Representações de alunos e professores sobre ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osti, Andreia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611450
Resumo: Orientador: Rosely Palermo Brenelli
id UNICAMP-30_41b067b803ae924aa68301aef748d639
oai_identifier_str oai::477805
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Representações de alunos e professores sobre ensino e aprendizagemRepresentations of students and teachers about teaching and learningRepresentações sociaisEnsinoAprendizagemDificuldade de aprendizagemProfessores e alunosSocial representationsEducationLearningLearning difficultiesOrientador: Rosely Palermo BrenelliTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar as representações de professores e de seus respectivos alunos (com e sem dificuldade de aprendizagem) sobre o processo de ensino e aprendizagem. Buscou-se verificar em quais aspectos as representações de alunos e professores se correspondem, se elas se diferenciam entre alunos com e sem dificuldades de aprendizagem e qual a percepção deles sobre a relação com o seu professor. A coleta de dados foi organizada por meio de três instrumentos: entrevista semi estruturada contendo quinze questões abertas para os professores, entrevista para os alunos e a aplicação da técnica psicopedagógica Par Educativo. Os dados obtidos permitiram conhecer as representações de professores e alunos e as diferentes significações que eles atribuem ao ensino, à aprendizagem e à dificuldade de aprendizagem. Participaram deste estudo vinte professores e quarenta alunos (sendo vinte com dificuldade e vinte sem dificuldade de aprendizagem) da 4ª série (5º ano) do Ensino Fundamental da rede municipal de uma cidade da região Metropolitana de Campinas. Os dados coletados foram submetidos à análise estatística qualitativa e quantitativa. As respostas das entrevistas foram categorizadas e descritas em relação a sua frequência absoluta (N) e relativa (%). Para as categorias das questões abertas, em que foi possível comparar as respostas de alunos e professores, utilizou-se o teste exato de Fisher, Qui-Quadrado e de Proporções. O nível de confiança nas análises comparativas foi de 95%. Os resultados demonstraram que professores e alunos apresentam uma visão parcial dos fatores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem e do que seja a dificuldade de aprendizagem. O aprender, tanto para professores quanto alunos, é sinônimo de ausência de erros, sendo um processo individual e não social. Professores e alunos sem dificuldades representam positivamente o ambiente da sala de aula, diferentemente dos alunos com dificuldades. Esses últimos demonstraram a necessidade de vivenciar um bom relacionamento com o professor, destacando a questão afetiva nas relações em sala de aula. Nossos dados mostram que os professores depositam a maior responsabilidade pela aprendizagem à família e ao próprio aluno, não considerando a correspondência entre a metodologia e sua prática com a dificuldade do aluno.Abstract: The aim of this research was to identify the representations of teachers and their respective students (with and without learning difficulties) on the teaching and learning process. Aspects in which teacher representation corresponded to student representation were observed. The study investigated whether there was a difference between students with and without learning difficulties and how students perceived their relationship with their teacher. Data collection was organized by three instruments: a semi-structured interview containing fifteen open-ended questions for the teachers, student interview and application of the Pair Learning Educational Psychology technique. The data obtained allowed us to understand teacher and student representations, in addition to different meanings attributed to teaching, learning and learning difficulties by teachers and students. Twenty teachers and forty students participated in this study covering the fourth grade (5th year) of an Elementary School of the Municipal System from a city in the Metropolitan Region of Campinas. Of the 40 students, twenty had learning difficulties and twenty had no learning difficulty. A qualitative and quantitative analysis of the data collected was carried out. The answers in the interviews were categorized and described in relation to absolute (N) and relative (%) frequencies. For categories of open-ended questions, which compared answers given by students and teachers, the Fisher's test, chi-square test and a test of Proportions were used. In comparative analyses the confidence level was 95%. The results showed that teachers and students presented a partial view of the factors involved in the teaching and learning process, as well as the meaning of learning difficulties. Learning, both for teachers and students was synonymous with lack of error. It is an individual and not a social process. Teachers and students without difficulties positively represent the classroom setting, as opposed to students with difficulties. Students demonstrate the need to experience a good relationship with their teacher, emphasizing the emotional issue in classroom relationships. Our data showed that teachers placed greater responsibility for learning to the family and the students themselves, not considering the correspondence between methodology and its practice with student difficulties.DoutoradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Brenelli, Rosely Palermo, 1949-Tortella, Jussara Cristina BarbozaLukjanenko, Maria de FatimaBoruchovitch, EvelyAssis, Orly Zucatto Mantovani deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOsti, Andreia2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf191 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611450OSTI, Andreia. Representações de alunos e professores sobre ensino e aprendizagem. 2010. 191 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611450. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/477805porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:47:54Zoai::477805Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:47:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações de alunos e professores sobre ensino e aprendizagem
Representations of students and teachers about teaching and learning
title Representações de alunos e professores sobre ensino e aprendizagem
spellingShingle Representações de alunos e professores sobre ensino e aprendizagem
Osti, Andreia
Representações sociais
Ensino
Aprendizagem
Dificuldade de aprendizagem
Professores e alunos
Social representations
Education
Learning
Learning difficulties
title_short Representações de alunos e professores sobre ensino e aprendizagem
title_full Representações de alunos e professores sobre ensino e aprendizagem
title_fullStr Representações de alunos e professores sobre ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Representações de alunos e professores sobre ensino e aprendizagem
title_sort Representações de alunos e professores sobre ensino e aprendizagem
author Osti, Andreia
author_facet Osti, Andreia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brenelli, Rosely Palermo, 1949-
Tortella, Jussara Cristina Barboza
Lukjanenko, Maria de Fatima
Boruchovitch, Evely
Assis, Orly Zucatto Mantovani de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Osti, Andreia
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais
Ensino
Aprendizagem
Dificuldade de aprendizagem
Professores e alunos
Social representations
Education
Learning
Learning difficulties
topic Representações sociais
Ensino
Aprendizagem
Dificuldade de aprendizagem
Professores e alunos
Social representations
Education
Learning
Learning difficulties
description Orientador: Rosely Palermo Brenelli
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611450
OSTI, Andreia. Representações de alunos e professores sobre ensino e aprendizagem. 2010. 191 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611450. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611450
identifier_str_mv OSTI, Andreia. Representações de alunos e professores sobre ensino e aprendizagem. 2010. 191 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611450. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/477805
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
191 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189025564590080