E os saberes das crianças ensinam à professora : contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622253 |
Resumo: | Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão |
id |
UNICAMP-30_42be9835bff1c63b3f5a7cd1073c7fef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::922605 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
E os saberes das crianças ensinam à professora : contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional docenteThe children's knowledge teach the teacher : contributions to personal and professional teachers' developmentSaberes do docenteReflexividadeDesenvolvimento pessoalDesenvolvimento profissionalTeacher knowledgeReflexivityPersonal developmentProfessional developmentProcess of teaching and learningOrientador: Ana Maria Falcão de AragãoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho se inscreve no campo de investigação sobre a formação de professores e o processo de produção, mobilização e significação dos saberes e conhecimentos docentes e discentes. Pautado na Teoria Histórico-Cultural e na abordagem narrativa e autobiográfica em pesquisa, o objetivo do estudo foi compreender o diálogo entre os saberes docentes e discentes decorrentes do processo reflexivo da professora-pesquisadora e de seus alunos, bem como as implicações desse processo para o desenvolvimento pessoal e profissional da docente. A pesquisa foi realizada a partir do trabalho desenvolvido pela professora com seus estudantes, localizado em duas escolas públicas do Município de Campinas: sendo uma da Rede Estadual e outra da Rede Municipal de ensino. Os dados foram produzidos a partir de todo o material pedagógico elaborado pela professora e o grupo de alunos nos anos de 2009 e 2010, além da realização de nove sessões de autoscopia com a professora e seus estudantes, nesse mesmo período. Essa produção resultou em um conjunto de narrativas acerca dos sentidos de ensinar e de aprender na escola, correspondendo aos dados de análise. As narrativas foram analisadas sob a luz do Paradigma Indiciário e da proposta dos Núcleos de Significação, o que permitiu indiciar um conjunto de saberes reveladores de importantes dimensões do trabalho e do desenvolvimento pessoal e profissional docente configurando os seguintes núcleos: - das relações interpessoais - sentidos da afetividade, dos diálogos e histórias (com)partilhadas; - das (não) coincidências nas relações de ensino - sentidos de aprendizagem, desenvolvimento e formação; - das fragilidades do trabalho docente - sentidos de uma militância em construção. A compreensão de cada um dos núcleos de significação permitiu a construção de um olhar sensível e, ao mesmo tempo, apurado para o processo de desenvolvimento pessoal e profissional docente inscrito nas relações de aprendizagem tecidas pela professora com seus estudantes, o que possibilitou defender a tese de que há uma especificidade do movimento de produção dos saberes docentes que se dá no intenso diálogo/confronto com os saberes discentes, fruto da vida que acontece na sala de aula e que precisa ser investigado, compreendido e explicitado como uma importante dimensão do processo de trabalho e formação docente, de constituição de uma identidade profissional e que se faz nos espaços-tempos cotidianos da escola.Abstract : This study is about teacher training and the process of knowledge production for teachers and students. Based on the Social-Historical Psychology and Autobiographical Narrative research, the objective of this study was to understand the dialogue between teacher knowledge and student, made possible by the process of reflective teacher with students, as well as the implications of this process for personal and professional teachers 'development. The survey was conducted from the work of the teacher with his students at two public schools located in the city of Campinas. As a source of data production were performed nine sessions autoscopy with the teacher and his students , in the years 2009 and 2010, and all the teaching materials produced by the group , which resulted in a set of narratives about the way of teaching and learn in school . Data were analyzed from the Evidential Paradigm and the proposal of "Nucleus of Meaning", allowing indicate a set of knowledge that expose important dimensions of work and personal and professional teacher¿s development. Were created three analysis nucleus: - interpersonal relationships - senses of affection , dialogues and stories shared with students; - the coincidence relationships education - ways of learning, development and training; - the weaknesses of teaching - senses a militancy under construction. Understanding each axis will make us able to contribute to the construction of a sensitive and at the same time , determined for the process of personal and professional teachers¿ development, which stand out as elements of this fundamental development process: the teacher reflexivity and the role that students perform privileged as trainers of teachers.DoutoradoEnsino e Práticas CulturaisDoutora em Educação[s.n.]Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-Prado, Guilherme do Val ToledoPlacco, Vera Maria Nigro de SouzaRocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi daCunha, Renata Cristina Oliveira BarricheloUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLopretti, Tamara Abrão Pina, 1982-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf337p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622253LOPRETTI, Tamara Abrão Pina. E os saberes das crianças ensinam à professora: contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional docente. 2013. 337p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622253. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/922605porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:15:17Zoai::922605Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:15:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
E os saberes das crianças ensinam à professora : contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional docente The children's knowledge teach the teacher : contributions to personal and professional teachers' development |
title |
E os saberes das crianças ensinam à professora : contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional docente |
spellingShingle |
E os saberes das crianças ensinam à professora : contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional docente Lopretti, Tamara Abrão Pina, 1982- Saberes do docente Reflexividade Desenvolvimento pessoal Desenvolvimento profissional Teacher knowledge Reflexivity Personal development Professional development Process of teaching and learning |
title_short |
E os saberes das crianças ensinam à professora : contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional docente |
title_full |
E os saberes das crianças ensinam à professora : contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional docente |
title_fullStr |
E os saberes das crianças ensinam à professora : contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional docente |
title_full_unstemmed |
E os saberes das crianças ensinam à professora : contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional docente |
title_sort |
E os saberes das crianças ensinam à professora : contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional docente |
author |
Lopretti, Tamara Abrão Pina, 1982- |
author_facet |
Lopretti, Tamara Abrão Pina, 1982- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959- Prado, Guilherme do Val Toledo Placco, Vera Maria Nigro de Souza Rocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopretti, Tamara Abrão Pina, 1982- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes do docente Reflexividade Desenvolvimento pessoal Desenvolvimento profissional Teacher knowledge Reflexivity Personal development Professional development Process of teaching and learning |
topic |
Saberes do docente Reflexividade Desenvolvimento pessoal Desenvolvimento profissional Teacher knowledge Reflexivity Personal development Professional development Process of teaching and learning |
description |
Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622253 LOPRETTI, Tamara Abrão Pina. E os saberes das crianças ensinam à professora: contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional docente. 2013. 337p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622253. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622253 |
identifier_str_mv |
LOPRETTI, Tamara Abrão Pina. E os saberes das crianças ensinam à professora: contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional docente. 2013. 337p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622253. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/922605 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 337p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189112217862144 |