A transição ao ensino superior : percursos escolares, expectativas iniciais e dificuldades vivenciadas por ingressantes em uma universidade pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria José, 1987-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18486
Resumo: Orientador: Camila Alves Fior
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spelling A transição ao ensino superior : percursos escolares, expectativas iniciais e dificuldades vivenciadas por ingressantes em uma universidade públicaThe transition into higher education : educational background, initial expectations and challenges experienced by first-year students at a public universityAprendizagemEstudantesUniversidades e faculdadesÊxito escolarLearningExpectationsUniversitiesCollege studentsAcademic successOrientador: Camila Alves FiorDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A transição ao ensino superior (ES) é uma experiência desafiadora e potencialmente crítica pelo enfrentamento das novas demandas e que requer dos ingressantes aprimoramentos de competências cognitivas, emocionais e comportamentais. As variáveis individuais e os elementos institucionais somados aos eventos externos impactam a transição dos ingressantes nesse nível de ensino. A presente pesquisa qualitativa teve como objetivo analisar a transição de ingressantes ao ES. Para tanto foram desenvolvidos três estudos com objetivos específicos: a) descrever as experiências de escolarização de ingressantes de camadas populares, anteriores ao ingresso no ES; b) analisar as expectativas de ingressantes sobre o ES; c) compreender as percepções dos estudantes sobre as dificuldades experienciadas após oito semanas do ingresso ao ES no contexto de ensino remoto emergencial (ERE). Participaram desta pesquisa 20 ingressantes matriculados em cursos integrais e noturnos, sendo 65% homens, com idades entre 17 a 27 anos (M = 19,8, DP = 2,94). Da amostra, 55% se declaram brancos, 40% se descrevem como negros, e 40% dos participantes ingressaram por cotas-étnicos raciais e/ou reserva de vagas para egressos da escola pública. Dos ingressantes, 60% estavam vinculados às áreas de Ciências Exatas e Tecnológicas e 70% frequentavam o curso de opção preferencial. Para os três estudos foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais. A coleta de dados dos primeiros estudos ocorreu na matrícula, por meio de entrevistas presenciais na universidade, quando 75% dos participantes frequentavam a instituição há no máximo quatro dias; no terceiro, a coleta ocorreu na oitava semana do início das aulas após a migração ao ERE, por meio de plataforma de videoconferência. As entrevistas foram gravadas com autorização dos participantes e transcritas integralmente. Os materiais foram submetidos à análise de conteúdo e os temas emergiram dos próprios dados, sendo organizados em categorias temáticas. Os resultados evidenciaram o impacto de variáveis individuais, institucionais e contextuais na transição de estudantes ao ES. Destaca-se o peso do background dos estudantes no ingresso à universidade e das vivências na educação básica que revelam as potencialidades das mediações dos docentes, dos pares e da família para a continuidade da escolarização. Soma-se que os estudantes ingressam no ES com trajetórias escolares distintas, algumas delas marcadas por fragilidades na formação educacional. As expectativas iniciais dos estudantes são multifacetadas, positivas e elevadas sobre a formação superior, especialmente sobre os projetos de carreira. As dificuldades experienciadas pelos ingressantes na transição ao ES no contexto do ERE referem-se às condições de estudo e aprendizagem, ao ensino e às mediações pedagógicas, à regulação emocional e às interações com os pares. As implicações pedagógicas de tais achados constituem-se como indicadores relevantes ao sucesso na transição de ingressantes ao ES, além de reafirmarem o papel crítico das instituições ao acesso e permanência dos universitários, já que as desigualdades pregressas potencializam os desafios no primeiro ano. As mediações dos professores e dos pares, os serviços de apoio, os programas de tutoria, bem como as ações para o desenvolvimento profissional docente são essenciais para a transição dos estudantes e deveriam ser priorizadas pelas instituições de ESAbstract: The transition to higher education (HE) is a challenging and potentially critical experience because it brings new demands and requires the newcomers to improve their cognitive, emotional and behavioral skills. Individual variables and institutional elements added to external events impact the transition of newcomers to this level of education. This qualitative research aimed to analyze the transition of new entrants to HE. To this end, three studies were developed with specific objectives: a) to describe the schooling experiences of students from low-income families, prior to entering HE; b) analyze freshmen's expectations about HE; c) understand the students' perceptions about the difficulties experienced after eight weeks of entering HE in the context of emergency remote teaching (ERT). The study population comprehended 20 freshmen enrolled in full-time and evening courses (classes), 65% of whom were men, aged between 17 and 27 years (M = 19.8, SD = 2.94). Of the sample, 55% declare themselves white, 40% of the students self-identify as Afro–Brazilian, and 40% of the participants entered due to racial-ethnic quotas and/or reservation of places for public school graduates. Of the new entrants, 60% were linked to the areas of Exact and Technological Sciences and 70% attended the preferred option course. For the three studies, individual semi-structured interviews were carried out. Data collection from the first two studies took place at enrollment, through face-to-face interviews at the university, when 75% of the participants had attended the institution for a maximum of four days; in the third, the collection took place in the eighth week from the beginning of the classes after the migration to the ERT. The interviews were conducted using a videoconferencing platform, recorded with the acknowledgment of the participants and fully transcribed. The materials were submitted to content analysis and the themes emerged from the data themselves, being organized into thematic categories. The results highlighted the impact of individual, institutional and contextual variables on students' transition to HE. The importance of the students' background in entering the university and the experiences in basic education is highlighted, which reveal the potential of the mediation of teachers, peers and the family for the continuity of schooling. In addition, students enter HE with different school trajectories, some of them marked by weaknesses in their educational background. The initial expectations of freshmen are multifaceted, positive and high about higher education, especially about career projects. The difficulties experienced by newcomers in the transition to HE in the context of the ERT refer to the conditions of study and learning, teaching and pedagogical mediations, emotional regulation and interactions with peers. The pedagogical implications of such findings are not only relevant indicators of success in the transition of new entrants to HE, but also they reaffirm the critical role of institutions in the access and permanence of university students, since the pre-existing inequalities increase the challenges in the first year. The mediations carried out by professors and peers, the support services, the mentoring programs, as well as the actions for the professional development of teachers are imperative for a proper transition of the students and should be prioritized by HE institutionsAbertoMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Fior, Camila Alves, 1978-Polydoro, Soely Aparecida JorgeSoares, Adriana BenevidesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMartins, Maria José, 1987-20222022-03-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (180 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/18486MARTINS, Maria José. A transição ao ensino superior: percursos escolares, expectativas iniciais e dificuldades vivenciadas por ingressantes em uma universidade pública. 2022. 1 recurso online (180 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18486. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1390725Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1390725Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-25T10:26:34Zoai::1390725Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-06-25T10:26:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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