A formação do professor da area de estudos sociais
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Data de Publicação: | 1987 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574601 |
Resumo: | Orientador: Jose Dias Sobrinho |
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A formação do professor da area de estudos sociais371EnsinoOrientador: Jose Dias SobrinhoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho tem por objetivo a análise da produção da competência profissional do atual professor da área de Estudos Sociais de 19 e 29 graus na rede de ensino público do Estado de são Paulo em Araraquara e região. Secundariamente visa a fornecer elementos para algumas considerações a respeito dos cursos superiores de licenciatura. A competência profissional do professor multideterminada socialmente é delimitada para efeito de analise em duas variáveis: formação acadêmica e condições de trabalho. O trabalho é desenvolvido ao longo de três capítulos, assim distribuídos: o primeiro esboça o referencial teórico que orientará o seu desenvolvimento ao analisar o conceito de educador e a função social dos cursos de cenciaturai o segundo, se ocupa da legislação de, ensino e do mercado de trabalho com a reforma do curriculo de 19 e 29 graus com a Lei n9 5.692/71 e textos complementares. O terceiro se ocupa da formação acadêmica dos professores, de suas condições de trabalho e de como eles elaboram as representações sobre os cursos realizados. Os dados demonstraram que 65 professores acumulam um total de 175 cursos de licenciatura de nível superior, além de uma série de cursos de curta duração e indicam que 98% deles tem duas ou mais licenciaturas. Nas representações que elaboram sobre os seus cursos após a graduação, os professores criticam a possibilidade de os mesmos incidirem de maneira significativa na sua competência profissional, nas condições em que são realizados. Na análise das suas condições de trabalho os professores criticam a desorganização desta área do conhecimento o que reflete a Política Educacional que os impele a , estarem constantemente realizando tais cursos. A conclusão indica a perda da identidade do professor da área de Estudos Sociais e faz considerações sobre as implicações políticas da desorganização desta área do conhecimento para o corpo discente das escolas de 1º e 2º graus da rede pública na década de 70 e inicio de 80DoutoradoDoutor em Educação[s.n.]Dias Sobrinho, José, 1941-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCusinato, Ricardo19871987-08-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf233f. ; 30 cm.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574601CUSINATO, Ricardo. A formação do professor da area de estudos sociais. 1987. 233f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574601. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/17701porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-17T19:51:21Zoai::17701Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-17T19:51:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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