Modelo de classificação de métodos educacionais que promovem o pensamento computacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/5161 |
Resumo: | Orientador: Marcos Augusto Francisco Borges |
id |
UNICAMP-30_40d9c6ba1f76b464ed2f292b15ade35d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1246565 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelo de classificação de métodos educacionais que promovem o pensamento computacionalClassification model of educational methods which promote computational thinkingCiência da computaçãoFerramentas de ensinoPensamento computacionalComputer scienceTeaching toolsComputational thinkingOrientador: Marcos Augusto Francisco BorgesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de TecnologiaResumo: O Pensamento Computacional é o processo de pensamento envolvido na análise de um problema e na expressão de sua solução, de forma com que ele seja feito de maneira similar a estratégia utilizada pela Ciência da Computação. Em um mundo no qual o uso da computação tem se tornado intenso, diversas propostas de ensino que exercitam o Pensamento Computacional vêm sendo incorporadas a currículos escolares. Hoje, há a percepção de que a utilização de métodos educacionais que promovem o Pensamento Computacional é uma abordagem efetiva para a educação. Existem, atualmente, diversos métodos que se propõe a trabalhar o Pensamento Computacional. Mas, para que se identifique qual o método mais adequado a uma certa necessidade, é importante que haja um modelo para classificação a fim de facilitar essa busca. Este trabalho propõe um modelo de classificação de métodos educacionais que incorporam o Pensamento Computacional chamado MCO – Modelo de Classificação Oliveira. O MCO avalia métodos educacionais, classificando-os de acordo com critérios e características, tais como a ferramenta utilizada na aplicação, o conteúdo ensinado, o ambiente no qual o método pode ser inserido, a comunidade/faixa etária/público ideal etc. O objetivo principal deste trabalho é oferecer uma forma de classificar métodos educacionais que estão associados ao Pensamento Computacional para respaldar a escolha do método mais adequado, de acordo com o contexto de uso. Com isso, o MCO busca incentivar e orientar mediadores, professores e pesquisadores interessados em incorporar o Pensamento Computacional em suas práticas educativas. O modelo foi proposto e testes foram realizados por meio do conceito de persona, apresentando resultados positivosAbstract: The Computational Thinking is the process of thought which is involved in the analysis of a problem and expression of its solution, in a way that it is done in a similar manner to the strategy used in Computer Science. In a world in which the computer use has become so intense, several teaching proposals which comprehend the Computational Thinking have been included in curriculums. Nowadays, there is the understanding that using educational methods which comprehend the Computational Thinking is an effective approach to education. There are available today several methods related to Computational Thinking. However, in order to identify the most appropriate method for a certain need, it is important to have a classification model which facilitates this search. This work proposes a model for classifying educational methods that incorporate Computational Thinking called MCO – Oliveira Classification Model. The MCO evaluates educational methods, classifying them according to criteria and characteristics, such as the tool used in the application, the content taught, the environment in which the method could be inserted, the ideal community / age group / audience etc. The main objective of this work is to offer a way to classify educational methods related to Computational Thinking to support the choice of the most appropriate one, according to the context of use. Hence, the MCO seeks to bring encouragement and guidance to mediators, teachers and researchers interested in incorporating Computational Thinking in their teaching practices. The model was proposed, and tests were taken considering the persona concept, having shown positive outcomeMestradoSistemas de Informação e ComunicaçãoMestra em TecnologiaCAPES001[s.n.]Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971-Vilela, Plínio Roberto SouzaBonacin, RodrigoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de TecnologiaPrograma de Pós-Graduação em TecnologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Daiana Mara de, 1981-20222022-05-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (178 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/5161OLIVEIRA, Daiana Mara de. Modelo de classificação de métodos educacionais que promovem o pensamento computacional. 2022. 1 recurso online (178 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5161. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1246565Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-04T09:50:38Zoai::1246565Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-08-04T09:50:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo de classificação de métodos educacionais que promovem o pensamento computacional Classification model of educational methods which promote computational thinking |
title |
Modelo de classificação de métodos educacionais que promovem o pensamento computacional |
spellingShingle |
Modelo de classificação de métodos educacionais que promovem o pensamento computacional Oliveira, Daiana Mara de, 1981- Ciência da computação Ferramentas de ensino Pensamento computacional Computer science Teaching tools Computational thinking |
title_short |
Modelo de classificação de métodos educacionais que promovem o pensamento computacional |
title_full |
Modelo de classificação de métodos educacionais que promovem o pensamento computacional |
title_fullStr |
Modelo de classificação de métodos educacionais que promovem o pensamento computacional |
title_full_unstemmed |
Modelo de classificação de métodos educacionais que promovem o pensamento computacional |
title_sort |
Modelo de classificação de métodos educacionais que promovem o pensamento computacional |
author |
Oliveira, Daiana Mara de, 1981- |
author_facet |
Oliveira, Daiana Mara de, 1981- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971- Vilela, Plínio Roberto Souza Bonacin, Rodrigo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Tecnologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Daiana Mara de, 1981- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência da computação Ferramentas de ensino Pensamento computacional Computer science Teaching tools Computational thinking |
topic |
Ciência da computação Ferramentas de ensino Pensamento computacional Computer science Teaching tools Computational thinking |
description |
Orientador: Marcos Augusto Francisco Borges |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-05-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/5161 OLIVEIRA, Daiana Mara de. Modelo de classificação de métodos educacionais que promovem o pensamento computacional. 2022. 1 recurso online (178 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5161. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/5161 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Daiana Mara de. Modelo de classificação de métodos educacionais que promovem o pensamento computacional. 2022. 1 recurso online (178 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5161. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1246565 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (178 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189183363743744 |