Construção do conhecimento e narrativa : sempre à terceira margem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vives Reñones, Albor
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612931
Resumo: Orientador: Ana Angélica Albano
id UNICAMP-30_4682830e6c5d6a8a2cb93ac6e8a79458
oai_identifier_str oai::774299
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Construção do conhecimento e narrativa : sempre à terceira margemKnowledge construction and narrative : always to the third bankTerapêuticaNarrativasLiteraturaArteTeatroTherapeuticNarrativesLiteratureArtTheaterOrientador: Ana Angélica AlbanoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A construção da narrativa como paralelo, ponto de inflexão e articulação com processos de construção pessoal de saberes e transformações nas relações. Tomar narrativas variadas, literária, filosófica, teatral e musical principalmente, para com elas, a partir delas, por vezes afastando-se, delinear a narrativa pessoal do fazer terapêutico: aquele que transforma. A construção do saber como processo fluido e complexo, vetores intelectivos, sensíveis, intuitivos e viscerais. O conhecimento construído em dupla ou pequenos grupos, atravessado pela história daquele atendimento em outros momentos, pelas histórias do terapeuta e de quem é atendido, pelas leituras, experiências, vidas abertas. A inexistência de um ponto focado a ser atingido, um onde chegar para se saber que era o caminho correto. Por isso à terceira margem: porque por mais que tentemos, o fim nunca está pronto, e sempre poderemos, como opção ou como impossibilidade de que seja diferente, seguir remando.Abstract: The construction of the narrative as parallel, point of inflection and articulation with processes of personal construction of knowledge and changes in relationships. Taking different narratives, literary, philosophical, theatrical and musical mainly with them, from them, moving away from them sometimes, delineate the personal narrative to the treatment: one that transforms. The construction of knowledge as a process fluid and complex, intellective vectors, sensitive, intuitive and visceral. The knowledge built in pairs or small groups, crossed by the history of that process at other times, the stories of the therapist and who is atended, the readings, experiences, open lives. The lack of a focus point to be reached, a where to arrive and know that this was the right way. So the third bank: because however much we try the end is never done and we can then, as an option or an impossibility to do different, continue paddling.Resumo: A construção da narrativa como paralelo, ponto de inflexão e articulação com processos de construção pessoal de saberes e transformações nas relações. Tomar narrativas variadas, literária, filosófica, teatral e musical principalmente, para com elas, a partir delas, por vezes afastando-se, delinear a narrativa pessoal do fazer terapêutico: aquele que transforma. A construção do saber como processo fluido e complexo, vetores intelectivos, sensíveis, intuitivos e viscerais. O conhecimento construído em dupla ou pequenos grupos, atravessado pela história daquele atendimento em outros momentos, pelas histórias do terapeuta e de quem é atendido, pelas leituras, experiências, vidas abertas. A inexistência de um ponto focado a ser atingido, um onde chegar para se saber que era o caminho correto. Por isso à terceira margem: porque por mais que tentemos, o fim nunca está pronto, e sempre poderemos, como opção ou como impossibilidade de que seja diferente, seguir remando.Abstract: The construction of the narrative as parallel, point of inflection and articulation with processes of personal construction of knowledge and changes in relationships. Taking different narratives, literary, philosophical, theatrical and musical mainly with them, from them, moving away from them sometimes, delineate the personal narrative to the treatment: one that transforms. The construction of knowledge as a process fluid and complex, intellective vectors, sensitive, intuitive and visceral. The knowledge built in pairs or small groups, crossed by the history of that process at other times, the stories of the therapist and who is atended, the readings, experiences, open lives. The lack of a focus point to be reached, a where to arrive and know that this was the right way. So the third bank: because however much we try the end is never done and we can then, as an option or an impossibility to do different, continue paddling.DoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]Albano, Ana Angélica Medeiros, 1951-Fiaminghi, Luiz HenriqueLima, Norma Silvia Trindade deCampos, CrispimGuimarães, Áurea MariaAlmozara, Paula Cristina SomenzariUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVives Reñones, Albor2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf194 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612931VIVES REÑONES, Albor. Construção do conhecimento e narrativa: sempre à terceira margem. 2010. 194 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612931. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/774299porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:59:31Zoai::774299Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:59:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção do conhecimento e narrativa : sempre à terceira margem
Knowledge construction and narrative : always to the third bank
title Construção do conhecimento e narrativa : sempre à terceira margem
spellingShingle Construção do conhecimento e narrativa : sempre à terceira margem
Vives Reñones, Albor
Terapêutica
Narrativas
Literatura
Arte
Teatro
Therapeutic
Narratives
Literature
Art
Theater
title_short Construção do conhecimento e narrativa : sempre à terceira margem
title_full Construção do conhecimento e narrativa : sempre à terceira margem
title_fullStr Construção do conhecimento e narrativa : sempre à terceira margem
title_full_unstemmed Construção do conhecimento e narrativa : sempre à terceira margem
title_sort Construção do conhecimento e narrativa : sempre à terceira margem
author Vives Reñones, Albor
author_facet Vives Reñones, Albor
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Albano, Ana Angélica Medeiros, 1951-
Fiaminghi, Luiz Henrique
Lima, Norma Silvia Trindade de
Campos, Crispim
Guimarães, Áurea Maria
Almozara, Paula Cristina Somenzari
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Vives Reñones, Albor
dc.subject.por.fl_str_mv Terapêutica
Narrativas
Literatura
Arte
Teatro
Therapeutic
Narratives
Literature
Art
Theater
topic Terapêutica
Narrativas
Literatura
Arte
Teatro
Therapeutic
Narratives
Literature
Art
Theater
description Orientador: Ana Angélica Albano
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612931
VIVES REÑONES, Albor. Construção do conhecimento e narrativa: sempre à terceira margem. 2010. 194 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612931. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612931
identifier_str_mv VIVES REÑONES, Albor. Construção do conhecimento e narrativa: sempre à terceira margem. 2010. 194 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612931. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/774299
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
194 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189038059421696