Pobreza e patrimônio : problemas sociais reconvertidos em apostolado por religiosas franciscanas  

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rigolo Filho, Pedro, 1961-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637673
Resumo: Orientador: Agueda Bernardete Bittencourt
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spelling Pobreza e patrimônio : problemas sociais reconvertidos em apostolado por religiosas franciscanas  Poverty and patrimony   : social problems reconverted in apostolate by franciscan nuns  Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de MariaCongregações religiosas - BrasilIgreja e Estado - BrasilSecularizaçãoLeigos (Religião)Congregation of Franciscan Sisters of the Heart of MaryReligious Congregations - BrazilChurch and State - BrazilSecularizationLaicizationOrientador: Agueda Bernardete BittencourtTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa aborda o processo de institucionalização e a constituição do patrimônio de uma associação leiga e feminina, ligada à Ordem Terceira de São Francisco, na cidade de Piracicaba, que foi transformada na Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria, uma das primeiras fundações brasileiras. Como nas congregações imigradas, obteve sucesso apresentando-se como pobre e servidora dos pobres e colocando-se a serviço da sociedade e dos projetos eclesiásticos, o que obrigou as freiras a se clericalizarem e a ressignificarem seus projetos. Ao se engajar no projeto romanizado, construiu sua visibilidade por meio de empreendimentos escolares, hospitalares e para o cuidado de vulneráveis, o que lhes possibilitou constituir significativo patrimônio econômico-financeiro, expressão do reconhecimento civil, o qual deve ser visto como representação dos patrimônios sociocultural e espiritual, derivantes um do outro. A tese destaca a trajetória de Irmã Cecília do Coração de Maria que, por haver mantido consigo sua filha primogênita e que lhe inspirava cuidados, viu-se obrigada a afastar-se de suas funções e a viver em prédio contíguo ao convento, sem, no entanto, perder seu status religioso. Ali viveu sua consagração e exerceu a maternidade até 1947, quando, já doente, foi reintegrada na comunidade religiosa, falecendo três anos depois, aos 98 anos. Após sua morte, e com o avanço da secularização e da laicização no Brasil, a organização buscou adequar-se às exigências legais, principalmente aquelas relativas à qualificação dos profissionais atuantes nas escolas e nos hospitais. Coincidiram com esse movimento as orientações do Decreto Perfecatae Caritatis, do Vaticano II, que propunham a atualização das organizações religiosas para enfrentarem os desafios da modernidade. Nesse processo de releitura, a Congregação reinventou o seu modo de ser missionária e reconstruiu o lugar de Irmã Cecília como fundadora, freira e mãe espiritual das religiosas, encaminhando à Santa Sé o pedido de sua canonização, um de seus mais significativos investimentos. Esta tese elege como fontes: os documentos da Congregação, especialmente uma série de Relatórios sexenais, revistas comemorativas, estatísticas e relatos históricos; documentos eclesiásticos; documentos civis: escrituras, registros de imóveis, entre outros, e a biografia oficial da fundadora. As análises e as demonstrações tiveram por referência teórica conceitos criados ou operados por Max Weber e Pierre Bourdieu, Michel de Certeau, Jacques Le Goff, Jacques Lagroye, Claude Langlois e Ana Yetano LagunaAbstract: POVERTY AND PATRIMONY Social problems reconverted in apostolate by franciscans nuns The aim of this thesis is to present the process of institutionalization and the constitution of the patrimony of a lay and feminine association, linked to the Third Order of Saint Francis, in the city of Piracicaba, which was transformed into the Congregation of the Franciscan Sisters of the Heart of Mary, one of the first brazilian foundations. As in the case of congregations which were migrated to Brazil, it was successful at presenting itself as poor and servant of the poor, in serving society and ecclesiastical projects, which forced the nuns to resignify their projects, making them clerical. By engaging in the romanized project, it built their visibility through educators, hospitals and care of the vulnerables, which allowed to constitute a significant economic and financial patrimony, an expression of civil recognition. This can be considered as a representation of the socio-cultural and spiritual patrimony, which derive from each other. This thesis highlights the trajectory of sister Cecilia of the Heart of Mary, who by having kept her firstborn daughter and caring for her, found herself obliged to leave her duties and to live in a building adjacent to the convent, without, however, losing their religious status. There she lived her consecration and practiced motherhood, until 1947, when already being sick, she was reintegrated into the religious community, dying three years later, at the age of 98. After her death and with the advancement of secularization and laicization in Brazil, the organization sought to adapt to the legal requirements, especially those related to the qualification of professionals working in schools and hospitals. It coincided with this movement, the guidelines of Vatican II's Decree Perfecatae Caritatis, which proposed updating religious organizations to face the challenges of modernity. In this process of rereading, the Congregation reinvented their way of being a missionary and rebuilt the place of sister Cecília as foundress, religious and spiritual mother of the nuns, sending the Holy See request for her canonization, one of its their most significant investments. This thesis chooses as sources: the documents of the Congregation, especially a series of sexennial reports, commemorative magazines, statistics and historical reports; ecclesiastical documents; civil documents: scriptures, real estate records, among others and the official biography of the founder foundress. Meanwhile, the analyzes and demonstrations had the theoretical reference by concepts created or operated by Max Weber and Pierre Bourdieu, Michel de Certeau, Jacques Le Goff, Jacques Lagroye, Claude Langlois and Ana Yetano LagunaDoutoradoEducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Bittencourt, Agueda Bernardete, 1950-Vieira, EvaldoMurad, Afonso TadeuBenedetti, Luiz RobertoMartins, Maria do CarmoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRigolo Filho, Pedro, 1961-20192019-08-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (264 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637673RIGOLO FILHO, Pedro. Pobreza e patrimônio : problemas sociais reconvertidos em apostolado por religiosas franciscanas   . 2019. 1 recurso online (264 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637673. 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