Tipologias textuais : um estudo, em escola de 1o. grau (5a. a 8a. serie), sobre formas de sua aquisição e de estrategias em seu uso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Cecilia Vaz Pupo de
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583274
Resumo: Orientador: Raquel Salek Fiad
id UNICAMP-30_44def61f6f7f9b0ea682308545f0e3a4
oai_identifier_str oai::102730
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Tipologias textuais : um estudo, em escola de 1o. grau (5a. a 8a. serie), sobre formas de sua aquisição e de estrategias em seu usoTextual typologies : a study of strategies of use and acquism on in public school (5th to 8th grade)Aquisição de linguagemInteração socialTipologia (Linguistica)Orientador: Raquel Salek FiadDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta dissertação apresenta resultados de uma pesquisa sobre a aquisição de novas tipologias textuais, pelo aluno de escola pública de 10 grau (53 a 83 série), dentro do campo dos problemas de ensino/aprendizagem de língua materna e as implicações dessa aquisição de tipologias na manutenção/alteração do papel social tanto do professor como de seus alunos. Este trabalho é constituído por um estudo longitudinal (de 53 à 83 série) da aquisição do texto narrativo, e pontual da aquisição do texto dissertativo em sua fase inicial (73 série para o texto dissertativo expositivo e 83 série, para o texto dissertativo argumentativo); no estudo, procura-se identificar as condições necessárias para a produção do texto dissertativo; a partir da participação em diálogos sobre temas de maior abrangência que aqueles comuns no cotidiano do aluno. Procurando constatar o conhecimento encicplopédico do aluno, procedeu-se à identificação do tipo de informações, dentre as muitas disponiveis nos textos estudados em sala de aula, que foram incorporadas a seu texto dissertativo, e o modo como se deu esta incorporação. A intenção dessa análise é verificar a possibilidade de interferência desse trabalho desenvolvido na escola na manutenção/alteração do já construído na consciência sociaVindividual do aluno. As produções de texto oriundas de atividades desenvolvidas na escola, orientadas por uma concepção de linguagem como forma de interação (concepção sócio-interacionista de linguagem) constituem a parte mais significativa do "corpus"desta pesquisaAbstract: This dissertation, elaborated within a social-interactionist conception of language, presents the results of research on the acquisition of new textual typologies by public Junior High School students (5th to 8th grade). It deals with problems offirst language teaching and learning and the implications ofthe acquisition ofthese typologies on maintaining or modifYing teacher's as well as the students' social roles. A logitudinal study ofthe acquisition ofthe written narrative compositions (from 5th to 8th grades) and the impact of the introduction of written dissertative texts in the beginning of 7th and 8th grades is presented. I tried to identify the necessary conditions for the production of written dissertative compositions and observed how texts produced by 7th and 8th graders dialogued with other texts dealing with themes broader than those "common" to the students' daily experiences. Trying to discover the degree and content of the students' enciclopedic knowledge, we looked at the types of information (among that present in texts read in the classroom) which the students brought to their own dissertative compositions and how they did it. My intenÍion was to verifY the possibility of interfering, through teaching actions, on the already constructed social/individual conscience of the studentsMestradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Fiad, Raquel Salek, 1948-Geraldi, João WanderleyKoch, Ingedore Grunfeld VillaçaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMello, Cecilia Vaz Pupo de19961996-03-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[228f.] : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583274MELLO, Cecilia Vaz Pupo de. Tipologias textuais: um estudo, em escola de 1o. grau (5a. a 8a. serie), sobre formas de sua aquisição e de estrategias em seu uso. 1996. [228f.] Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583274. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/102730porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:24:59Zoai::102730Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:24:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tipologias textuais : um estudo, em escola de 1o. grau (5a. a 8a. serie), sobre formas de sua aquisição e de estrategias em seu uso
Textual typologies : a study of strategies of use and acquism on in public school (5th to 8th grade)
title Tipologias textuais : um estudo, em escola de 1o. grau (5a. a 8a. serie), sobre formas de sua aquisição e de estrategias em seu uso
spellingShingle Tipologias textuais : um estudo, em escola de 1o. grau (5a. a 8a. serie), sobre formas de sua aquisição e de estrategias em seu uso
Mello, Cecilia Vaz Pupo de
Aquisição de linguagem
Interação social
Tipologia (Linguistica)
title_short Tipologias textuais : um estudo, em escola de 1o. grau (5a. a 8a. serie), sobre formas de sua aquisição e de estrategias em seu uso
title_full Tipologias textuais : um estudo, em escola de 1o. grau (5a. a 8a. serie), sobre formas de sua aquisição e de estrategias em seu uso
title_fullStr Tipologias textuais : um estudo, em escola de 1o. grau (5a. a 8a. serie), sobre formas de sua aquisição e de estrategias em seu uso
title_full_unstemmed Tipologias textuais : um estudo, em escola de 1o. grau (5a. a 8a. serie), sobre formas de sua aquisição e de estrategias em seu uso
title_sort Tipologias textuais : um estudo, em escola de 1o. grau (5a. a 8a. serie), sobre formas de sua aquisição e de estrategias em seu uso
author Mello, Cecilia Vaz Pupo de
author_facet Mello, Cecilia Vaz Pupo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiad, Raquel Salek, 1948-
Geraldi, João Wanderley
Koch, Ingedore Grunfeld Villaça
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Cecilia Vaz Pupo de
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição de linguagem
Interação social
Tipologia (Linguistica)
topic Aquisição de linguagem
Interação social
Tipologia (Linguistica)
description Orientador: Raquel Salek Fiad
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
1996-03-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583274
MELLO, Cecilia Vaz Pupo de. Tipologias textuais: um estudo, em escola de 1o. grau (5a. a 8a. serie), sobre formas de sua aquisição e de estrategias em seu uso. 1996. [228f.] Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583274. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MELLO, Cecilia Vaz Pupo de. Tipologias textuais: um estudo, em escola de 1o. grau (5a. a 8a. serie), sobre formas de sua aquisição e de estrategias em seu uso. 1996. [228f.] Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583274. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/102730
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
[228f.] : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188783836364800