que se efetua a partir dos significantes familiares, afeta o laço dos pais com seus filhos e, consequentemente, o exercício das funções parentaisAbstract: The exercise of parental functions is the result of a long process activated during childcare. Under this perspective, situations or diagnoses that imply risks to the child's development can cause impasses in the exercise of parental functions and the parents' narrative capacity. In addition, the current model of diagnosis recommended by the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM) has been used in an in?exibly and rigidly way, not taking into account the complexity of human subjectivity and the uniqueness of each subject. Thus, based on the theoretical framework of psychoanalysis, this study presents a discussion concerning the possible effects of the hegemony of diagnostic naming on the narrative capacity of parents of young autistic children. The study was based on consultations carried out at the children's outpatient facility of the Center of Studies and Rehabilitation Research (CEPRE/FCM/UNICAMP). This was a qualitative longitudinal research carried out over 5 months. The methodological strategy chosen was a case study. As it was about the care of a young child, the research data also included listening to the parents. The study used psychoanalytic interviews as well as the free-observation technique as methodological resources for apprehending the discourse of the child's parents. Notes were taken in a field diary, which allowed the recording of subjective impressions, sensations and associations during the clinical process of interventionMestradoSaúde MentalMestra em Ciências Médicas[s.n.]Silva, Kelly Cristina Brandão da, 1972-Lucero, ArianaPerez, Daniel OmarUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Ciências MédicasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAbdalla, Viviane Stipp, 1992-20232023-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (85 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/11707ABDALLA, Viviane Stipp. Repercussões da nomeação diagnóstica sobre a capacidade narrativa de pais de crianças com sinais de sofrimento precoce. 2023. 1 recurso online (85 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11707. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345083Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-16T13:01:36Zoai::1345083Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-08-16T13:01:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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