E os saberes das crianças ensinam à professora : contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopretti, Tamara Abrão Pina, 1982-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622253
Resumo: Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão
id UNICAMP-30_42be9835bff1c63b3f5a7cd1073c7fef
oai_identifier_str oai::922605
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling E os saberes das crianças ensinam à professora : contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional docenteThe children's knowledge teach the teacher : contributions to personal and professional teachers' developmentSaberes do docenteReflexividadeDesenvolvimento pessoalDesenvolvimento profissionalTeacher knowledgeReflexivityPersonal developmentProfessional developmentProcess of teaching and learningOrientador: Ana Maria Falcão de AragãoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho se inscreve no campo de investigação sobre a formação de professores e o processo de produção, mobilização e significação dos saberes e conhecimentos docentes e discentes. Pautado na Teoria Histórico-Cultural e na abordagem narrativa e autobiográfica em pesquisa, o objetivo do estudo foi compreender o diálogo entre os saberes docentes e discentes decorrentes do processo reflexivo da professora-pesquisadora e de seus alunos, bem como as implicações desse processo para o desenvolvimento pessoal e profissional da docente. A pesquisa foi realizada a partir do trabalho desenvolvido pela professora com seus estudantes, localizado em duas escolas públicas do Município de Campinas: sendo uma da Rede Estadual e outra da Rede Municipal de ensino. Os dados foram produzidos a partir de todo o material pedagógico elaborado pela professora e o grupo de alunos nos anos de 2009 e 2010, além da realização de nove sessões de autoscopia com a professora e seus estudantes, nesse mesmo período. Essa produção resultou em um conjunto de narrativas acerca dos sentidos de ensinar e de aprender na escola, correspondendo aos dados de análise. As narrativas foram analisadas sob a luz do Paradigma Indiciário e da proposta dos Núcleos de Significação, o que permitiu indiciar um conjunto de saberes reveladores de importantes dimensões do trabalho e do desenvolvimento pessoal e profissional docente configurando os seguintes núcleos: - das relações interpessoais - sentidos da afetividade, dos diálogos e histórias (com)partilhadas; - das (não) coincidências nas relações de ensino - sentidos de aprendizagem, desenvolvimento e formação; - das fragilidades do trabalho docente - sentidos de uma militância em construção. A compreensão de cada um dos núcleos de significação permitiu a construção de um olhar sensível e, ao mesmo tempo, apurado para o processo de desenvolvimento pessoal e profissional docente inscrito nas relações de aprendizagem tecidas pela professora com seus estudantes, o que possibilitou defender a tese de que há uma especificidade do movimento de produção dos saberes docentes que se dá no intenso diálogo/confronto com os saberes discentes, fruto da vida que acontece na sala de aula e que precisa ser investigado, compreendido e explicitado como uma importante dimensão do processo de trabalho e formação docente, de constituição de uma identidade profissional e que se faz nos espaços-tempos cotidianos da escola.Abstract : This study is about teacher training and the process of knowledge production for teachers and students. Based on the Social-Historical Psychology and Autobiographical Narrative research, the objective of this study was to understand the dialogue between teacher knowledge and student, made possible by the process of reflective teacher with students, as well as the implications of this process for personal and professional teachers 'development. The survey was conducted from the work of the teacher with his students at two public schools located in the city of Campinas. As a source of data production were performed nine sessions autoscopy with the teacher and his students , in the years 2009 and 2010, and all the teaching materials produced by the group , which resulted in a set of narratives about the way of teaching and learn in school . Data were analyzed from the Evidential Paradigm and the proposal of "Nucleus of Meaning", allowing indicate a set of knowledge that expose important dimensions of work and personal and professional teacher¿s development. Were created three analysis nucleus: - interpersonal relationships - senses of affection , dialogues and stories shared with students; - the coincidence relationships education - ways of learning, development and training; - the weaknesses of teaching - senses a militancy under construction. Understanding each axis will make us able to contribute to the construction of a sensitive and at the same time , determined for the process of personal and professional teachers¿ development, which stand out as elements of this fundamental development process: the teacher reflexivity and the role that students perform privileged as trainers of teachers.DoutoradoEnsino e Práticas CulturaisDoutora em Educação[s.n.]Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-Prado, Guilherme do Val ToledoPlacco, Vera Maria Nigro de SouzaRocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi daCunha, Renata Cristina Oliveira BarricheloUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLopretti, Tamara Abrão Pina, 1982-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf337p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622253LOPRETTI, Tamara Abrão Pina. E os saberes das crianças ensinam à professora: contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional docente. 2013. 337p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622253. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/922605porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:15:17Zoai::922605Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:15:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv E os saberes das crianças ensinam à professora : contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional docente
The children's knowledge teach the teacher : contributions to personal and professional teachers' development
title E os saberes das crianças ensinam à professora : contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional docente
spellingShingle E os saberes das crianças ensinam à professora : contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional docente
Lopretti, Tamara Abrão Pina, 1982-
Saberes do docente
Reflexividade
Desenvolvimento pessoal
Desenvolvimento profissional
Teacher knowledge
Reflexivity
Personal development
Professional development
Process of teaching and learning
title_short E os saberes das crianças ensinam à professora : contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional docente
title_full E os saberes das crianças ensinam à professora : contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional docente
title_fullStr E os saberes das crianças ensinam à professora : contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional docente
title_full_unstemmed E os saberes das crianças ensinam à professora : contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional docente
title_sort E os saberes das crianças ensinam à professora : contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional docente
author Lopretti, Tamara Abrão Pina, 1982-
author_facet Lopretti, Tamara Abrão Pina, 1982-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-
Prado, Guilherme do Val Toledo
Placco, Vera Maria Nigro de Souza
Rocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da
Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopretti, Tamara Abrão Pina, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes do docente
Reflexividade
Desenvolvimento pessoal
Desenvolvimento profissional
Teacher knowledge
Reflexivity
Personal development
Professional development
Process of teaching and learning
topic Saberes do docente
Reflexividade
Desenvolvimento pessoal
Desenvolvimento profissional
Teacher knowledge
Reflexivity
Personal development
Professional development
Process of teaching and learning
description Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622253
LOPRETTI, Tamara Abrão Pina. E os saberes das crianças ensinam à professora: contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional docente. 2013. 337p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622253. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622253
identifier_str_mv LOPRETTI, Tamara Abrão Pina. E os saberes das crianças ensinam à professora: contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional docente. 2013. 337p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622253. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/922605
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
337p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189112217862144